Boletim Informativo nº 138 | Janeiro 2010

A Comissão Especializada em Hidráulica Fluvial. Constituição e actividades em 2009

A constituição da Comissão Especializada em Hidráulica Fluvial (CEHF) foi ratificada na Assembleia Geral Ordinária da APRH de 14 de Julho de 2009. A constituição da CEHF representa o reconhecimento da importância da Hidráulica Fluvial como disciplina de engenharia pertencente ao corpo geral da Hidráulica e Recursos Hídricos e a sua evolução recente no contexto português.

Com a criação da CEHF propôs-se estimular, entre os profissionais desta área, a troca de ideias conducente a um enriquecimento colectivo que resulte num incremento da qualidade da investigação e da sustentabilidade técnica das aplicações de engenharia fluvial. Neste contexto, os membros da CEHF têm procurado criar e divulgar instâncias de discussão, nomeadamente seminários e cursos especializados e conferências dedicadas à hidráulica fluvial ou abrangendo temas relacionados.

A CEHF tem registado a presença de investigadores portugueses em hidráulica fluvial (HF) em congressos e conferências internacionais. No 33º Congresso da IAHR (International Association for Hydro-Environment Engineering and Research), em Agosto de 2009 em Vancouver, Canadá, foram apresentadas 5 comunicações sobre erosões localizadas, escoamentos turbulentos em canais com leito móvel, escoamentos hiperconcentrados decorrentes de ruptura de barragens e escoamentos em zonas povoadas com vegetação emersa e rígida (estão disponíveis na APRH cópias digitais de alguns artigos). Uma das comunicações foi submetida ao prémio John F. Kennedy para jovens investigadores não doutorados. Em 2010 haverá participação portuguesa em temas da HF no 1º Congresso Europeu da IAHR, na Assembleia Geral da European Geosciences Union, no XVIII International Conference on Computational methods in Water Resources, no River Flow 2010 e no 5ª Conferência Europeia em Computatrional Fluid Dynamics, num vasto leque de temas que engloba as correntes de turbidez em albufeiras, os escoamentos provenientes de ruptura de barragens, o risco associado e cheias súbitas, as erosões localizadas em pilares de pontes, o escoamento em canais de secção composta, o transporte sólido e a morfologia fluvial, a fenomenologia da turbulência em escoamentos sobre fronteiras rugosas, os escoamentos em zonas povoadas com vegetação e a modelação matemática de escoamentos turbulentos.

A hidráulica fluvial tem também estado presente em congressos nacionais. Em 2009, foram apresentadas 3 comunicações (figura 1) na III Conferência Nacional em Mecânica de Fluidos, Termodinâmica e Energia (MEFTE, Bragança, Setembro), em temas como a estrutura do escoamento em canais compostos, escoamentos com forte potencial erosivo decorrentes da ruptura de barragens e escoamentos turbulentos em rios de montanha (disponíveis na APRH cópias digitais). Em 2010, o 10º Congresso da Água contará com mais de uma dezena de comunicações relativas a temas de HF, de investigadores e engenheiros de todo o país.

 

 


Figura 1 - Marina Filonovich e Joana Simão, investigadoras do FFCT-Universidade Nova de Lisboa e do CEHIDRO – Instituto Superior Técnico, UTL, no III MEFTE.

Nos últimos 8 meses, a CEHF organizou acções de divulgação de temas relacionados com a hidráulica e engenharia fluvial. Em 15 de Setembro de 2009, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, o Dr. Sébastien Proust, do CEMAGREF e da Universidade de Lyon, dinamizou uma sessão técnica que beneficiou de uma plateia interessada e interveniente com cerca de quatro dezenas de participantes. Sébastien Proust, engenheiro e investigador em temas de HF tem desenvolvido trabalho de investigação aplicada com reconhecimento mundial e partilhou a sua experiência sobre a modelação de cheias em rios com secções composta, nomeadamente quanto aos erros cometidos quando não se contabiliza devidamente a interacção entre os escoamentos no leito menor e na planície de inundação (existem na APRH cópias digitais da apresentação).

Em 15 Dezembro de 2009, a CEHF organizou, no Instituto Superior Técnico, o curso “Turbulence and sediment transport processes in rivers”, leccionado pelo Prof. Subhasish Dey, Professor Catedrático de Hidráulica e Recursos Hídricos no Departamento de Engenharia Civil do Indian Institute of Technology, Kharagpur, Bengala Ocidental (figura 2). Subhasish Dey, académico com projecção mundial em Hidrodinâmica Aplicada a Processos Fluviais, apresentou os principais resultados da sua investigação em temas como a mecânica do transporte sólido, as erosão localizadas junto de estruturas hidráulicas, pilares e encontros de pontes e a turbulência organizada em escoamentos com superfície livre. As lições deram lugar a um período de interacção com a audiência, cerca de duas dezenas de engenheiros e investigadores de empresas e universidades de todo o país, em que a discussão de questões concretas beneficiou da experiência de Subhasish Dey e dos participantes. 


Figura 2 – Professor Subhasish Day (em primeiro plano, ao centro) com o Professor António H. Cardoso, no IST.

A CEHF, nos termos dos seus objectivos e enquadramento, envidará todos os esforços para que 2010 venha a ser ano pleno de actividades conducentes a um enriquecimento colectivo da comunidade portuguesa de investigadores e praticantes de engenharia e hidráulica fluvial, actividades que não deixarão de ser divulgadas no âmbito das publicações da APRH.

Rui M.L. Ferreira
Comissão Especializada e Hidráulica Fluvial

 

Outras publicações da APRH