Serviços Municipalizados de Água e Saneamento do Porto
Rua Barão de Nova Sintra, 285
4300 Porto
O dia 1 de Janeiro de 1887 marca o início do abastecimento regular de água à cidade. O dia 1 de Abril de 1927 assinala a "a criação dos actuais Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento do Porto (SMAS), no seguimento do resgate do contrato de concessão que havia sido aprovado em 27 de Julho de 1882 a favor da Compagnie Générale des Eaux pour l'Étranger. pela Câmara do Porto.
Actualmente, os SMAS são responsáveis pela distribuição água à cidade, sendo o saneamento a outra vertente da sua actividade.
No que respeita à água paea consumo público, os SMAS, procederam à captação, tratamento e adução em alta e em baixa até finais de 2000, altura em que, passando o Município do Porto a integrar o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água à Área Sul do Grande Porto, ficaram, apenas, com a responsabilidade da distribuição domiciliária e da recolha e tratamento dos efluentes líquidos.
A água de abastecimento público passou, então, a ser adquirida pelos SMAS à empresa Águas do Douro e Paiva, S.A. , encarregada da construção e exploração daquele Sistema Multimunicipal.
|