O Dia Mundial dos Peixes Migradores (http://www.worldfishmigrationday.com/) é uma iniciativa a nível mundial com o objetivo de chamar a atenção da opinião pública sobre a importância da manutenção de rios saudáveis e da conectividade fluvial, fundamental para a livre circulação de peixes e satisfação das suas necessidades (reprodução, alimentação, refúgio) ao longo do ciclo de vida.
Várias espécies de peixes nativos que existem nos nossos rios encontram-se ameaçadas devido a uma multiplicidade de fatores onde se inclui a poluição, a destruição de habitats, a sobrepesca, a extração de inertes ou a introdução de espécies exóticas. Um dos principais fatores de ameaça é a construção de obstáculos fluviais à livre circulação dos peixes, tais como barragens e açudes. Embora tais estruturas desempenhem indubitavelmente um papel determinante para o desenvolvimento humano e da sociedade, têm contudo um efeito prejudicial nas populações de peixes ao bloquearem total ou parcialmente os respetivos movimentos, e impedindo-as de se reproduzirem e de completar o seu ciclo de vida.
O Dia Mundial dos Peixes Migradores surgiu com o objetivo de chamar a atenção e despertar a consciência da opinião pública para esta problemática, tendo sido celebrado pela primeira vez a 24 de Maio de 2014. Neste dia tiveram lugar 273 eventos em mais de 50 países, organizados por mais de 1000 entidades e diferentes organizações. Face ao enorme sucesso obtido, a 21 de Maio de 2016 volta a comemorar-se o Dia Mundial dos Peixes Migradores.
Programa (PDF)