Boletim Informativo nº 141 | Outubro 2010

Caldas de Manteigas acolhem o 4º Fim-de-Semana Técnico e Termal

Decorreu entre os dias 16 e 19 de Setembro de 2010, nas Caldas de Manteigas, o 4º Fim-de-Semana Técnico e Termal, reunindo cerca de 120 participantes. 

Este Evento foi promovido pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), através da sua Comissão Especializada das Águas Subterrâneas (CEAS), tendo tido o apoio e patrocínio de diversas entidades, nomeadamente: Água Glaciar, Aquadome-H2otel, Associação das Termas de Portugal, Câmaras Municipais de Almeida, Manteigas e Sabugal, Constrope (Construções, S.A.), Crea Business Idea, Fundação INATEL, Manuel J. Varandas (Furos para captações de águas subterrâneas), Universidade da Beira Interior e Turismo da Serra da Estrela.

A organização deste Evento contou com a colaboração especial de António Albuquerque (UBI), António Vilela, António Carlos Santos e João Ramos (Fundação INATEL), Eric Mendes (UBI/Aquadome), Jorge Santos Silva e Victor Cavaleiro (UBI/Caldas de Manteigas), e teve por objectivo proporcionar a todos os participantes a oportunidade de passarem um fim-de-semana distante do stress associado aos grandes centros urbanos e o contacto directo com o ambiente termal, visando compatibilizar o prazer da descontracção com um programa técnico de debate sobre Termalismo, Saúde e Ambiente.

As Sessões Técnicas abordaram a temática do Termalismo em Portugal, suas condicionantes e oportunidades, o termalismo clássico vs. a saúde e o lazer, o planeamento e a gestão termal. Estiveram presentes diversos oradores convidados, nomeadamente: Dr.ª Ana Ladeiras (portoenorte – Delegação Saúde e Bem Estar), Dr. Antunes da Silva (Director Técnico da UNICER), Prof. Frederico Teixeira (Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica), Prof. Luís Cardoso de Oliveira (Consultor UNICER, Águas e Turismo), Engº Paulo Diegues (Direcção Geral de Saúde), Dr. João Barbosa (Associação das Termas de Portugal), Dr. José Cruz (Direcção Geral de Energia e Geologia) e Dr.ª Teresa Vieira (Caldas de S. Jorge). Foram discutidos temas como “História do Termalismo” e “Saúde, Geologia e Ambiente”, tendo as diversas intervenções proporcionado a abordagem da temática do Termalismo de uma forma integrada e multidisciplinar, desde os novos desafios na gestão dos estabelecimentos termais, passando pela gestão e valorização dos recursos hidrominerais e terminando na I&D no contexto da hidrologia médica e das geociências, nomeadamente na área da hidrogeologia.

 

 

 

 

 

As Sessões Técnicas tiveram lugar em Almeida e Sabugal, permitindo aos participantes desfrutar de toda a beleza natural e paisagística da região, visitar as Termas de Almeida (Fonte Santa) e do Sabugal (Termas do Cró) e experimentar a sensação de relax ao percorrerem o Circuito Termo Lúdico “Aqualudic” no H2otel, em Unhais da Serra.  

A jeito de conclusão, passa-se o testemunho de ter sido um evento de sucesso que permitiu confirmar a acção benéfica para o corpo e a alma de quem as visita as Termas, pela localização, infra-estruturas, equipamento e inovadoras tecnologias de tratamento. A conjugação destas qualidades faz do Termalismo um importante motor de desenvolvimento local e regional com grande benefício paras as populações que, directa ou indirectamente, dele usufruem.

Autores: CEAS da APRH.

 

 


 

 

Outras publicações da APRH