NOTÍCIAS
 
SERVIÇOS DE ÁGUAS

Comissão Especializada de Serviços de Águas (CESA)

Composição:

Luís Mesquita David (Presidente)

Ana Oliveira

António Carvalho Albuquerque

Helena Lucas

Marta Carvalho

Paula Freixial

 

Objetivos:

O objetivo da CESA é ter iniciativas e colaborar em atividades associativas no âmbito da APRH que promovam a divulgação do conhecimento, a partilha de experiências e a discussão de ideias na área dos serviços do ciclo urbano da água, através de intervenções descentralizadas e orientadas para a eficiência e qualidade destes serviços. Pretende-se analisar e acompanhar a evolução do setor, abordando temas atuais e pertinentes das diversas fases do ciclo urbano da água, desde a captação, tratamento e distribuição de água para consumo humano até à drenagem e tratamento de águas residuais e pluviais, passando pela reutilização da água, pelo tratamento e valorização de subprodutos do tratamento, por questões de regulação, mercado, financiamento e sustentabilidade e pela eficiência no uso dos recursos e adaptação às alterações climáticas. 

O Plano de Atividades da CESA para o biénio de 2014-15 é o seguinte:

  1. Colaborar na elaboração de documentos de divulgação da APRH e de temas do âmbito da CESA, para a comunidade técnico-científica e para a sociedade em geral.
  2. Colaborar na organização científica de eventos nacionais e internacionais promovidos pela APRH e em outras atividades em que a APRH participe, nomeadamente naquelas que incluam temas ligados à CESA.
  3. Promover a discussão e partilha de conhecimentos em temas específicos no âmbito da CESA, através da organização e promoção de encontros nacionais dirigidos aos intervenientes no setor.
  4. Manter a participação de um elemento da CESA na Comissão Plenária da Comissão Nacional da Associação Internacional da Água (CNAIA), como representante da APRH.
  5. Manter a participação de um elemento da CESA nas reuniões mensais da Comissão Sectorial para a Água (CS04) do IPQ, como representante da APRH.

A CESA prevê organizar e promover os seguintes encontros nacionais, durante o biénio de 2014-15:

  •          Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, previsto para outubro de 2014, em Aveiro ou Coimbra.
  •          Discussão da Proposta do Novo Regulamento Geral de Sistemas Públicos e Prediais de Água e Drenagem de Águas Residuais, previsto para o 2.º trimestre de 2015, em Setúbal ou Lisboa.
  •         Gestão de Águas Pluviais – Interações entre os Sistemas em Baixa, em Alta e o Meio Ambiente, previsto para novembro de 2015, em Braga ou Porto.

 

Links interessantes:

Nacionais:

Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR);

Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB);

Portal da Água: A Água na sua Torneira (Abastecimento Público de Água e Saneamento de Águas Residuais);

Uso Eficiente da Água;

Agência Portuguesa do Ambiente (APA)

Internacionais:

International Water Association (IWA);

U.S. EPA - National Pollutant Discharge Elimination System (NPDES);

Water Environment Federation;