1 OUT
Dia Nacional da Água 1983
1 de outubro de 1983
Sessão Solene Comemorativa do 1º Dia Nacional da Água;
Conferência subordinada ao tema “A Água no Mundo Actual”;
Atelier de expressão plástica infantil aberto a crianças dos 4 aos 10 anos;
Exposição de equipamento, estudos, projectos e outras actividades no âmbito dos recursos hídricos;
Exibição de filmes alusivos ao tema “A ÁGUA”;
II Salão Universitário de Arte Fotográfica sobre o tema “A ÁGUA” – regulamento;
Visitas Públicas ao LNEC, EPAL e Serviços Geológicos de Portugal
Apresentação
Relato
Apresentação
Comemoração do Dia Nacional da Água, que incluiu:
- Sessão Solene Comemorativa do 1º Dia Nacional da Água;
- Conferência subordinada ao tema “A Água no Mundo Actual”;
- Atelier de expressão plástica infantil aberto a crianças dos 4 aos 10 anos;
- Exposição de equipamento, estudos, projectos e outras actividades no âmbito dos recursos hídricos;
- Exibição de filmes alusivos ao tema “A ÁGUA”;
- II Salão Universitário de Arte Fotográfica sobre o tema “A ÁGUA”;
- Visitas Públicas ao LNEC, EPAL e Serviços Geológicos de Portugal;
No Porto , o Núcleo Regional do Norte da APRH, em colaboração com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, promoveram no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Água, a realização de uma mesa redonda sobre “O ensino e a investigação na área das ciências do meio aquático: uma experiência inovadora na Universidade do Porto”;
Em resposta à solicitação feita pelo Núcleo Regional do Sul, a Universidade de Évora realizou um “Dia Aberto”, criando um polo de atenção para o Dia Nacional da Água, foram promovidas uma exposição e uma sessão cultural. Esta sessão constou de duas palestras:
“A importância das redes hidrométricas na avaliação dos recursos hídricos: caso da bacia do Guadiana” e “A água – um bem nacional”.
Relato
A fim de preparar o programa das comemorações do Dia Nacional da Água ‘foi criada uma Comissão Organizadora com a seguinte constituição:
António Gonçalves Henriques, Vitória Mira da Silva, José Costa Miranda, João Mimoso Loureiro e Maria Helena Albuquerque, da Comissão Directiva; Noémia Nunes, Vera Bruto da Costa e Margarida Martins, da CEDI – Comissão Especializada de Divulgação e Informação; Amilcar Melo Rodrigues, da CEAC – Comissão Especializada de Actividades Culturais; associados Lurdes Mourinho e António Morais Sarmento; Miguel Gamboa, Paula Trindade, Lourdes Martins e Mira Marques do Secretariado da APRH.
No dia 5 de Maio de 1983 foi feita a primeira circular de divulgação da iniciativa, a qual foi endereçada a todas as Câmaras Municipais, Serviços Municipalizados, Gabinetes de Apoio Técnico, Comissões de Coordenação Regional, mais de 50 organismos da Administração Central e mais de 70 empresas públicas e privadas.
Entretanto foi preparado o seguinte material de divulgação:
- Um cartaz 5.000 exemplares
- Autocolante:10.000 exemplares
- Um folheto de divulgação da APRH – 20.000 exemplares
- A CEDI elaborou um texto-base sobre os problemas da água, que, através da Direcção-Geral do Ensino Básico, foi enviado a todas as Escolas do Ensino Preparatório, acompanhado do ofício circular, que se reproduz no Anexo, pela importância de que o mesmo se reveste. A divulgação do Programa foi ainda feita através da notícia inserida no Boletim de Educação Sanitária, VOL. VI, nº 1, Julho 1983, da Direcção-Geral de Saúde, que igualmente se reproduz no Anexo.
Durante a semana que precedeu o dia 1 de Outubro, por amável cedência da Direcção-Geral da Divulgação, a APRH dispôs de uma montra no Palácio Foz onde esteve exposto diverso material alusivo às nossas actividades e obviamente ao Programa do Dia Nacional da Água.