Boletim Informativo nº 138 | Janeiro 2010

SEMINÁRIO SOBRE OS SISTEMAS AQUÍFEROS DO BAIXO TEJO

Os recursos hídricos subterrâneos do Baixo Tejo tem sido factor relevante de desenvolvimento regional, porque neles assentou a principal fonte de água para abastecimento público, agrícola e industrial de grande parte dos municípios que com eles se relacionam.

Os aquíferos que a compõem têm sido objecto de vários estudos com o intuito primordial de captar água para os diversos fins, traduzidos numa inúmera colectânea de relatórios técnicos, dispersos por diversos organismos públicos e privados, cuja divulgação e discussão se considera pertinente, dada a crucial importância deste sistema para o país. Destacam-se também as contribuições para o seu conhecimento, resultantes da investigação científica desenvolvida no âmbito de dissertações de doutoramento e mestrado em componentes sectoriais do sistema.

Na senda das múltiplas iniciativas da APRH decorreu, nas instalações do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, no pretérito dia 27 de Novembro o “Seminário sobre os Sistemas Aquíferos do Baixo Tejo”. A organização deste evento esteve a cargo da Comissão Especializada de Águas Subterrâneas da APRH. A oportunidade da realização de um seminário subordinado ao tema particular dos sistemas aquíferos do Baixo Tejo assentou, principalmente, no facto de no Cenozóico da Bacia do Tejo-Sado se encontrar a maior unidade hidrogeológica do território nacional – pela sua dimensão, situação geográfica, produtividade aquífera e qualidade das águas. Acresce o facto contemporâneo de estar em marcha a realização, no âmbito da Lei da Água, dos Planos de Gestão de Região Hidrográfica.

A presença de cerca de três dezenas de técnicos especialistas em águas subterrâneas e de conceituados autores de comunicações livres e comunicações convidadas foi coroada com um frutuoso debate de ideias abrindo perspectivas para, num futuro próximo, se voltar a este tema, longe de ter sido esgotado neste seminário.

 

 

 

 

Outras publicações da APRH