Caros Associados e Associadas, Colegas, Amigas e Amigos,

Trazemos diversas notícias e muitos anúncios de eventos de que destacamos o Workshop: Efeitos de eventos extremos na qualidade da água e dos ecossistemas: dos impactos à mitigação, organizado pela Comissão Especializada de Qualidade Ecológica da Água (CEQAE) da APRH, a realizar no LNEC no final de Novembro. De outras Associações divulgamos diversas ações em prol dos nossos rios, da sensibilização ambiental e também ações diversas a nível local pela poupança da água.

Não é sem preocupação que divulgamos o primeiro estudo que demonstra que os microplásticos estão mesmo já dentro de nós. Um estudo da Universidade de Medicina de Viena revelou em todos os oito participantes de diferentes países a presença destes após consumo de comida pré-embalada em plásticos. Não podemos parar as campanhas para umas mudanças de atitude e o uso de plásticos no mais curto espaço de tempo possível. E temos assistido a esse esforço de mudança em Portugal, o que saudamos.

Esperamos que a leitura destas e das restantes notícias vos interesse e seja útil, preenchendo parte do fim-de-semana que se aproxima.

Com as melhores saudações associativas,
A Comissão Diretiva da APRH

 

Workshop: Efeitos de eventos extremos na qualidade da água e dos ecossistemas: dos impactos à mitigação

No próximo dia 29 de novembro de 2018, terá lugar no Centro de Congresso (sala 5) do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, o workshop intitulado “Efeitos de eventos extremos na qualidade da água e dos ecossistemas: dos impactos à mitigação”. O evento é organizado pela Comissão Especializada da Qualidade da Água e dos Ecossistemas (CEQAE) da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH). Trata-se de um evento cujo objetivo é debater os efeitos de eventos extremos (calor, secas, cheias, fogos) na qualidade de água e dos ecossistemas, analisando formas de os mitigar. O evento terá a participação de vários investigadores de renome nacional e internacional, os quais apresentarão a sua experiência nesta temática, abordando o estado atual do conhecimento, casos de estudo e orientações futuras. O programa detalhado pode ser consultado aqui.

Rios em Movimento

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e o Projeto Rios estão a promover a campanha «Rios em Movimento», que visa fomentar a cidadania ativa e as boas práticas ambientais por todo o país, em ações de limpeza de um troço de rio ou ribeira. Mediante os resíduos recolhidos, das zonas ribeirinhas, é objetivo construir-se uma instalação artística que contará com a colaboração de vários artistas plásticos e grupos de alunos, unindo assim, a arte e a ciência cidadã num só projeto. Quer Juntar-se a esta campanha? Só precisa de nos dizer a data, a hora e o local em que pretende realizar a campanha. Veja como fazê-lo clicando, aqui!

Mesa Redonda EROSÃO COSTEIRA E A GESTÃO DO DOMÍNIO PÚBLICO HÍDRICO

Decorreu na Fábrica, Centro Ciência Viva de Aveiro, no passado dia 26/10/2018, uma mesa redonda intitulada: EROSÃO COSTEIRA E A GESTÃO DO DOMÍNIO PÚBLICO HÍDRICO. Sob a moderação da Professora Fátima Alves, do CESAM e Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro e a participação de cerca de 35 pessoas, o Professor Carlos Coelho (RISCO e Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro), a Doutora Márcia Lima (Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro e R5 Engenharia) e o Dr. Rodrigo Volz Correia (JPAB - José Pedro Aguiar-Branco Advogados) discutiram questões relacionadas com os processos atualmente disponíveis para mitigar a erosão costeira, como aferir, para cada local afetado, que estratégia apresenta a melhor relação custo-benefício e como se concilia esta gestão com a propriedade, pública ou privada, dos terrenos situados nas margens costeiras.

Após as apresentações realizadas pelos convidados, a plateia teve oportunidade de intervir, realçando a importância do estudo dos impactos das intervenções de defesa costeira, a necessidade de quantificar os custos e benefícios das intervenções, apesar da subjetividade associada à quantificação de valores, e a importância de se relacionarem as perspetivas técnicas e jurídicas em eventos deste tipo (facto que não é usual). Questões como a necessidade de gerir os sedimentos, a importância de definir verbas em orçamento de estado para utilizar no litoral, o relevo que tem que ser dado à monitorização e o interesse de aplicar os resultados da investigação que se desenvolve nas universidades foram outros dos aspetos abordados durante a discussão.

Apresentações (PDF)

 

14 de novembro

Seminário Gestão e Monitorização de Solos e Águas Superficiais e Subterrâneas

15 de novembro

Programa | Ficha de inscrição

15 e 16 de novembro

Programa (PDF)

Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

Entering Unchartered Waters: Awarding Legal Rights to Rivers

11 de setembro de 2018

Em 2017, foi reconhecida ‘personalidade jurídica’ a três dos maiores rios do mundo: o rio Whanganui (Nova Zelândia) e os rios Ganges e Yamuna (India). A atribuição de direitos ambientais legais a estes rios não tem nada a ver com a concessão de um ‘estatuto humano’, mas conefere aos rios o ‘direito’ de processar agentes que prejudiquem a sua saúde e bom funcionamento. No que diz respeito aos três rios que se tornaram entidades legalmente reconhecidas, estes podem ter os seus ‘direitos’ legalmente materializados pelas comunidades locais e por indivíduos.

Iberdrola já iniciou o desvio do rio Tâmega para a construção de barragem

7 de novembro

Apemeta: Seminário de Gestão e Monitorização de Solos e Águas Superficiais e Subterrâneas

7 de novembro

Sustentabilidade ambiental e adaptação às alterações climáticas são algumas das prioridades do município de Loulé

6 de novembro

Living River: projeto internacional visa alertar para a necessidade de cuidar e proteger os cursos de água

6 de novembro

Treze albufeiras com menos de 40% de água no final de outubro

6 de novembro

Câmara Municipal de Mértola lança o desafio “dar o litro por Mértola!”

6 de novembro

EMAS reforça aposta na sustentabilidade dos recursos naturais com o regresso do projeto Heróis da Água

6 de novembro

Docapesca inicia dragagens no rio Gilão em Tavira

6 de novembro

Portugal e China criam laboratório para o espaço e os oceanos

6 de novembro

Quercus integra a coligação europeia: “cidadãos para a ciência na regulamentação de pesticidas”

5 de novembro

Apresentação dos resultados: “Futuro – projeto das 100.000 árvores na área metropolitana do Porto”

5 de novembro

Associação ambientalista diz que discurso de Bolsonaro “é o mais ameaçador” para Amazónia

5 de novembro

Pacific cyclones undergo ‘regime shift’

5 de novembro

Historic sites face risk from rising seas

2 de novembro

Putting the Poor First to Improve Sanitation in Kampala

31 de outubro

"For decades, Kampala has raced to keep up with its own rapid growth. Set alongside Lake Victoria, the Ugandan capital more than quadrupled in physical footprint between 1991 and 2012 as population doubled to 1.5 million people. [...]"

Amazon rainforest sees more rain

30 de outubro

Bora Bora : Implementation of the BIOGREEN 300 ?

26 de outubro

Microplastics Detected in Humans for the First Time

In a pilot study conducted by the Federal Environment Agency and the Medical University of Vienna, microplastics in the human stool was discovered for the first time – in all of the eight international participants.

Os membros da APRH, José Maria Santos e Maria Teresa Ferreira, foram recentemente convidados pela Water (ISSN 2073-4441), uma revista de acesso aberto sobre ciência e tecnologia da água, incluindo ecologia e gestão de recursos hídricos, para coordenar um número especial intitulado “Use of Aquatic Biota to Detect Ecological Changes in Freshwater: Current Status and Future Directions” (Uso do Biota Aquático para Detetar Alterações Ecológicas em Águas Doces: Estado Atual e Direções Futuras). Este número especial pretende atrair investigação fundamental e aplicada que siga os desenvolvimentos mais recentes no campo da biomonitorização de ecossistemas de água doce, para detetar stressors ambientais e definir linhas futuras de investigação. O prazo para submissão de manuscritos termina a 1 de outubro de 2019. Para obter mais detalhes (incluindo o estado da arte e palavras-chave), consulte o website do número especial.

O Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE) organiza, no próximo dia 16 de novembro, pelas 17h30, no auditório da Sede Nacional, em Lisboa, a sessão de apresentação do livro "Água e Saúde Pública", da autoria do Eng. José Vieira, Membro Conselheiro e ex-Vice-presidente Nacional da Ordem.

A apresentação do autor será feita pelo Bastonário da OE, Eng. Carlos Mineiro Aires. A apresentação da obra fica a cargo da Dr.ª Olga Maria Guerreiro de Matos, Médica e Professora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.

Inscrição gratuita, mas obrigatória.

APE Seminar | The New Drinking Water and Beyond - Cremona, Italy

"On 26 October, two hundred people attended the seminar ‘The new Drinking Water Directive and beyond’ in Cremona, Italy. It was the opportunity to gather a range of stakeholders from the water sector to discuss different perspectives and the challenges posed by evolving regulatory frameworks in Europe. The seminar was an integral part of the current lively debates around water, taking place throughout Europe, and proved particularly timely, considering the political context – the vote in the European Parliament on the Drinking Water Directive took place earlier in the week [read Aqua Publica’s reaction] and the European Commission has launched a wide review of its water legislation."

Perfil do associado na página da APRH

Faça-se sócio da APRH. Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha o formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
Site: www.aprh.pt| Email: [email protected]

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.