APRH

bem vindo

text

INFORMAÇÕES E CORRESPONDÊNCIA
11º Congresso da Água
Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC - Avenida do Brasil, 101
1700-066 LISBOA, PORTUGAL
Tel. 21 844 34 28 | Fax 21 844 30 17
E-mail: aprh@aprh.pt
URL: http://www.aprh.pt

anuncio

É com grande satisfação que a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos anuncia a realização do 11.º Congresso da Água, que terá lugar no Porto, de 6 a 8 de Fevereiro de 2012, tendo por lema Valorizar a Água num Contexto de Incerteza.


Os Congressos da Água têm-se afirmado, desde o seu início em 1992, como fóruns técnicos de elevada qualidade, com grande acolhimento pela comunidade técnica e científica ligada aos recursos hídricos e domínios conexos, a nível nacional e internacional.


A 11ª edição do Congresso da Água irá ocorrer numa conjuntura nacional única, económica e financeira, cujo impacto também se fará sentir no sector da água. Este facto levará à necessidade de abordagens mais sustentadas e mais racionais na gestão da água, focadas na valorização dos recursos hídricos enquanto suporte da biodiversidade, da qualidade de vida das populações e do desenvolvimento económico.


Afigura-se, por isso, urgente estudar e desenvolver soluções mais resilientes e mais robustas, ou seja, mais adaptadas aos novos contextos. Paralelamente, há que incentivar a integração efectiva das políticas públicas da água nas outras políticas sectoriais de desenvolvimento e nos processos de tomada de decisão. Nesta conjuntura, a missão e a acção da APRH torna-se mais relevante no sentido da valorização dos recursos hídricos nas suas múltiplas dimensões – económica, social, ambiental e cultural, e consequentemente a importância de um evento como o próximo Congresso da Água.


O conhecimento gerado pela comunidade técnica e científica nacional, em particular nasúltimas décadas, constitui uma sólida base a partir da qual se poderão definir, com segurança, os rumos futuros. Por isso, a divulgação desse conhecimento terá um espaço de relevo na programação do 11º Congresso. Ao mesmo tempo, e tendo consciência dos novos desafios que se irão colocar na gestão dos recursos hídricos, no 11º Congresso pretende-se criar condições privilegiadas para reflexões e debates profícuos sobre novas
abordagens, tecnologias e soluções nos domínios da engenharia, ecologia, economia, sociologia e governação da água, que sejam susceptíveis de estimular o pensamento criativo, incentivar a integração dos diversos domínios da ciência e dinamizar uma nova atitude de cooperação em todos os agentes do sector da água.
Por outro lado, o contexto de crescente incerteza irá exigir uma maior conjugação de esforços dentro e fora do sector da água. Por isso, um dos objectivos a atingir com este 11º Congresso será o envolvimento das comunidades tradicionalmente exteriores à temática da água, de modo a incorporar as suas competências no debate dos temas estruturantes da água. É cada vez mais importante alargar o âmbito de divulgação e
discussão dos temas da água em ambientes multidisciplinares.


Em síntese, pretende-se que o 11º Congresso seja um espaço aberto, plural, abrangente e privilegiado para alargar redes de contactos, estabelecer novas parcerias, divulgar e debater os temas e as problemáticas associadas aos recursos hídricos, junto de investigadores, técnicos, gestores e decisores, com o objectivo último de valorizar a Água.


A sua participação é, mais do que nunca, essencial. Contamos consigo para, juntos, fazermos do Porto a capital da água em Fevereiro de 2012.