Mensagem da Comissão Organizadora

A Comissão Especializada de Água e Energia CEAE) da APRH têm o prazer de convidá-los para as jornadas técnicas 2019 que terão lugar na Régua. O tema desta edição será a “Migração Piscícola e Caudais Ecológicos na Hidroelectricidade”. O programa dura 24 horas, repartido em meio-dia de conferências técnicas, um jantar-debate e meio-dia de visita técnica às eclusas de peixes e outros dispositivos recentes realizados na cascata do Douro.

As jornadas técnicas de 2019 versarão as temáticas da migração píscicola e dos regimes de caudais ecológicos em cascatas de aproveitamentos hidroeléctricos. Ambos os temas têm merecido ampla atenção dos intervenientes na gestão dos recursos hídricos e do sector hidroeléctrico em meio fluvial, tendo conduzido ao desenvolvimento de soluções inovadoras atualmente em regime de monitorização. As soluções técnicas bem como os impactos ambientais e energéticos serão discutidos tendo em conta as implicações na viabilidade económica dos diversos aproveitamentos.



Example pic

O que são as Jornadas Técnicas de Hidroenergia da APRH?

As jornadas pretendem ser um evento de encontro e de partilha, de cariz técnico, para criação e reforço de um espírito de comunidade técnica com actividade de base no território português e projeção global. As jornadas terão frequência anual e duração máxima de 24 horas, incluindo visitas de campo. As infraestruturas hidroenergéticas têm tido impactos muito positivos no desenvolvimento humano no território continental português não obstante a sua pegada no território e em particular no espaço fluvial. A sua sustentabilidade depende do equilíbrio entre impactos positivos e negativos sob o olhar de diferentes gerações. Nas últimas décadas, as infraestruturas existentes têm sido adaptadas progressivamente para potenciar os impactos positivos e mitigar os negativos.

Menu

Notícias

Patrocínios e Parceiros

Patrocínios

Parceiros (à data)