Boletim Informativo nº 143 | Julho 2011

II Jornadas de Restauro Fluvial

Realizou-se nos dias 14 e 15 de Março a II Jornada sobre Restauro Fluvial, na sequência do sucesso com a primeira Jornada no ano anterior. O objectivo destes eventos é o de promover a qualidade técnica das acções de requalificação e restauro fluviais, e para isso cada ano é promovido um tema e convidados especialistas nacionais e estrangeiros de renome e experiência na área.

A II Jornada dedicou-se a modelos dinâmicos de vegetação ribeirinha e ao planeamento de restauro fluvial. Após as boas-vindas da Presidente da APRH, o Prof Felix Frances da Universidade de Valência (Espanha), o Dr. Gregory Egger da Umweltburo de Klagenfurt (Austria) e o Engº José Rocha Afonso, Vice-Presidente do INAG abordaram o modelo RIPFLOW para vegetação lenhosa ribeirinha, demonstrando o seu funcionamento, e as suas aplicações na definição de caudais ecológicos e nas orientações de uso de segmentos fluviais regulados. A Doutora Gertrud Haivogl da Universidade de Viena, Boku, Austria, ilustrou o uso de referências históricas escritas para definição de metas de restauro fluvial, nomeadamente com recurso a populações piscícolas anteriormente pescadas, que devem ser repostas para efectivar as acções de restauro. Nesse sentido, a Engª Simone Pio, Vice-Presidente desenvolveu o tema dos desafios colocados às Administrações da Água em relação à actividade de restauro fluvial.
Na parte da tarde, o Engº Henk Feith da Altri ilustrou o papel essencial dos stakeholders no restauro fluvial, descrevendo as actividades da empresa nas zonas florestais de que é proprietária. A Professora Marta Gonzalez del Tanago, da Universidade Politécnica de Madrid, Espanha, responsável pelo Plano Estratégico de Espanha de Restauro Fluvial, descreveu a sua composição e planeamento. Finalmente a Doutora Francisca Aguiar do Centro de Estudos Florestais (ISA/UTL) descreveu as características das galerias ribeirinhas mediterrânicas e formas de avaliar a sua qualidade e apontar linhas de restauro.

No segundo dia, ocorreu uma visita a zonas de restauro fluvial desenvolvidas pela ALTRI no Vale do Tejo (Arrepiado), tendo terminado com um almoço-convívio oferecido gentilmente pela empresa. Para o ano que vem 2012, contamos retomar esta iniciativa na III Jornada de Restauro Fluvial, subordinada ao tema Planeamento e Monitorização de Acções de Restauro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras publicações da APRH