Menu:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Volume 43, Nº 2 - dezembro 2022

 

Download 1710KB, PDF)

 

 

  • Abstract / Resumo
  • References / Bibliografia
  • Citations / Citações

Revista Recursos Hídricos

DOI:10.5894/rh43n2-cti1
Este artigo é parte integrante da Revista Recursos Hídricos, Vol. 43, Nº 2, 13-24, dezembro de 2022.

Eficiência do Uso da Água em Ambiente Escolar - Envolver os Jovens num Laboratório Vivo para a Eco-Eficiência

Efficiency of Water Use in School Environment - Engaging Young People in a Living Lab for Ecoefficiency

Anabela Cordeiro1 *, Manuela Moreira da Silva2


* Autor para a correspondência: [email protected]
1 Universidade do Algarve, Instituto Superior de Engenharia, Faro, Portugal. Mestre em Ciclo Urbano da Água.
2 Universidade do Algarve, Instituto Superior de Engenharia, Faro, Portugal. CIMA-ARNET; CEiiA, Colab Smart and Sustainable Living. [email protected]. Sócia APRH nº 1774


RESUMO

A crescente pressão sobre os recursos naturais do planeta, nomeadamente da água, associada ao crescimento demográfico e aos atuais padrões de consumo, exige práticas de gestão mais eficientes, que permitam sustentar a biocapacidade do planeta. A educação é uma ferramenta muito poderosa para transformar comportamentos atuais e futuros, determinantes para enfrentarmos períodos de seca cada vez mais prolongados, sobretudo em regiões onde os efeitos das alterações climáticas têm sido mais severos. Este é o caso do Algarve, onde este estudo se realizou durante 2021, com o objetivo de envolver os jovens na melhoria da eco-eficiência da sua escola, família e cidade. Para isso utilizou-se o ambiente de uma Escola Básica como se fosse um laboratório vivo, com jovens entre os 12 e os18 anos, e considerando-se as variáveis: água, energia, gás propano, resíduos plásticos e balanço de carbono. Foram promovidas várias ações pedagógicas interativas com recurso a TIC, envolvendo-se diversos stakeholders (Universidade do Algarve, Município de Olhão e Águas do Algarve) e explorando a importância do uso eficiente da água, da redução da Pegada Hídrica (PH), do consumo de água da torneira e da redução dos resíduos plásticos. Caracterizaram-se os espaços exteriores do recinto, nomeadamente a vegetação, tendo-se para tal procedido à identificação, medição e contagem de árvores e arbustos. Estimaram-se as emissões de carbono relacionadas com os consumos de água, energia e gás e o potencial de sequestro da vegetação existente no recinto escolar. A PH dos jovens foi de 279 L. Detetaram-se várias fugas de água no edifício no período 2017-20, e com as medidas definidas devem ser poupados 270 L/min água nas torneiras e 16 L/min nos chuveiros. O funcionamento desta escola representa a emissão de 31 t CO2/ano, sendo que a sua vegetação apenas sequestra 16 % dessas emissões. Durante este período, cerca de 580 pessoas (jovens e adultos) definiram medidas de melhoria em ambiente escolar, que ao serem transportadas para a família, permitem disseminar alterações comportamentais verdadeiramente promotoras da eco-eficiência urbana. Estas melhorias irão permitir o uso mais eficiente da água e a integração da Natureza em espaços urbanos, promovendo serviços ecossistémicos fundamentais para a qualidade de vida, e em particular, a melhoria do sequestro de carbono, contribuindo para se atingir a meta da neutralidade carbónica imposta para 2050 pelo Estado Português.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Escassez de Água; Resíduos Plásticos; Balanço de Carbono; Natureza Urbana.

ABSTRACT

The population growth and current consumption patterns, are increasing the pressure on the planet´s natural resources, that require practices of more efficient management for sustaining the planet’s biocapacity. The water abstraction and its multiple uses are one of the main problems to planet sustainability. Education is a very powerful tool for transforming current and future behaviors, that can be useful to face increasingly long drought periods, especially in regions where the climate change effects have been more severe. This is the case of the Algarve, where this study was carried out during 2021, with the aim of engage young people in improving the eco-efficiency of their school, family and city. For this, the environment of a Basic School was used as a living lab, with students between 12 and 18 years old, and considering the consumption of water, energy and propane gas, the use of plastic water bottles and the calculation of the carbon balance in the school environment. Several activities were promoted using ICT with stakeholder’s collaboration (University of the Algarve, Municipality of Olhão and Águas do Algarve) to explore the importance of the efficient use of water, to reduce the Water Footprint (WF), to promote the consumption of tap water and reduce the plastics use. The external green spaces of the school building were characterized identifying and counting trees and shrubs. The carbon emissions related to the consumption of water, energy and propane gas in the school building were quantified and the carbon sequestration by plants was estimated. The WF of students was about 279 L. Between 2017-21 several water losses were detected in the school building. Besides the proposed measures will save 270 L/min of water in the taps and 16 L/min in the showers. This school is responsible for the emission of 31 t CO2/year, and vegetation only sequesters around 16 % of that emissions. During this study, around 580 young students and adults defined improvement measures at the school environment, which were carried to home engaging families and transforming behaviors that will contribute to improve the urban eco-efficiency. This improvement includes a decrease on water consumption and an increase of green areas, promoting ecosystem services that are vital to the urban community, particularly the carbon sequestration, contributing to achieve the goal of carbon neutrality defined to 2050 by the Portuguese State.

Keywords: Environmental Education; Water Scarcity; Plastic Waste; Carbon Balance; Urban Nature

 

Entidade Reguladora dos Serviços da Água e dos Resíduos (ERSAR). (2019). Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal . Controlo da qualidade da água para consumo humano.(Vol.1). www.ersar.pt

Entidade Reguladora dos Serviços da Água e dos Resíduos (ERSAR). (2021). Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (2021): Controlo Agência portuguesa do Ambiente (APA) (2021). Portal do Estado do Ambiente. Produção e Gestão de Resíduos Urbanos. Disponível em: https://rea.apambiente.pt. Acedido em 15 de janeiro de 2022.

Bettencourt, L. (2021). Introduction to Urban Science: Evidence and Theory of Cities as Complex Systems. MIT Press. https://doi.org/10.7551/mitpress/13909.001.0001

Burnett, D. & Hansen, D.R. (2008). Ecoefficiency: Defining a role for environmental cost management. Accounting, Organizations and Society. 33, 6, 551-581. https://doi.org/10.1016/j.aos.2007.06.002

Chaparro L., Terradas J. (2009). Ecological Services of Urban Forest in Barcelona. Centre de Recerca Ecològica i Aplicacions Forestals Universitat Autònoma de Barcelona. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.364.9799&rep=rep1&type=pdf

Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) (2008). Despacho no17313, 2aSérie - n.122. Diário Da Républica, 27912–27913.

Entidade Reguladora dos Serviços da Água e dos Resíduos (ERSAR). (2016). Estudo de satisfação dos utilizadores dos serviços de águas e resíduos. www.ersar.pt da qualidade da água para consumo humano (Vol. 2). www.ersar.pt

Ferreira, M.L. & Liu, J., 2023. Social Determinants, Motivation, and Communication: How People Perceive and Choose Sustainable Mobility at a Local Level in Portugal. Sustainability. 15, 13294. https://doi.org/10.3390/su151813294

Freire-González, J. (2019). Does Water Efficiency Reduce Water Consumption? The Economy-Wide Water Rebound Effect. Water Resources Management. 33, 6, pp. 2191–2202. https://doi.org/10.1007/s11269-019-02249-0

Fry, J., Lenzen, M., Jin, Y., Wakiyama, T., Baynes, T., Wiedmann, T., Malik, A., Chen, G., Wang, Y., Geschke, A., & Schandl, H. (2018). Assessing carbon footprints of cities under limited information. Journal of Cleaner Production, 176, 1254–1270. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.11.073

Galafassi, S., Nizzetto, L., & Volta, P. (2019). Science of the Total Environment Plastic sources : A survey across scienti fi c and grey literature for their inventory and relative contribution to microplastics pollution in natural environments, with an emphasis on surface water. Science of the Total Environment. 693, 133499. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2019.07.305

Galli, A., Iha, K., Moreno Pires, S., Mancini, M. S., Alves, A., Zokai, G., Lin, D., Murthy, A., & Wackernagel, M. (2020). Assessing the Ecological Footprint and biocapacity of Portuguese cities: Critical results for environmental awareness and local management. Cities, 96, 102442. https://doi.org/10.1016/j.cities.2019.102442

García-González, E., Jiménez-Fontana, R., & Goded, P. A. (2020). Approaches to teaching and learning for sustainability: Characterizing students’ perceptions. Journal of Cleaner Production, 274, 122928. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.122928

Hardiman, B. S., Wang, J. A., Hutyra, L. R., Gately, C. K., Getson, J. M., & Friedl, M. A. (2017). Accounting for urban biogenic fluxes in regional carbon budgets. Science of The Total Environment, 592, 366–372. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2017.03.028

Hoekstra, A. Y., & Hung, P. Q. (2002). Virtual water trade. A quantification of virtual water flows between nations in relation to international crop trade. Value of water research report series, 11, 166. IHE, Delft, The Netherlands.

Hoekstra, A. Y., & Mekonnen, M. M. (2012). The water footprint of humanity. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 109(9), 3232 – 3237. http://doi.org/10.1073/pnas.1109936109

Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). (2019). Aquecimento Global de 1,5 °C. Sumário para Formuladores de Políticas. IPCC, 28.

https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2019/07/SPM-Portuguese-version.pdf

Kuittinen, M., Moinel, C., & Adalgeirsdottir, K. (2016). Carbon sequestration through urban ecosystem services: A case study from Finland. Science of the Total Environment, 563–564, 623–632. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2016.03.168

Leal Filho, W., Vargas, V. R., Salvia, A. L., Brandli, L. L., Pallant, E., Klavins, M., Ray, S., Moggi, S., Maruna, M., Conticelli, E., Ayanore, M. A., Radovic, V., Gupta, B., Sen, S., Paço, A., Michalopoulou, E., Saikim, F. H., Koh, H. L., Frankenberger, F., Vaccari, M. (2019). The role of higher education institutions in sustainability initiatives at the local level. Journal of Cleaner Production, 233, 1004–1015. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.06.059

Lizana, J., Manteigas, V., Chacartegui, R., Lage, J., Becerra, J.A., Blondeau, P., Rato, R., Silva, F., Gamarra, A.R., Herrera, I., Gomes, M., Fernandez, A., Berthier, C., Gonçalves, K., Alexandre, J:L:, Almeida-Silva., M., Almeida, S.M. (2021). A methodology to empower citizens towards a low-carbon economy. The potential of schools and sustainability indicators. Journal of Environmental Management. 284,112043. https://doi.org/10.1016/j.jenvman.2021.112043

Lobato, M. F., Rodrigues, B. M. M., & Santos, A. G. dos. (2021). Impacto da pandemia de COVID-19 nas emissões veiculares no Brasil no período de janeiro a maio de 2020. Engenharia Sanitaria e Ambiental, 26(5), 829–836. https://doi.org/10.1590/s1413-415220200261

McPherson, E. G., Xiao, Q., & Aguaron, E. (2013). A new approach to quantify and map carbon stored, sequestered and emissions avoided by urban forests. Landscape and Urban Planning, 120, 70–84. https://doi.org/10.1016/j.landurbplan.2013.08.005

Muller, L., Moreira da Silva, M., Rodriguez, C., Afonso, A. (2021). Uso eficiente da água em Lisboa- Cálculo da pegada Hídrica. 15ª Congresso da Água, Lisboa 22 a 26 de março. https://www.aprh.pt/congressoagua2021/docs/15ca_134.pdf

Neto, S., Moreira da Silva, M., Muller, L., Weller, K., (2020). Social and Technological Innovation for Water Conservation – The Project ECH2O-ÁGUA. INCREaSE 2019 – Book of Proceedings of the 2nd International Congress on Engineering and Sustainability in the XXI Century (pp. 786-798). Cham, Switzerland: Springer International Publishing. DOI:10.1007/978-3-030-30938-1_62

Peixoto, D., Pinheiro, C., Amorim, J., Oliva-Teles, L., Guilhermino, L., & Vieira, M. N. (2019). Microplastic pollution in commercial salt for human consumption: A review. Estuarine, Coastal and Shelf Science, 219 (January 2018), 161–168. https://doi.org/10.1016/j.ecss.2019.02.018

Silva,C.M., Soares, R.,Machado, W., Arbilla,G. (2020). A Pandemia de COVID-19: Vivendo no Antropoceno. Rev.Virtual Quim. 12, 4, 1001-1016. http://rvq.sbq.org.br

Sterner, T., Barbier, E. B., Bateman, I., et al. (2019). Policy design for the Anthropocene. Nature Sustainability, 2, 14–21. DOI: 10.1038/s41893-018-0194-x

Tang, Y., Chen, A., Zhao, S. (2016). Carbon Storage and Sequestration of Urban Street Trees in Beijing, China. Front. Ecol. Evol. doi.org/10.3389/fevo.2016.00053

Tasdemir, C., & Gazo, R. (2020). Integrating sustainability into higher education curriculum through a transdisciplinary perspective. Journal of Cleaner Production, 265, 121759. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.121759

United Nations People Division (UNPD). (2018) World Urbanization Prospects. The 2018 Revision. Disponível em: https://population.un.org/Wup/Publications/Files/WUP2018-KeyFacts.pdf . Acedido em 15 de janeiro 2022.

United Nations Educational Scientific and Cultural Organization (UNESCO). (2021). Correio da UNESCO. Muitas Vozes, um Mundo.A Educação Transforma Vidas. Disponível em: https://pt.unesco.org/courier/january-march-2018/educacao-transforma-vidas. Acedido em 14 de janeiro de 2022.

United Nations People Division (UNPD). (2023) Smart Cities. Disponível em: https://www.undp.org/sgtechcentre/smart-cities-1. Acedido em 12 de setembro 2023.

Valdiviezo, W.A. (2019). Ecoefficiency: New strategy for environmental education in educational institutions. DOI: https://doi.org/10.33554/riv.13.2.233

Venckute, M., Silva, M., & Figueiredo, M. (2017). Education as a tool to reduce the water footprint of young people. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(04), 101–111. https://doi.org/10.29352/mill0204.09.00144

World Health Organization (WHO) (2021). Diretrizes globais de qualidade do ar da OMS: material particulado (PM2.5 e PM10), ozônio, dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre e monóxido de carbono: resumo executivo. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/345334. Acedido em 3 de janeiro de 2022.

Zhong, C., Zhang, Y., Wei, Y., Meng, J., Jiang, Q., Bush, D., Pinyopusarerk, K., Bogusz, D., Franche, C. (2020). Past and current casuarina research and development in China. In: Haruthaithanasan M., Pinyopusarerk, K., Nicodemus, A., Bush, D., Thomson, L. (Eds.) Casuarinas for green economy and environmental sustainability. Proceedings of the Sixth International Casuarina Workshop held at Krabi, Thailand, 21-25 October 2019. Kasetsart Agricultural and Agro-Industrial Product improvement Institute, Kasetsart University, Bangkok, pp. 21–30.