Mensagem do Presidente da Comissão Diretiva (biénio 2021-2022),

Os Órgãos Sociais da APRH para o biénio 2021-2022 tomaram posse a 06/04/2021. Podem consultar a estrutura organizacional da APRH em https://www.aprh.pt/pt/sobre/organograma.

Caros Associados,

O programa deste mandato pretende promover a APRH, de acordo com os seus objetivos e dando continuidade, igualmente, ao trabalho realizado pelas anteriores Comissões Diretivas. Pretendemos ajustar a organização interna, melhorar a articulação entre Colaboradores, Comissão Diretiva, Núcleos Regionais, Comissões Especializadas e Associados e incentivar o envolvimento ativo dos Associados. Durante este processo, será promovida a sustentabilidade financeira, assegurando os recursos da APRH através de medidas que permitam a sua estabilidade a médio-prazo.

Atendendo aos objetivos e à missão da APRH e no contexto dos desafios atuais, propomos desenvolver ações com vista a inovar a comunicação e a promover pontes e sinergias entre diferentes atores técnico-científicos e sociais. Pretendemos aumentar o número de associados singulares e coletivos, dando-lhes mais espaço e voz. Este reforço da presença da APRH na comunidade técnico-científica, o estabelecimento de parcerias com instituições de ensino superior e empresas e o envolvimento da APRH em causas atuais, permitirá uma maior aproximação da Associação à sociedade civil.

Esta Comissão Diretiva irá trabalhar sobre 4 objetivos principais:

  1. Funcionalidade, revendo e otimizando os processos de organização interna, o desempenho da APRH e a articulação com os Núcleos Regionais, as Comissões Especializadas e os Associados;
  2. Sustentabilidade, assegurando a estabilidade financeira da APRH, cumprindo a sua missão e promovendo a atualização tecnológica;
  3. Atratividade, modernizando a imagem, para uma fácil comunicação e proximidade com a sociedade e cativando novos associados;
  4. Disseminação do conhecimento sobre os recursos hídricos, apoiando a reflexão e a discussão sobre assuntos atuais nos domínios da água.

As atividades propostas por esta Comissão atendem à natureza multidisciplinar das questões da água e à crescente importância das abordagens colaborativas, entre os vários setores da sociedade civil. Esperamos atingir os resultados propostos e potenciar a visibilidade da APRH na sociedade.

É com espírito de missão que me dirijo aos Associados, assegurando-vos que somos uma equipa empenhada e determinada em manter a APRH ativa e com vontade em contribuir para uma sustentada gestão dos Recursos Hídricos em Portugal. Assim, contamos com todos para nos ajudarem nesta tarefa e atingirmos os objetivos propostos para o biénio 2021/22.