Zona Costeira Portuguesa: Passado, Presente e Futuro

Decorreu no passado dia 10 de outubro, no Museu Municipal da Figueira da Foz, o evento comemorativo do 45º Aniversário da APRH organizado pela Comissão Especializada das Zonas Costeiras e do Mar (CEZCM).

Decorreu no passado dia 10 de outubro, no Museu Municipal da Figueira da Foz, o evento comemorativo do 45º Aniversário da APRH organizado pela Comissão Especializada das Zonas Costeiras e do Mar (CEZCM). Destaca-se a significativa participação na sessão de diferentes elementos da comunidade que desenvolve atividades relacionadas com a zona costeira e o mar: administração central e local, instituições de ensino e investigação, empresas de engenharia e ambiente, entre outras.

A CEZCM integra atualmente professores e investigadores das Universidades do Algarve, Lisboa, Coimbra, Aveiro, Porto e Minho e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Foram realizadas apresentações pelos ex-presidentes da CEZCM que partilharam visões diversificadas sobre o mar e a zona costeira Portuguesa, as condições passadas e atuais para o desenvolvimento de conhecimento científico e a importância da utilização do conhecimento técnico e científico mais avançado na prática do planeamento e gestão, assim como nas novas utilizações do mar e zonas costeiras. Na sessão foram ainda realizadas apresentações por membros da Comissão, focadas num conjunto de temas atuais e que resultam de um trabalho de reflexão que tem vindo a ser desenvolvido e disseminado através do Boletim da APRH e que podem ser consultados aqui. Destaca-se a abrangência e multidisciplinaridade da Comissão, o que permite a produção de conteúdos de elevada qualidade que resultam dos contributos e reflexões de todos os seus elementos.

O evento terminou com uma mesa redonda com intervenção de representantes da APA, CCDR-Centro, UA, Porto da Figueira da Foz e APRH. Foram identificadas necessidades quer para o desenvolvimento de instrumentos de planeamento quer na utilização do conhecimento científico para fazer face às pressões futuras colocadas pelo desenvolvimento das atuais atividades quer das novas utilizações das zonas costeiras e do mar. Foi sugerido um quadro participativo assente no trabalho em rede como a resposta às necessidades atuais de atuação e de desenvolvimento.

A sessão contou com o patrocínio e apoio de diferentes entidades que se juntaram deste modo à organização deste evento.

CEZCM
José Pinho

Cookies
Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.