Caras Associadas e Associados, Colegas, Amigas e Amigos,

Começamos um novo ano e uma nova década neste 2020. Com muita turbulência e menos boas noticias em matéria de sustentabilidade e ambiente, devido a várias causas que não podemos deixar de associar a alterações climáticas em diversas regiões do mundo. Agravadas pela incúria de alguns governos naquilo que pode ser prevenido e minimizado, face à imprevisibilidade do agravamento destes fenómenos extremos. Apesar da aparente ‘politização’ do clima e do ativismo climático que invadiu as ruas de todo o mundo, transformando a luta contra as alterações climáticas num movimento social, não se verificaram grandes resultados ao nível das conclusões da Cimeira de Madrid. Comprovando mais uma vez que a mediatização nem sempre leva a uma efetiva politização.

Na outra face destes eventos extremos temos agora a Indonésia com efeitos devastadores e morte de 29 pessoas nas cheias e deslizamentos de terras mais graves dos últimos anos em Jacarta, a capital da Indonésia, e dezenas de milhares de habitantes desalojados por causa das chuvas intensas. Na Austrália continua a situação de catástrofe, com dezenas de milhares de pessoas a fugir dos incêndios florestais na costa sudoeste da Austrália, numa das maiores movimentações de emergência na história Australiana, enfrentando grandes dificuldades para conseguirem abandonar as zonas de risco. Na última semana do ano, os incêndios cresceram em intensidade e provocaram uma dezena de mortes. Nos últimos dias, as temperaturas baixaram ligeiramente e a humidade aumentou, mas a vegetação seca, que continua a servir de combustível aos incêndios, não facilitou a extinção dos fogos. Infelizmente esta situação pode ser uma dura lição para um país que é um dos principais emissores de gases com efeito de estufa e que recusa adotar metas ambiciosas para combater as alterações climáticas.

Na Europa, a CE procura liderar a luta contra a mudança climática, com a apresentação do Green Deal que prevê uma Europa totalmente descarbonizada até 2050. Ao contrário de outras potências como os EUA que se retiraram do Acordo de Paris de 2015, ou que mantendo o acordo formal com o Tratado não estão a cumprir os seus compromissos, como a China, a Índia, a Rússia e o Brasil.

Em Portugal, realçamos entre outras notícias, a subida do preço da água em Lisboa que este ano vai ter uma atualização média de 18 cêntimos para cerca de 85% dos clientes domésticos da EPAL, mantendo, no entanto, tarifas especiais para clientes carenciados e para famílias numerosas. Segundo a EPAL, a empresa tem disponível a tarifa social da água destinada a clientes mais carenciados, que prevê descontos que podem ir até aos 93%, e uma tarifa familiar destinada a agregados familiares com cinco ou mais pessoas.

Face a boas e más noticias, manifestamos sempre o mesmo empenho em darmos o nosso melhor na APRH, em prol de um futuro sustentável e inclusivo para a água e para todos nós.

Desejamos a todos e todas um Bom Ano em 2020!

A Comissão Diretiva da APRH

 

Cerca de 500 milhões de animais morreram já nos incêndios devastadores na Austrália

 

15º Congresso da Água - Inscrição e submissão de resumos

O 15.º Congresso da Água vai realizar-se em Lisboa, de 25 e 28 de março de 2020, e é dedicado ao tema “Para uma política da água em Portugal - o contributo da APRH”.

Inscreva-se até 31 de janeiro para poder beneficiar do desconto de 20%. Submeta o seu resumo até 12 de janeiro.

Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

Preço da água em Lisboa aumenta cerca de 18 cêntimos em 2020

2 de janeiro

O preço da água este ano vai ter uma atualização média de 18 cêntimos para cerca de 85% dos clientes domésticos da EPAL, anunciou a empresa responsável pelo abastecimento de água à cidade de Lisboa. Em comunicado, a EPAL avançou que o novo tarifário entra hoje em vigor, 01 de janeiro, mantendo, no entanto, tarifas especiais para clientes carenciados e …

2 de janeiro

Cheias fazem 26 mortos em Jacarta e obrigam a retirar dezenas de milhares de pessoas de casa

2 de janeiro

Austrália prepara salvamento de dezenas de milhares de pessoas cercadas pelo fogo

2 de janeiro

Segunda plataforma do projeto Windfloat Atlantic parte do porto de Ferrol em direção a Viana do Castelo

2 de janeiro

2 de janeiro

Proteção Civil faz balanço sobre mau tempo: mais de 6.200 ocorrências, 70 desalojados e dois mortos

20 de dezembro

VI JORNADAS DE RESTAURO FLUVIAL (LNEC, 28 de novembro de 2019)

Anunciamos que está agora ativo o link para as Atas das Jornadas organizadas pela Comissão Especializada da Qualidade da Água e dos Ecossistemas (CEQAE), com o apoio da Comissão Especializada da Água, Agricultura e Florestas (CEAAF) da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH).

ProAguas

Versão atualizada da brochura ProAguas

Contribute your knowledge to the 9th World Water Forum!

Call launched for participation in Action Groups and Consultative Groups

The World Water Forum represents one moment every three years where the international community can bring together a diversity of shared knowledge, raise awareness for water issues among political, social and economic decision makers based on shared knowledge, align activities toward a common agenda, and create collective action to reach those shared goals, notably but not limited to the SDGs.

The content development will be articulated around four priorities: Water Security; Rural Development; Cooperation; and Means and Tools, each of which will be coordinated by a Pilot Group. Action groups will be established at a more focused objective level under each of these priority areas, as follows. Potential linkages to SDG targets are indicated in parentheses to create coherence, synergies and facilitate possible direct contributions towards the achievement of Agenda 2030, based on established indicators.

When you send us an e-mail with your application, please write in the subject “WG application”

Deadline for applications: 28 February 2020 12:00 pm

For more information, please refer to the 9th Forum website, the First Announcement and the Concept Note for Contributing Stakeholders.
If you have any further questions on the working groups’ activities or their way of working, you can also write to:
· Bai-Mass Taal : [email protected]
· Danielle Gaillard-Picher : [email protected]
· Mohamed C.B.C Diatta: [email protected]
· Teresa Liguori : [email protected]

www.worldwatercouncil.org
World Water Council - Conseil mondial de l'eau
Espace Gaymard
2-4 Place d'Arvieux
13002 Marseille - France
Tel: +33 4 91 99 41 00
Fax: +33 4 91 99 41 01

Novos Associados da APRH:Faça-se sócio da APRH.

Perfil do associado na página da APRH:Se deseja ter o seu perfil publicado no site
da APRH, preencha este formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
Site: www.aprh.pt| Email: [email protected]

Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário.

Novos Associados da APRH: Fazer-se Associado.

Perfil do associado na página da APRH: Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha este formulário.

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.