Boletim Informativo nº 142 | Dez. 2010

Think Tank Gulbenkian A Água e o Futuro da Humanidade

O Think Tank Gulbenkian sobre a Água e o Futuro da Humanidade é um grupo de reflexão criado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que tem como objectivo aprofundar os conhecimentos sobre a importância crescente da água num mundo em mudança. É uma iniciativa de âmbito global de especial significado para Portugal e para a APRH, por ser promovida por uma reputada instituição nacional, a Fundação Gulbenkian, e por ter como coordenador Luis Veiga da Cunha, personalidade impar da comunidade hídrica portuguesa e fundador da APRH.

O Think Tank Gulbenkian é constituído por um conjunto de individualidades de reconhecido prestígio a nível internacional: Benedito Braga (Brasil), Colin Chartres (Austrália), William J.  Cosgrove (Canadá), Peter Gleick (E.U.A.), Pavel Kabat (Holanda), Mohamed Ait Kadi (Marrocos), Daniel P. Loucks (E.U.A.), Jan Lundqvist (Suécia), Sunita Narain (Índia) e Jun Xia (China).
 
O seu principal objectivo é proceder a uma reflexão, de forma interdisciplinar e multi-sectorial, sobre os principais problemas que se colocam no domínio da água, identificando cenários futuros e apontando diferentes estratégias.

Por ocasião da primeira reunião do Think Tank, que decorreu em Lisboa nos dias 6 e 7 de Dezembro, realizou-se uma sessão pública de apresentação que, integrou um painel de debate sobre os grandes desafios da água, participado por 3 dos membros do Think Tank, Jan Lundqvist, Peter Gleick e Sunita Narain.

 

.

 

 

 


 

 

Outras publicações da APRH