Boletim Informativo 159 | Setembro 2017

Sessão Jovens profissionais no âmbito do 13.º SILUSBA

No âmbito do 13º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa a APRH Jovens Profissionais contribuiu com duas atividades orientadas para os membros mais jovens da APRH. Nos dias 13 e dia 14 de setembro realizou-se o Programa Jovens Profissionais, com duas sessões intituladas: “DHI Modelling the World of Water” e “A Empregabilidade dos Jovens Profissionais no Sector da Água”.

A primeira sessão contou com a participação da oradora convidada Eng. Cecília Correia (Country Manager, Portugal at DHI Group). Neste evento, fomentou-se o conhecimento dos Jovens Profissionais no que diz respeito ao software desenvolvido pela DHI, com o intuito de modelar os fenómenos relacionados com o sector da água. Desde a modelação de diversos tipos de escoamento à gestão dos recursos hídricos e zonas costeiras, esta sessão contribuiu assim para a formação dos nossos Jovens Profissionais, que procuraram melhorar as suas capacidades técnicas, no que respeita a uma das ferramentas de modelação mais utilizadas.

A segunda sessão esteve a cargo da Eng. Alexandra Serra (Administradora Executiva da AdP Internacional), que providenciou aos participantes, uma visão abrangente e integrada, sobre os desafios e as principais características, que o mercado de trabalho valoriza nos Jovens Profissionais. Neste contexto, esta sessão focou-se na partilha de experiências e recomendações úteis para melhorar o perfil do Jovem Profissional, tendo em conta o atual panorama da empregabilidade no Setor da Água, a nível nacional e internacional.

 

Em virtude da associação deste programa ao 13º SILUSBA, foi possível chegar a uma plateia composta não só por Jovens Profissionais Portugueses, mas também por participantes de países como o Brasil, São Tomé e Príncipe ou Moçambique.
À semelhança destas sessões, a APRH Jovens Profissionais encontra-se de momento a planear outros eventos orientados para a massa associativa mais jovem, nomeadamente, no âmbito do Congresso da Água a ser realizado em 2018. Até lá estão já agendadas novas iniciativas cheias de novidades.

Em virtude da associação deste programa ao SILUSBA, foi possível chegar a uma plateia composta não só por Jovens Profissionais Portugueses, mas também por participantes de países como o Brasil, São Tomé e Príncipe ou Moçambique. À semelhança destas sessões, a APRH Jovens Profissionais encontra-se de momento a planear outros eventos orientados para a massa associativa mais jovem, nomeadamente, no âmbito do Congresso da Água a ser realizado em 2018. Até lá estão já agendadas novas iniciativas cheias de novidades.

Outras publicações da APRH