Boletim Informativo nº 143 | Julho 2011

Convite para participar no
11º Congresso da Água

Foi com imenso prazer que aceitei o convite da Comissão Directiva da APRH para presidir à Comissão Organizadora do 11º Congresso da Água, que regressa, uma década volvida, à bela cidade do Porto. A Água volta, justamente, a ser “D’Ouro”!

Ao dar continuidade à primeira dezena de Congressos da Água organizados pela APRH, e às “Marcas d’Água” que indelevelmente tem deixado, aliás tão bem evidenciadas no decurso do último congresso, não posso deixar de sentir uma enorme responsabilidade pela missão que me é agora confiada. Responsabilidade essa que é acompanhada por uma grande confiança e entusiasmo, em face das notáveis qualidades profissionais e pessoais dos colegas que integram as Comissões Organizadora e Científica do evento.

O lema desta edição do Congresso, “Valorizar a Água num Contexto de Incerteza”, reflecte a preocupação sentida a nível global, e muito em particular a nível nacional, com a absoluta necessidade de valorizar os recursos hídricos nas suas múltiplas dimensões, económica, social, ambiental e cultural, num contexto de grande incerteza e vulnerabilidade. Torna-se
assim cada vez mais importante “Inovar para Manter”, e a organização do Congresso está consciente deste desafio. Perspectiva-se um conjunto de iniciativas que permitam conciliar a tradição e a inovação, e que relevem a importância da participação alargada de investigadores, técnicos, gestores e decisores do sector da Água.

É também de assinalar o facto de a data de realização do Congresso da Água se situar entre a data de realização do 10º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa (10º SILUSBA), que decorrerá em Setembro de 2011, no Brasil, e a do 6º Fórum Mundial da Água, em Março de 2012, em França. Essa feliz ocorrência reforça a importância do Congresso, ao permitir dar continuidade ao trabalho conjunto desenvolvido em Pernambuco, enquanto se ultima a participação lusófona em Marselha.

É pois com empenho e entusiasmo que iremos continuar a trabalhar para que o 11º Congresso da Água continue a ser uma “Marca d’Água” da APRH, combinando ao mesmo tempo um enriquecedor intercâmbio técnico e científico com um convívio que se deseja memorável.

Jorge Matos, Presidente da Comissão Organizadora

 

 

 

 

Na sequência do pedido formulado pela Comissão Directiva da APRH para presidir à Comissão Científica do 11º Congresso da Água, foi com muito gosto, mas também com o sentido da responsabilidade que lhe está associada, que aceitei esta “mui nobre” tarefa.

Quando, juntamente com a Comissão Organizadora, se definiu como lema
principal do Congresso “Valorizar a Água num Contexto de Incerteza”, pensámos que ele reflectia não só um problema que queremos ver abordado neste Congresso, em relação aos novos desafios associados à gestão, às alterações climáticas, aos usos, etc, mas também porque desejamos que venha a ser elaborado um conjunto de
reflexões/conclusões finais sobre este mesmo lema, reflectidas naquilo que pode ser designado como “Declaração do 11º Congresso da Água – Porto 2012”.

Nesse sentido, os vários temas e sub-temas propostos para este Congresso apontam
também nessa direcção, esperando que os resumos propostos, abordem de uma forma
directa ou indirecta esta ideia-chave: “Valorizar a Água num Contexto de Incerteza”, contribuindo assim para a melhoria dos conhecimentos e resolução dos problemas nestaárea, cumprindo assim também o verdadeiro papel de um Bom Congresso.

Para finalizar e porque achamos também importante a forma como a mensagem transmitida por algumas comunicações é divulgada, será possível que algumas delas possam ser publicadas em revistas de referência, nomeadamente a “Recursos Hídricos” e a “Revista de Gestão Costeira Integrada”.

Faço votos de que a Comunidade Lusófona participe activamente neste Congresso através do envio de resumos e durante a sua realização. Tudo faremos para que esse vosso esforço seja recompensado.

Francisco Taveira Pinto, Presidente da Comissão Científica

 

 

 

 

Outras publicações da APRH