Sessão Técnica

Stage-discharge estimation with analytical solutions in single and two stage channel flows

Orador: Prof. Koji Shiono (Civil and Building Engineering Department, Loughborough University)

18:00 - 19:00, Quinta-Feira, 3 de Fevereiro de 2011
Pequeno Auditório, LNEC, Avenida do Brasil, 101, Lisboa

A Comissão Especializada em Hidráulica Fluvial da APRH convidou o Prof. Koji Shiono para apresentar e dinamizar uma sessão técnica sobre a determinação da capacidade de vazão em rios para situações de cheia. Em particular, será abordado o problema da turbulência causada pela interacção entre o escoamento no leito principal e os escoamentos nos leitos de cheia. Serão analisados os efeitos daquela interacção na capacidade de vazão e será discutido o modo como aqueles efeitos poderão ser incorporados de forma simplificada em soluções analíticas, com grande aplicação prática. Será ainda efectuada uma retrospectiva da experiência acumulada sobre o tema, ao longo das últimas décadas no Reino Unido, incluindo aplicações a casos reais de engenharia.

O Prof. Koji Shiono tem estudado escoamentos complexos e processos de transporte associados às cheias. O seu trabalho tem-se centrado na aquisição de dados de alta qualidade em instalações experimentais e em rios que permitam o desenvolvimento e refinamento dos modelos teóricos e computacionais. É um dos autores do modelo SKM (Shiono and Knight model), amplamente utilizado na comunidade técnica e científica e com utilização crescente em aplicações práticas, particularmente no Reino Unido. O Prof. Koji Shiono publicou mais de 100 artigos e comunicações em jornais e conferências internacionais relacionados com a medição de parâmetros da turbulência e com a modelação matemática de escoamentos turbulentos em rios e estuários.  É actualmente Professor Catedrático da Universidade de Loughborough, tendo leccionado nas universidades de Birmingham, de Bradford,  de Kyushu,  de Kyoto e de Kansai. É ainda membro do Institute of Water and Environmental Management e da American Society of Civil Engineers.

Inscrição

Por motivos de organização, solicita-se aos interessados em participar nesta sessão técnica que informem, via e-mail, o secretariado da APRH (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.). A entrada é gratuita.