Boletim Informativo nº 141 | Outubro 2010

RIVER FLOW 2010

Nos passados dias 8 a 10 de Setembro realizou-se em Braunschweig, Alemanha, a conferência internacional River Flow 2010, um fórum destinado a investigadores e técnicos com actividade em Hidráulica Fluvial e disciplinas afins. Os temas abordados na conferência foram a hidrodinâmica e a morfodinâmica fluviais, o transporte de sólido e as abordagens interdisciplinares na engenharia fluvial.

Para além da qualidade dos artigos apresentados, da consistência na organização das sessões técnicas e da qualidade das sessões técnicas plenárias, o sucesso desta conferência confirma o interesse que os temas suscitam e o envolvimento da comunidade científica e técnica internacional nos mesmos. Esta edição consolida a série de conferências River Flow como um fórum interdisciplinar em temas fluviais e como local privilegiado de encontro entre a investigação de base em Hidráulica Fluvial e a aplicação prática na Engenharia Fluvial.

Antecedendo a conferência, no dia 7 de Setembro, tiveram lugar as Master Classes, onde participaram cerca de 58 jovens investigadores (incluindo três portugueses), acompanhados por 14 investigadores seniores. No dia 11 de Setembro, decorreu uma visita técnica.

A participação portuguesa na conferência River Flow 2010 contou com a presença de mais de uma dezena de delegados, incluindo membros da Comissão Especializada em Hidráulica Fluvial da APRH, que reflectiram a vitalidade e o dinamismo que a investigação em Hidráulica Fluvial tem hoje em Portugal. Os temas apresentados abrangeram áreas da Hidráulica Fluvial tão diversas como correntes de turbidez, escoamentos turbulentos, resistência ao escoamento, transporte sólido, interacção entre escoamento e a vegetação, ruptura de barragens, erosões localizadas e escoamentos geomórficos. Em paralelo com a visita técnica, realizou-se, com a participação activa de investigadores portugueses, o 8º Workshop em Métodos de Média Dupla Espacio-Temporal, na qual se discutiu o estado da arte do estudo da interacção entre escoamentos fluviais turbulentos e fronteiras complexas, nomeadamente fundos móveis e vegetação rígida ou flexível.

 

De notar que alguns dos presentes contribuíram na moderação de sessões técnicas e activamente na reunião do Comité de Hidráulica Fluvial da IAHR. Neste última, decidiu-se o local da conferência River Flow 2014, a École Politechnique Féderále de Lausanne, na Suíça.

Na reunião do Comité de Hidráulica Fluvial da IAHR discutiram-se ainda assuntos relacionados com a organização do River Flow 2012, que decorrerá na Costa Rica entre 5 e 7 de Setembro (http://www.riverflow2012.org/home.html) e que não deixará de garantir os elevados níveis de qualidade científica e técnica desta série de conferências. O CEHF encoraja todos os associados da APRH com actividade em temas fluviais a submeterem os seus trabalhos ao Comité de Organização Local.

 

Outras publicações da APRH