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Volume 42, Nº 1 - março 2021

 

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Revista Recursos Hídricos

DOI:10.5894/rh42n1-cti8
Este artigo é parte integrante da Revista Recursos Hídricos, Vol. 42, Nº 1, 71-79, março de 2021.

Dinâmica da pluma de sedimentos oriundos de atividades de dragagens no estuário da Beira - Moçambique

Dredge plume dynamics in the Beira estuary - Mozambique

Nélio das Neves O. SITOE 1, Avelino A. A. LANGA 1, José L. PINHO 2, Luís V. VIEIRA 2


1 Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras; Universidade Eduardo Mondlane – UEM, Quelimane, Moçambique, [email protected], [email protected]
2 Departamento de Engenharia Civil – Universidade do Minho; Campus de Gualtar 4704-553 Braga, Portugal, [email protected], [email protected]


RESUMO

O Estuário da Beira, em Moçambique, apresenta-se como um sistema marinho de elevada importância em termos de biodiversidade, e abrigando o porto da cidade da Beira, o segundo maior porto de Moçambique. A intensa movimentação de navios de grande calado implica atividades frequentes de manutenção do canal de acesso ao porto visto que este sofre acentuados assoreamentos. As dragagens apresentam impactos no ambiente marinho, podendo afetar temporariamente a abundância e distribuição de espécies marinhas, provocando a alteração da circulação estuarina e a respetiva batimetria. Este artigo foca-se na avaliação da dispersão da pluma de sedimentos oriundos de atividades de dragagens no Estuário da Beira, tendo sido realizado com base em modelação hidrodinâmica e sedimentológica utilizando o programa Delft3D. Em geral, a corrente de maré é responsável pelo transporte sedimentar no estuário, sendo que as atividades de dragagem aumentam a concentração de sedimentos em suspensão (próximo à superfície) e junto ao fundo durante a sua execução. As descargas fluviais apresentam uma influência importante limitada às respetivas embocaduras, transportando os sedimentos em direção ao estuário. A ação do vento induz correntes com direções variáveis nas zonas menos profundas, condicionadas pela batimetria (canais e bancos de areia) transportando sedimentos. A dinâmica da pluma de dragagem é condicionada principalmente pela hidrodinâmica que depende da batimetria da região e pela ação das marés.

Palavras-chave: Modelação hidrodinâmica; Transporte sedimentar; Dragagens.

ABSTRACT

The Beira Estuary in Mozambique is a marine system of high importance in terms of biodiversity, and navigation use at Beira Harbor , the second largest harbor of Mozambique. The intense traffic of large ships implies frequent activities of maintenance of the port access channel, since it suffers severe siltation. Dredging activities have negative impacts on the marine environment, and may temporarily affect the abundance and distribution of marine species, also causing change in estuarine circulation and its bathymetry. This paper focuses on the evaluation of sediment plume dispersion from dredging activities in the Beira Estuary, and was based on hydrodynamic and sedimentological modeling using Delft3D software. In general, tidal currents are responsible for sediment transport within the estuary, and dredging activities increase the concentration of suspended sediments (near the surface) and near the bottom during their execution. River discharges have an important influence limited to their mouths, transporting sediments towards the estuary. The wind action induces currents with variable directions in the shallower areas, conditioned by bathymetry (channels and sandbanks) also being responsible for sediments transport. The dynamics of the dredging plume is mainly conditioned by the hydrodynamics that depends on the bathymetry characteristics and the tidal action.

Keywords: Hydrodynamic modeling; Sedimentary transport; Dredging.