Boletim Informativo nº 143 | Julho 2011

VI Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa e I Curso Intensivo de Gestão Costeira - Análise de Risco

Entre 6 e 8 de Abril de 2011 decorreu, na Ilha da Boa Vista (Cabo Verde), o VI Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa, subordinado ao tema as Zonas Costeiras em Risco.

Este evento, organizado em estreita articulação entre a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH), a Associação Cabo-Verdiana de Recursos Hídricos (ACRH), a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) e a Associação Moçambicana de Ciência e Tecnologia (AMCT), contou com cerca de 180 participantes vindos dos diferentes países de expressão portuguesa.

Na abertura dos trabalhos do congresso estiveram presentes o Sr. Secretário de Estado dos Recursos Marinhos de Cabo Verde e a Srª Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Boa Vista, que abordaram os grandes desafios da zona costeira do país anfitrião, em geral, e da terceira maior ilha do Arquipélago de Cabo Verde, em particular. De Portugal destaca-se a participação, pela primeira vez neste congresso, de dois Presidentes de Câmaras Municipais (Peniche e Torres Vedras) e cuja presença activa foi motivo de destaque por parte do auditório.

Este congresso foi palco para a apresentação de um vasto conjunto de comunicações de elevada qualidade técnica e científica nos mais variados domínios de actuação, dos quais se destacam o planeamento, ordenamento, gestão, avaliação de impacte ambiental, vulnerabilidade e riscos, biodiversidade e alterações climáticas e engenharia e protecção costeiras (http://www.aprh.pt/ZonasCosteiras2011/
pdf/Programa_ZonasCosteiras11_31mar
).

 

 

 

 

 

 

Ao longo dos três dias, para além das 7 Sessões Paralelas, realizaram-se 6 conferências, 2 debates e 2 sessões de apresentação e discussão de posters. Destaca-se ainda a apresentação, com comentários da Dr.ª Luísa Schmidt, do Documentário “Paisagem e Desordenamento do Território”.

O balanço foi francamente positivo e evidenciou que, embora os países de expressão portuguesa possuam realidades paisagísticas, ecológicas, sócio-económicas e culturais tão diversas, os principais problemas na zona costeira são, em grande parte, muito similares, e a aposta numa política de gestão integrada é essencial e é a chave para o futuro.

O congresso foi antecedido, entre os dias 4 e 5 de Abril de 2011, pelo I Curso Intensivo de Gestão Costeira - Análise de Risco, suportado por um corpo técnico, científico e profissional de reconhecido mérito nos domínios abordados: risco nos litorais arenosos e rochosos, impacte ambiental, poluição e alterações climáticas (http://www.aprh.pt/ZonasCosteiras2011/
temas-curso.html
).

O curso terminou com uma visita técnica pela Ilha da Boa Vista destinada a exemplificar localmente os principais riscos associados à evolução natural e à interferência humana nos processos e fenómenos que dominam a zona costeira.

Pedro Betencourt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras publicações da APRH