Boletim Informativo nº 138 | Janeiro 2010

Cada português consome 137 litros de água por dia na cidade

O consumo médio diário de cada português é de 109 litros, um valor que passa para os 137 litros no caso de um consumidor urbano. A esta quantidade há que juntar mais 121 litros correspondentes às perdas de água e aos consumos autárquicos, para lavagem de ruas ou rega de espaços verdes. Os resultados constam de um estudo divulgado pela Aquapor, que analisou os hábitos de consumo de 288 mil habitantes, distribuídos por 10 municípios, entre 2005 e 2008.
Segundo a Aquapor, o litro de água custa, em média, 0,0023 euros e 40 por cento dos consumidores nacionais gastam mensalmente 11,75 euros na factura da água, a qual também já inclui o saneamento e a recolha do lixo. Este montante significa que o consumo é igual ou inferior a cinco metros cúbicos.

A análise apurou ainda que 16,6 por cento dos contadores considerados apresentam um consumo zero, por se tratar de habitações de emigrantes, segundas habitações, contadores de garagem ou anexos, ou até contadores avariados.
Por outro lado, os dados do Instituto da Água, citados no estudo, revelam que 32 por cento da totalidade do volume captado seja desperdiçado antes de chegar à torneira do consumidor. Para combater este desperdício, a Aquapor sugere o reforço ao combate às ligações clandestinas e a redução das perdas técnicas (roturas e fugas “permanentes”).

Fonte: http://www.ambienteonline.pt/noticias
/detalhes.php?id=8617

 

 

 

 

 

Outras publicações da APRH