NOTÍCIAS
 
NÚCLEO REGIONAL DO NORTE

Constituição dos Orgãos Sociais do Núcleo Regional do Norte

 

Os associados da APRH que fazem parte dos orgãos sociais do Núcleo Regional do Norte no biénio 2014-2016:

 

Direcção:

Presidente: Eduardo Bruno de Freitas Vivas

Secretário: Vítor Manuel Oliveira Vasconcelos

Tesoureiro: Arnaldo de Carvalho Machado

Vogais: Alexandra Carvalho Roeger

            Paulo Jorge Rosa Santos

 

Assembleia Regional:

Presidente: José Carlos Tentúgal Valente

Vogais: Rui Manuel Vitor Cortes

            João Machado Sabino Domingues Vilaça

 

 

OBJETIVOS DA CANDIDATURA:

Na atualidade assiste-se a um crescendo de incertezas, sejam naturais, sociais ou económicas e que têm vindo a evidenciar, de forma cada vez mais clara, a importância dos recursos hídricos e a dependência da sociedade dos mesmos. De facto, a água é fundamental à sobrevivência e ao desenvolvimento. Todavia, a incerteza associada à sua disponibilidade, seja na sua distribuição, temporal e espacial, seja em quantidade e qualidade adequadas, aumentam as necessidades de controlo, prevenção e preparação na sua gestão, quer por parte das entidades responsáveis, quer pela sociedade em geral.

A Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) assume, assim, um papel fundamental, promovendo o conhecimento e o debate sobre a problemática complexa que está inerente. De igual forma, o seu caráter associativo tem-se demonstrado essencial para a proteção e melhoria dos recursos hídricos através da divulgação a partilha de experiências. De facto, esta associação tem já uma longa tradição e historial enquanto facilitadora, a nível nacional, dos cenários apropriados à discussão, análise e divulgação dos problemas relativos aos recursos hídricos, mas também das possíveis abordagens de gestão nas múltiplas vertentes, desde o meio hídrico fluvial, às zonas costeiras, passando pelo ciclo urbano da água.

Neste contexto, o Núcleo Regional do Norte da APRH, pretende, dentro das funções e atribuições gerais da APRH, estimular o contacto e a discussão dos problemas técnicos e científicos dos Recursos Hídricos junto dos associados e das instituições com interesse nestes domínios, na região Norte do País.

Para tal, dando continuidade a algumas atividades já desenvolvidas anteriormente, pretende-se, no âmbito da presente candidatura, promover as seguintes ações:

  • Melhorar as ferramentas de divulgação “online” da APRH-Norte, tornando o site mais apelativo e aumentando a sua exposição e visibilidade, com ligação a páginas específicas nas redes sociais Linkedin e Facebook;
  • Realizar ações de divulgação e de angariação de novos associados, nomeadamente junto de instituições de ensino superior e presença em reuniões/seminários/congressos.
  • Aumentar a articulação com estudantes e docentes de formação graduada e pós-graduada na área dos recursos hídricos das universidades do Norte.
  • Promover a componente educativa junto das camadas mais jovens, incluindo a elaboração de material didático de apoio, contato com as escolas, organização e promoção de visitas com entidades parceiras, etc.
  • Fomentar a interação entre os centros de conhecimento e as empresas de forma a otimizar a transferência de tecnologia na região Norte.
  • Organizar sessões -debate técnicas especializadas sobre temas-chave em apreciação;
  • Representação da Associação, sempre que solicitado, junto de outros organismos ou instituições;
  • Celebração de protocolos de cooperação com entidades públicas da região Norte (Administração local e regional, Entidades Gestoras, Universidades, etc.), fomentando a colaboração em atividades comuns.
  • Realizar o 7º Seminário da APRH-Norte – Tema, data e local a definir;


Porto, 7 de março de 2016


Os Candidatos

Eduardo Bruno de Freitas Vivas
Vítor Manuel Oliveira Vasconcelos
Arnaldo de Carvalho Machado
Alexandra Carvalho Roeger
Paulo Jorge Rosa Santos

 

Site do Núcleo Regional do Norte