6º Seminário “As alterações climáticas e os recursos hídricos”

 

Organizado pelo Núcleo Regional do Norte

 

24 novembro de 2015
Porto, FEUP

 

Versão para impressão (PDF)

Ficha de inscrição (PDF)

 

Objectivos:
As alterações climáticas (AC), entendidas como as alterações das características climáticas (precipitação e temperatura) de uma determinada região, de forma persistente, por um período prolongado (décadas ou superior), são um dos maiores desafios do séc. XXI. Independentemente da origem das AC, a relação entre os níveis de gases de efeito de estufa (GEE) na atmosfera, em particular de CO2, e os níveis de aquecimento global do planeta dos últimos 100 anos, tornam provável uma intensificação dessas alterações ao longo do séc. XXI.
Embora exista ainda um elevado nível de incertezas quanto aos efeitos reais dessas alterações nas distintas regiões do mundo, verificam-se, desde já, algumas situações preocupantes, como o degelo das calotes polares, bem como uma subida do nível médio dos oceanos. Por outro lado, em algumas regiões, a ocorrência de fenómenos extremos de origem climática têm sido mais frequentes tanto ao nível de situações de cheias, como de situações de seca, sendo expectável que esses impactos se venham a intensificar nas próximas décadas.
Como consequência, existe um expectável impacto das AC sobre os recursos hídricos que deverá ser devidamente atendido, seja ao nível das águas interiores (quantidade, qualidade, afetação dos sistemas superficiais e subterrâneos) seja ao nível das zonas costeiras, com especial enfoque na erosão costeira. Nesse sentido, realça-se a importância de adoção de estratégias de mitigação e adaptação, segundo as principais orientações Europeias, também ao nível regional e local, onde alguns destes efeitos poderão provocar importantes desequilíbrios nos mais diversos planos
(social, ambiental, económico, etc).
Por isso a APRH-Norte organiza o workshop sobre “As Alterações Climáticas e os Recursos Hídricos”, com o qual se pretende, através de um conjunto de oradores convidados e comunicações abertas, apresentar e discutir a problemática dos impactos das AC sobre os recursos hídricos, bem como ilustrar a sua importância nos processos de planeamento e gestão nos mais diversos setores direta ou indiretamente afetados.

Temas

  • Impacto das AC nas águas interiores (ao nível da região hidrográfica);
  • Impacto das AC nas zonas costeiras (estruturas portuárias e de defesa costeira);
  • Efeitos das AC sobre os principais setores utilizadores dos recursos hídricos (abastecimento urbano, agricultura, produção de energia, ecossistemas, turismo, etc);
  • Planeamento e gestão das AC na região Norte (ao nível dos recursos hídricos);
  • A importância das AC ao nível da administração local e serviços de águas e saneamento (prevenção e gestão de situações extremas, secas, cheias, inundações urbanas, proteção civil, etc.).

 

Resumos:
Uma página A4 em português ou inglês, que deve ser enviado até 30 de junho para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..