Menu:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Volume 42, Nº 1 - março 2021

 

Download 2815KB, PDF)

 

 

  • Abstract / Resumo
  • References / Bibliografia
  • Citations / Citações

Revista Recursos Hídricos

DOI:10.5894/rh42n1-cti10
Este artigo é parte integrante da Revista Recursos Hídricos, Vol. 42, Nº 1, 91-100, março de 2021.

Modelação física da resposta à agitação incidente de um trecho do quebra-mar do porto da Ericeira

Physical modeling of incident waves on a breakwater stretch of Ericeira port

João Alfredo SANTOS1, 4, Rute LEMOS2, C.J.E.M. FORTES2, Maria Graça NEVES2,3, Liliana PINHEIRO2, Marco PINTO3, Carolina SANCHES2, Joana GUEIFÃO3, Ana Catarina ZÓZIMO2


1 ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, Rua Conselheiro Emídio Navarro, 1, 1959-007 Lisboa, [email protected]
2 LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Av. do Brasil, 101, 1700-066 Lisboa, [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected]
3 FCT/UNL, Campus da Caparica 2829-516 Caparica, Portugal, [email protected], [email protected]
4 CENTEC – Centre for Marine Technology and Ocean Engineering, Instituto Superior Técnico, Avenida Rovisco Pais, 1, 1049-001 Lisboa, [email protected]


RESUMO

Para caracterizar a resposta de um trecho do quebra-mar de taludes do porto da Ericeira à agitação marítima nele incidente, realizaram-se no canal de ondas irregulares do LNEC um conjunto de ensaios com um modelo reduzido desse mesmo trecho. Nesta comunicação descreve-se a instalação experimental, incluindo os diversos instrumentos utilizados para medir as séries temporais das várias grandezas de interesse e o programa de ensaios, apresentando-se as grandezas medidas num subconjunto dos ensaios considerado mais interessante. Nestas grandezas incluem-se a elevação da superfície livre associada à agitação incidente, o espraiamento ao longo do talude, o volume de água de água galgado, a pressão em vários pontos da superestrutura e a erosão do manto protetor utilizando um sensor cujo funcionamento se baseia na tecnologia Time of Flight.

Palavras-chave: agitação marítima; espraiamento; galgamento; superestrutura; dano.

ABSTRACT

To characterize the response to the sea waves of a stretch of rubble-mound breakwater of the Ericeira port, a set of scale model tests with such a stretch were carried out in the LNEC irregular wave flume. This paper presents the experimental set up, including the equipment used to measure the time series of the several quantities of interest as well as the test programme and the measured quantities in a subset of the tests considered most interesting. These quantities include the free-surface elevation associated to the incident sea waves, the run up along the armour layer slope, the overtopped volume, the pressure at several points of the superstructure and the erosion of the armour layer using a sensor based on the Time of Flight technology.

Keywords: Wave; runup; overtopping; superstructure; damage.