Menu:

Glossary

INDEX: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Laguna (I. lagoon)

Corpo de água salgada ou salobra, de origem marinha ou fluvio-marinha, isolado do mar, completa ou parcialmente, por cordões arenosos ou restingas, ou por recifes (caso das lagunas dos atóis).

As lagunas estão sujeitas ao regime de marés, mesmo quando não comunicam directamente com o mar. Os canais de comunicação da laguna com o mar são designados por barras. Por vezes dá-se o nome de “lido” à barreira arenosa que define a laguna do lado do mar, termo este derivado do Lido de Veneza. Muitas vezes designam-se estes corpos hídricos por lagunas costeiras.

As lagunas constituem ambientes ecológicos de grande importância, devido aos ecossistemas (ou mosaicos de ecossistemas) que aí se definem, caracterizados, em geral, por elevada produtividade biológica. Constituem infantários (nurseries) de grande importância, e é aí que muitas espécies de peixes vão desovar. Nas lagunas são muito frequentes, as algas, os crustáceos, os moluscos, os peixes e muitos outros organismos de água salgada ou salobra.

Laguna de Albufeira

Os ambientes associados são bastante diversificados (canais de maré, deltas de maré, sapais, mangais, etc.). Muitas lagunas têm, actualmente estatuto de protecção especial, designadamente pela sua importância para a avifauna. [JAD]