O 15.º Congresso da Água vai realizar-se em Lisboa, de 25 e 28 de março de 2020, e é dedicado ao tema “Para uma política da água em Portugal - o contributo da APRH”.
No início de mais uma década deste século e deste milénio, somos confrontados com desafios cada vez mais difíceis de prever, contornar ou solucionar completamente. Esta realidade coloca-nos em patamares de incerteza em que a única atitude sensata é a de minimizar, prevenir e adotar permanentemente planos de contingência.
No plano global, os ODS estão longe de ser cumpridos e as crises humanitárias deixam antever um cenário em que ‘Não deixar ninguém para trás’ é infelizmente cada vez mais uma bela mas irrealista frase. Os esforços feitos pelos Estados podem ser louváveis, mas os resultados ficam muito aquém dos objetivos anunciados.
Em Portugal, vivemos tempos de relativa prosperidade, mas as políticas ambientais não têm conseguido resolver cabalmente os problemas da água, em termos de quantidade e qualidade. Sentimos a falta de uma espinha dorsal sustentada numa visão de longo prazo para a política da água.
As políticas para a água devem estrategicamente pensadas e em articulação com as outras políticas publicas do ordenamento e planeamento territorial, da saúde, da agricultura, do turismo e da conservação da natureza, citando as mais próximas. Mas nessa articulação não deve perder-se a unicidade e a importância crítica da visão para a salvaguarda futura e usos sustentáveis de um bem que é insubstituível.
Este Congresso é assim organizado em torno deste lema fundamental que é a política da água em Portugal, a ser definida pelo Governo com a inclusão de todos na busca de soluções (governança) e visando a partilha equitativa dos benefícios decorrentes dos diferentes usos.
Mensagem da Presidente da Comissão Diretiva da APRH
Presidente da Comissão Organizadora do 15º CONGRESSO
A APRH desenvolveu nos últimos dois anos que corresponderam a este mandato os melhores esforços no sentido de articular as atividades das Comissões Especializadas e dos Núcleos Regionais, promovendo sinergias e o fomento interno de uma cultura colaborativa. Foram ainda desenvolvidos com grande sucesso, projetos de ligação concreta aos problemas da escassez de água numa ótica de cidadania ativa, com o ganho acrescido em termos de reforço da sustentabilidade financeira e de aprendizagem e crescimento organizacional. Neste 15º Congresso queremos dar a conhecer os principais resultados do nosso trabalho neste biénio e queremos contribuir para uma efetiva política da água em Portugal através de recomendações que iremos consolidar e extrair também dos debates durante o Congresso.
O 15º Congresso irá assim destacar através das sessões temáticas o trabalho desenvolvido pelas nossas Comissões Especializadas em torno de áreas disciplinares específicas, assim como pelos Núcleos Regionais nos seus contextos territoriais, ao longo destes dois anos. Será promovida igualmente uma reflexão transversal sobre temas atuais como a política da água em Portugal que é o lema deste Congresso, a gestão internacional dos rios e dos seus regimes, aspetos institucionais e o cumprimento das Diretivas Europeias, a para de abordagens interdisciplinares e integradas para uma boa gestão dos recursos hídricos e uma boa governança da água.
Convidamos por isso todos os colegas, Associados ou não, Organizações Não Governamentais, outras Associações, Agências do Governo e representantes do Estado a todos os níveis institucionais, a juntar-se a nós neste grande balanço de dois anos de trabalho interno e externo. Esperamos também que nos ajudem na formulação de propostas para os problemas que nos preocupam e mobilizam, em torno da governança da água e de uma política mais eficaz e que é urgente implementar em Portugal. É o resultado deste balanço, desta reflexão conjunta e destas propostas que queremos deixar como testemunho deste mandato.
Sejam todas e todos muito bem-vindos ao 15º Congresso da Água da APRH!
Com as melhores saudações associativas,
Susana Neto
Mensagem da Presidente da Comissão Científica
Estamos num mundo em mudança acelerada. A revolução digital e globalização levam cenários do futuro a tornarem-se realidades do presente, e a rapidez das mudanças, nas administrações, corporações, instituições de investigação ou mercados, tecem uma rede intrincada de interações e dependências, cuja evolução é difícil de percepcionar. Esta volatilidade e aprofundamento tecnológico da atual evolução humana leva a rápidas mudanças na forma e soluções de gestão da água.
De fato, a água e os recursos hídricos estão no centro desta mudança, uma vez que representam em muitas partes do globo e em zonas mediterrâneas a curto trecho, um factor limitante do desenvolvimento humano e da conservação dos ecossistemas. Notavelmente importa interiorizar o paradigma de circularidade da água, em resposta à escassez e à necessidade de uma sustentabilidade ambiental que, embora tão falada, tarda a implementar. A maior parte dos modelos de gestão e uso de recursos hídricos foram já tentados, com vantagens e desvantagens várias, e no final o fator humano é o mais decisivo em conjunto com a capacidade de gestão das organizações.
O Congresso da Água junta de dois em dois anos os profissionais da gestão de recursos hídricos em Portugal. Nele se debatem os desafios do presente e se visionam os do futuro, numa combinação desejavelmente harmoniosa entre tecnologias e estudos emergentes, novas formas de expressão e planeamento da administração, novas experiências e estudos, a serem usados noutros contextos. É neste fórum que se reúnem jovens e menos jovens, recém-licenciados e veteranos, na partilha de um objetivo comum, o de melhor gerir os recursos hídricos do nosso país. Estamos num mundo em mudança acelerada, pleno de desafios, e o Congresso da Água é onde partilhamos o amanhã que iremos criar.
Teresa Ferreira
Carris (www.carris.pt) carreiras 717, 731, 750, 783
Metro Lisboa (www.metrolisboa.pt) estação de Alvalade