Boletim Informativo nº 140 | Julho 2010

Ministro garante que não faltará água no Alentejo com conclusão de mini‑hídrica do Roxo

A Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva (EDIA) anunciou no dia 6 de Julho que terminou todas as ligações entre a albufeira "mãe" e as albufeiras de abastecimento público de água abrangidas pelo projecto, que está pronto para abastecer quase 200 mil habitantes.

A conclusão das ligações da rede primária do empreendimento de Alqueva às albufeiras de abastecimento público foi assinalada no dia seguinte pelo primeiro-ministro, José Sócrates, na cerimónia de inauguração da ligação entre a albufeira da barragem de Alqueva e a do Roxo, que abastece os concelhos de Beja e Aljustrel. A cerimónia, junto à central mini hídrica do Roxo, na freguesia de Ervidel, concelho de Aljustrel (Beja), contou ainda com a presença do ministro da Agricultura.

 

 

“Com a inauguração da mini hídrica do Roxo, não voltará a faltar água no Alentejo mesmo em anos de seca, assegurou o ministro da Agricultura, António Serrano. Adiantou ainda que este é um «marco histórico, porque está concluída uma das vertentes do projecto do Alqueva, um empreendimento de fins múltiplos, cuja finalidade é o abastecimento de água à população».

António Serrano assegurou ainda que «todas as casas ligadas à rede pública não terão problemas em anos de seca como tivemos durante muitos anos para poderem ter água para o seu consumo».

 


 

 

Outras publicações da APRH