Boletim Informativo nº 138 | Janeiro 2010

EDITORIAL

Estamos a cerca de uma semana de um novo ciclo na vida da nossa Associação, com a eleição dos órgãos sociais para o biénio 2010-2011, que decorrerá durante o 10º Congresso da Água, a realizar no Hotel Pestana Alvor Praia, Algarve, de 21 a 24 de Março.

As primeiras palavras sobre as actividades do ano que passou vão para o próprio BI, já que se procedeu a uma mudança de media, no sentido de o tornar mais dinâmico e facilitar o acesso aos seus conteúdos. Pretendeu-se passar de uma compilação de textos e notícias num documento em papel, para uma plataforma multimédia onde podem ser encontrados textos de opinião e notícias, complementadas por ligações
(links) a conteúdos complementares.

A actividade da APRH, desenvolvida em 2009, foi inspirada nas linhas de acção consignadas no programa para o biénio, nomeadamente, na organização de eventos que têm vindo a constituir Marcas d’Água da APRH. Para além do início dos trabalhos de preparação do 10º Congresso da Água, realizou-se a 7ª edição do já tradicional Seminário sobre Águas Subterrâneas, organizado pela CEAS, em Março, que esteve na origem do Seminário sobre os Sistemas Aquíferos da Bacia do Baixo Tejo, em Novembro. Realizaram-se, também, o V Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa, que decorreu em Itajaí, Santa Catarina, Brasil, no final de Setembro, início de Outubro, e o 9.º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa (9.º SILUSBA), que teve lugar em Benguela, Angola, em Outubro. O Núcleo Regional do Norte da APRH promoveu o 1º Seminário sobre Gestão de Bacias Hidrográficas, que contou com grande adesão nesta primeira edição.

Realizou-se cerca de uma dezena de Ciclos de Debates/ Sessões Técnicas, vários dos quais promovidos pelas Comissões Especializadas. O ano de 2009 assistiu, aliás, ao início de actividade da Comissão Especializada de Hidráulica Fluvial, que desde logo evidenciou dinamismo, com a promoção de sessões técnicas, cursos e outras acções de divulgação.

Para além do dinamismo que os Núcleos Regionais e as Comissões Especializadas imprimiram à APRH no decurso deste biénio, apraz registar a iniciativa individual de associados, no sentido de envolver a Associação na organização de eventos de cariz nacional e internacional, em parceria com outras entidades.

São merecedoras de destaque particular outras iniciativas que decorreram no ano passado, designadamente, a participação da APRH na organização e dinamização da presença portuguesa no 5º Fórum Mundial da Água, que teve lugar em Istambul, em Março, assim como o apoio à organização, em Portugal, da conferência “Os Grandes Desafios da Água. Ecos do 5º Fórum Mundial da Água”, que ocorreu em Maio. No âmbito destas iniciativas, foi editado em língua inglesa o livro “Reflexos da Água”, comemorativo do 30º aniversário da APRH, assim como foi apoiada a edição do livro RELATO, lançado naquela conferência. É igualmente de referir a participação da APRH no grupo de trabalho criado por despacho ministerial para a análise e proposta de soluções para o modelo de governo de uma parceria portuguesa para a água, assim como o apoio dado pela APRH, através da CNAIA e em parceria com a EPAL, à preparação e formalização da candidatura, vencedora, à organização do Congresso Mundial da Água em 2014.

 

 


 

O 1º Simpósio Nacional dos Recursos Hídricos, promovido pela jovem Associação Cabo-verdiana dos Recursos Hídricos (ACRH), que contou com o apoio da APRH, não pode deixar de ser reconhecido como um evento marcante para a vida da própria APRH.

Com a entrada em 2010, comemora-se o 30º aniversário da Revista Recursos Hídricos, que constitui um valioso património da Associação. Prevê-se para muito breve o lançamento da versão electrónica da Revista, a par da RGCI - Revista de Gestão Costeira Integrada, publicação de enorme sucesso junto da comunidade técnico-científica do sector, no mundo lusófono. Aproveitando a iniciativa de criação do portal da publicação electrónica da Recursos Hídricos, iniciada em 2009, e da RGCI, iniciou-se o projecto de revisão do site da APRH, com o qual se pretende melhorar a imagem e a funcionalidade de modo a permitir uma maior facilidade de gestão dos conteúdos. A conclusão deste projecto está prevista para Abril de 2010.

Ao terminar o biénio 2006/07, dizia o nosso estimado presidente da CD, José Vieira da Costa: “fica uma certeza: a de que partimos claramente devedores”. É esse o sentimento que nos invade nesta hora da despedida, ao ter a consciência clara da generosidade e dedicação manifestada por tantos associados e amigos da APRH.

A todos desejamos expressar o nosso agradecimento, em particular às equipas da Direcção da Revistas Recursos Hídricos e RGCI - Revista de Gestão Costeira Integrada, da Direcção do BI, aos presidentes e restantes membros dos Núcleos Regionais e das Comissões Especializadas, e aos membros do Conselho Geral. Uma palavra de agradecimento também ao Secretariado, que assegura diariamente o bom funcionamento da Associação.

Aos meus colegas da Comissão Directiva, deixo um agradecimento muito especial, emocionado, por todo o empenho e entusiasmo com que se dedicaram à Associação. Mas mais do que isso, o reconhecimento pela forte amizade que foi forjada nesta temporada. “O passado nunca passa”, e as memórias deste tempo único não serão olvidadas.

O futuro próximo da APRH corresponderá, estamos certos, a um período notável da sua acção, tendo em conta a grande qualidade da equipa que a irá dirigir no próximo biénio, a quem desejamos um excelente trabalho em prol da Associação.

Até sempre.

Jorge Matos





 

 

 

Outras publicações da APRH