Análise comparativa do regime pluviométrico em regiões semi-áridas (Arquipélago de Cabo Verde e Agreste do Nordeste brasileiro)

Título:

Análise comparativa do regime pluviométrico em regiões semi-áridas (Arquipélago de Cabo Verde e Agreste do Nordeste brasileiro)

Resumo:

O regime pluviométrico é de grande importância para o planejamento agrícola, em particular nas regiões semi-áridas. Estas são caracterizadas por baixos níveis pluviométricos, e elevada evaporação, além de alta variabilidade espaço-temporal das chuvas, tornando-as periodicamente afetadas por secas, devido principalmente à irregularidade da estação chuvosa. Este trabalho objetivou comparar o regime pluviométrico do Arquipélago de Cabo Verde com o do Agreste de Pernambuco, Brasil (Pesqueira-PE), entre 1977 e 2006. Essas regiões são caracterizadas como semi-áridas, e vêm sendo estudadas através do projeto de Cooperação Internacional do Semi-Árido (CISA), com o intuito de promover o fortalecimento da pesquisa conjunta e transferências de tecnologia entre os dois países, voltadas para a convivência com a escassez hídrica. Observa-se que o período chuvoso no Agreste concentra-se de abril a julho, com média anual de 650 mm, enquanto que, em Cabo Verde compreende-se de agosto a outubro, com 426 mm anuais, sendo o mês de setembro o de maior aporte hídrico e maior probabilidade de ocorrência de chuvas intensas. Pode-se concluir que o regime pluvimétrico nas duas regiões diferem significativamente, apesar de possuírem a mesma classificação climática. Faz-se necessário intensificar os estudos e o uso de práticas de conservacão do solo e água, buscando incremento da disponibilidade e segurança hídrica nessas regiões.

Autores:

Vicente de Paula Silva, Abelardo A. A. Montenegro, Antônio Pedro Pina, José Roberto L. Silva, Angela V. Moreno, Adriana C. Figueiredo, Robertson V. P. Fontes Júnior, Marcus Metri Corrêa

Cookies
Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.