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Volume 41, Nº 2 - dezembro 2020

 

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Revista Recursos Hídricos

DOI:10.5894/rh41n2-cti2
Este artigo é parte integrante da Revista Recursos Hídricos, Vol. 41, Nº 2, 21-36, dezembro de 2020.

Prótotipo do To-Sealert para o Porto da Ericeira

To-SEAlert Prototype for Ericeira Harbour

Ana Catarina ZÓZIMO1, Conceição J. E. M. FORTES2, Liliana V. PINHEIRO3, Nathan SMITHERS4, Vera SERRAZINA5, Maria Teresa REIS6


1 Eng.ª Ambiente, LNEC, Av. do Brasil, 1700-066, Lisboa, +351.21.8443756, [email protected]
2 Eng.ª Civil, LNEC, Av. do Brasil, 1700-066, Lisboa, +351.21.8443445, [email protected]
3 Eng.ª Civil, LNEC, Av. do Brasil, 1700-066, Lisboa, +351.21.8443451, [email protected]
4 University of Saxion, M. H. Tromplaan 28, 7513 AB Enschede, Países Baixos, [email protected]
5 Especialista de Informática, LNEC, Av. do Brasil, 1700-066, Lisboa, +351.21.8443911, [email protected]
6 Eng.ª Civil, LNEC, Av. do Brasil, 1700-066, Lisboa, +351.21.8443448, [email protected]


RESUMO

O projeto de investigação e desenvolvimento To-SEAlert financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e envolvendo o LNEC, a FCiências.ID, a NOVA.ID.FCT e o ISEL tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de previsão, alerta, planeamento de emergência e gestão de risco de galgamentos e inundações em zonas costeiras e portuárias, com base no sistema HIDRALERTA. Partindo das características da agitação marítima ao largo e utilizando modelos numéricos para a propagação e deformação da agitação marítima, o sistema HIDRALERTA estima os parâmetros relevantes da agitação marítima para a avaliação do galgamento e da inundação bem como o risco associado a esses eventos. As funcionalidades que se pretendem melhorar no âmbito do projeto To-SEAlert dizem respeito às metodologias de previsão do galgamento e da delimitação da zona inundada, bem como no apoio à resposta a situações de emergência envolvendo fenómenos de galgamento. A implementação e a validação do protótipo do To-SEAlert estão a ser efetuadas para a zona costeira da Costa da Caparica e para o porto da Ericeira.

Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido até à data na construção e desenvolvimento do protótipo do To-SEAlert para o porto da Ericeira.

Palavras-chave: Ericeira, To-SEAlert, HIDRALERTA, Galgamento, Previsão e alerta, Emergência.

ABSTRACT

The research and development project To-SEAlert has as its main objective the development of a system responsible for the forecast, alert, emergency planning and risk management for overtopping and flooding in coastal and harbour areas. To-SEAlert project is financed by the Fundação para a Ciência e a Tecnologia which is the Portuguese public agency that supports science, technology and innovation. The members of the project are LNEC, FCiências.ID, NOVA.ID.FCT and ISEL.

The above mentioned system is being developed based on the already existing HIDRALERTA system. Taking into account the offshore wave and wind conditions and with the help of numerical models, the HIDRALERTA system estimates the inshore wave conditions in order to be able to assess wave overtopping and flooding and the risk associated with those events. The To-SEAlert project aims to improve the methodologies both for the wave overtopping assessment and the delineation of flooded areas, and also to serve as a support for the decision making process in emergency situations that involve wave overtopping. The implementation and validation of the To-SEAlert prototype will be performed for the coastal area of Costa da Caparica and the harbour area of Ericeira.

This document presents the work developed up to now in the development of the To-SEAlert prototype for Ericeira harbour

Keywords: Ericeira, To-SEAlert, HIDRALERTA, Overtopping, Forecast and alert, Emergency.