Utilização de guinchos de tensão automática no controle das oscilações de navios amarrados

Título:

Utilização de guinchos de tensão automática no controle das oscilações de navios amarrados

Resumo:

Guinchos de amarração automáticos, nomeadamente guinchos de tensão constante e guinchos de tensão automática têm sido utilizados para controlar movimentos excessivos de navios amarrados. É prática corrente impor que a força exercida por guinchos de tensão automática ao recolher os cabos a que estão ligados nunca seja inferior a um terço da força exercida ao desenrolar os mesmos cabos. Contudo, a aplicação de uma força não nula ao enrolar o cabo implica que esse cabo pode estar a contrariar a força exercida por outro guincho num cabo oposto que então se desenrola. Idealmente, os guinchos apenas deveriam aplicar forças para reduzir os movimentos do navio, logo a força exercida ao enrolar o cabo deveria ser nula. Nesta comunicação descreve-se a utilização de um modelo numérico para o comportamento de navios amarrados no estudo dos efeitos de guinchos de tensão automática nas amplitudes dos movimentos de um navio com 108 416 m3 de deslocamento amarrado em duas situações distintas: a) isolado numa situação exposta; b) a 30 m de uma parede vertical infinita. Consideraram-se cabos adicionais ligados a guinchos de amarração automáticos e investigou-se, para o navio sujeito a ondas regulares de vante, os efeitos da mudança de uma situação idealizada em que os cabos aplicam forças no plano horizontal apenas para uma situação mais realista em que aquelas forças têm componente vertical, bem como a influência nos movimentos do navio da força exercida pelo guincho ao enrolar o cabo.

Autores:

Liliana Pinheiro, João A. Santos, Conceição J. Fortes

Cookies
Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.