Controlo da qualidade da água. Caso prático – Empresa de água e saneamento do Lobito

Título:

Controlo da qualidade da água. Caso prático – Empresa de água e saneamento do Lobito

Resumo:

A qualidade da água tratada depende do seu uso. É de vital importância para a saúde pública que a comunidade conte com um abastecimento seguro que satisfaça as necessidades domésticas tais como o consumo, a preparação de alimentos e a higiene pessoal. Para alcançar este propósito devem ser cumpridas uma série de normas de qualidade (física, química e microbiológica), de tal maneira que a água esteja livre de organismos capazes de originar enfermidades e de qualquer mineral ou substância orgânica que possa prejudicar a saúde. 9º SILUSBA (Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa) As entidades gestoras devem elaborar um plano de monitorização que inclua os locais e os parâmetros de controlo mais críticos, bem como os procedimentos de amostragem e de análise e adequar as frequências da amostragem às características dos sistemas. A análise do histórico da qualidade da água permite identificar os pontos de controlo críticos do sistema e caracterizar os problemas relacionados com a qualidade e quantidade da água bruta, tratada e distribuída. Desenvolveu-se em ACCESS um programa que permite a definição e estrutura dos locais de amostragem, o registo e tratamento estatístico dos dados obtidos. Permite também a emissão de boletim de análise e a emissão de diversos relatórios assim como a exportação dos dados para Excel. Software desenvolvido pela Águas de Portugal internacional para a Empresa de Água e Saneamento do Lobito mas que, dada a sua estrutura base, permite de forma fácil e expedita, adaptálos à realidade de outras empresas responsáveis pelo abastecimento de água a pequenos ou grandes aglomerados populacionais.

Autores:

Paulo Jessé, Eduardo André, Júlio Kalupeto, Fátima Loureiro

Cookies
Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.