Boletim Informativo nº 141 | Outubro 2010

Semana Mundial da Água de 2010 - Respondendo às mudanças globais: O desafio da qualidade da água

Estocolmo foi novamente palco da Semana Mundial da Água, realizada este ano de 5 a 8 de Setembro, sob o lema “Respondendo às Mudanças Globais: O desafio da qualidade da água”, num momento em que os assuntos e as soluções relacionados com a governância da água nunca foram tão globalmente complexos e integrados. Este evento, organizado anualmente pelo Instituto Internacional da Água de Estocolmo (SIWI), mobilizou nesta 20ª edição mais de 120 países, 220 organizações patrocinadoras e 2500 participantes, profissionais responsáveis pela decisão, de todo o mundo, que se juntaram em Estocolmo para rever o progresso do conhecimento nos temas da água, discutir as soluções para os grandes desafios da gestão da água e para promover parcerias para o desenvolvimento.

“Hoje em dia, a água de má qualidade mata mais pessoas do que o SIDA, a malária e as guerras e afecta a vida de milhões de famílias e o desenvolvimento económico de muitos países. Está à vista, cada vez mais, a degradação dos ecossistemas e dos seus serviços causada pela poluição, que afectará todas as funções da sociedade…” disse Anders Berntell, director executivo do SIWI no seu discurso na cerimónia de abertura.

Os temas mais abordados durante a semana incluíram uma multiplicidade de temas relacionados com a governância da água à escala global, regional e local agrupados em cinco grandes temas: gestão de águas transfronteiriças, lidando com as alterações climáticas, equilíbrio dos tipos de procura de água que competem entre si, resposta às mudanças sócio-económicas e demográficas e garantia da saúde humana e ambiental. Mais de 20 ministros de diversos países, estiveram em Estocolmo, com a comunidade técnica e científica, para debaterem estes temas em fóruns de discusão técnico-política.

 

Os especialistas reunidos em Estocolmo sublinharam a necessidade de tratar os problemas na sua origem – uma tarefa muito exigente, que requer um comprometimento de todos os agentes do sector no sentido de prevenir e controlo a poluição da água. Obrigará também a pôr em prática novas medidas para além da gestão tradicional da água para incluir componentes relacionadas com o solo, o ar e o mar.

O Stockholm Water Prize, o mais prestigiante prémio do mundo sobre iniciativas de excelência nos temas da água (uma espécie de prémio Nobel da água), foi atribuído à Dra. Rita Colwell, das universidades de Maryland e John Hopkins, pelo seu trabalho pioneiro na prevenção de doenças infecciosas de origem hídrica, que contribuiu para proteger e salvar a vida de milhões de pessoas.

Neste contexto, os participantes na 20ª Semana Mundial da Água sublinharam a importância do reconhecimento do papel fundamental dos recursos hídricos, do acesso à água potável e ao saneamento para que seja possível atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

A Semana Mundial da Água de Estocolmo, devido à sua cadência anual, pressupõe uma máquina organizativa permanente e cuidadosamente lubrificada que a transforma naquilo que muitos consideram como sendo a melhor reunião da água realizada regularmente à escala mundial. Pena é que o envolvimento português na ‘Semana’ seja de um modo geral muito reduzido, pois o país muito teria a ganhar com uma participação regular de qualidade, numerosa e interveniente.

Para mais informação sobre a Semana Mundial da Água e acesso às apresentações e programa, consulte: www.worldwaterweek.org

 

 


 

 

Outras publicações da APRH