Boletim nº 1

XX SILUBESA

A Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária E Ambiental (APESB), e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) informam que o XX Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental se realizará de 29 de junho a 1 de julho de 2022, na Universidade de Aveiro, Portugal, sob o lema “Água e Sustentabilidade Ambiental: Desafios e ação”.

Mensagem do Presidente da Comissão Organizadora Local

Em nome da Comissão Organizadora Local, venho convidar todos os interessados para participarem no XX SILUBESA - Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Este Simpósio é organizado pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), pela Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB) e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e irá decorrer em Aveiro (Portugal), de 29 de junho a 1 de julho de 2022, em formato híbrido.

O tema desta edição - “Água e Sustentabilidade Ambiental: Desafios e Ação” - remete para um dos pilares da Agenda 2030 da ONU e os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Tal como sucedeu nas edições anteriores, este SILUBESA será seguramente um evento enriquecedor do ponto de vista técnico e científico e uma oportunidade única para troca de experiências e perspetivas entre os envolvidos nesta temática, da maior importância e atualidade. Aguardo, com expetativa, os contributos dos autores e agradeço desde já a todos os membros das Comissões Organizadoras e Científica, aos apoiantes e aos patrocinadores a sua imprescindível colaboração para a concretização e sucesso do evento.

Armando Silva Afonso

Voltar ao topo

Comissões

Comissão Organizadora Local

Armando Silva Afonso (Presidente)

Carla Rodrigues

Jorge Cardoso Gonçalves

Comissão Organizadora Internacional

Carlos Coelho

Josivan Moreno

Lígia Pinto

Maria Lúcia Silva

Pedro Álvaro

Susana Neto

Comissão Científica

Presidente: Carlos Mineiro Aires

Arlindo Philippi Junior (USP)

Armando Silva Afonso (UAveiro)

Cristina Matos (UTAD)

Graça Lopes (IPL-ISEL)

Isabel Brás (ESTV)

Isabel Marta Bentes (UTAD)

Voltar ao topo

Temas

A Água e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Engenharia Sanitária e Saúde Pública

Ciclo Urbano Sustentável da Água
(Ciclo urbano da água; Eficiência hídrica; Edifícios Zero Água; Drenagem urbana sustentável)

Nexo Água-Alimentação-Energia
(Nexo Água-Energia; Água e alimentação; Recuperação de nutrientes)

Reutilização e Reciclagem de Resíduos
(Gestão de resíduos; Resíduos compostáveis; Reciclagem de embalagens complexas/recicláveis/de materiais renováveis)

Alterações Climáticas e Proteção das Zonas Urbanas e Costeiras
(Eventos extremos e pressão sobre infraestruturas de serviços de água e saneamento; Identificação de zonas de risco de cheias e inundações; Subida do nível do mar e proteção de zonas costeiras)

Notas biográficas

Armando Silva Afonso

Armando Silva Afonso é Engenheiro Civil (Hidráulica) e Professor Catedrático Convidado (Aposentado) da Universidade de Aveiro. É Membro Conselheiro e Especialista em Engenharia Sanitária pela Ordem dos Engenheiros (OEP). É fundador da APRH e o seu primeiro associado da Região Centro. É também fundador da ANQIP, a associação nacional do sector das instalações prediais e eficiência hídrica, membro do Working Group W062 - Water Supply and Drainage for Buildings do CIB (International Council for Research and Innovation in Building and Construction) e Vice-Chair da Unified Water Label Association (UWLA), com sede em Bruxelas.

Voltar ao topo

Jorge Cardoso Gonçalves

Jorge Cardoso Gonçalves é Doutorado em Engenharia Civil - Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), onde concluiu também a Licenciatura e o Mestrado. Tem formação em gestão, designadamente o Programa Geral de Gestão Intensivo (Porto Business School) e Programas Avançados de Gestão de Serviços de Águas e Resíduos. Autor e coautor de diversos trabalhos na área de Hidráulica, iniciou a carreira profissional em 2014, tendo desempenhado, desde então, funções de projetista, gestor operacional e consultor de engenharia. É cofundador e sócio da empresa WSCM - Water Services Consulting and Management, Lda, e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH).

Voltar ao topo

Resumos

Prazos

14 de março Submissão de resumos de 300 palavras

11 de abril Aceitação dos resumos pela Comissão Científica

2 de maio Envio do resumo alargado de 4 páginas para publicação

Alguns artigos serão selecionados para avaliação e possível publicação nas revistas da APRH e APESB e também poderão ser publicados em cadernos técnicos da revista ESA (Engenharia Sanitária e Ambiental)

Inscrições

Inscrição no XX SILUBESA

Voltar ao topo