Critérios de drenagem e concepção da rede de drenagem do Projecto da Lezíria Grande

Daniel Bárrio Vieira

Engenheiro Agronomo, técnico de rega e drenagem da Direcção-Geral de Hidráulica e Engenharia Agrícola.

Resumo | Abstract

Um dos aspectos mais importantes do Projecto da Lezíria Grande é, sem dúvida, o estudo da drenagem das terras agrícolas.

Os objectivos principais da drenagem abordados neste projecto são o controlo da toalha freática e a dessalinização dos solos, pelo que os estudos incidiram sobretudo sobre a drenagem subsuperficial, tendo também em atenção alguns aspectos da drenagem superficial.

Faz-se uma descrição do critério de drenagem assumido, realçando os principais factores intervenientes no processo, determinando- -se os caudais específicos de drenagem para os tipos de solos e de drenagem a considerar, necessários para o dimensionamento da rede.

Deste modo, para a rede terciária e quaternária, consideram-se 2 unidades-amostra, uma para cada tipo de drenagem, onde se ensaiaram diversas hipóteses, visando um estudo comparativo dos benefícios a obter consoante a variação dos custos de investimento e de operação e manutenção. A nível primário e secundário, estudaram-se algumas alternativas de projecto para toda a Lezíria com vista a assegurar a remoção do excesso de água proveniente dos drenos de campo.

Para tal assumiram-se critérios definidores de áreas a drenar superficial ou subsuperficial consoante as cotas topográficas do terreno em relação ao plano de água admissível na rede.

Estes tipos de drenagem necessitarão de algumas estações de bombagem, uma das quais reversível, para a adução de água de boa qualidade para rega.

Deste trabalho extraem-se algumas conclusões no que respeita a técnicas mais adequadas e o custo de investimento duma rede de drenagem.

Cookies
Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.