Menu:

 

Revista de Gestão Costeira Integrada

Bem vindo(a)

Âmbito da Revista

A RGCI – Revista de Gestão Costeira Integrada (JICZM - Journal of Integrated Coastal Zone Management) é uma revista cujos artigos são sujeitos a avaliação inter-pares por avaliadores credenciados e isentos, que publica artigos sobre todos os temas relacionados com a gestão costeira, designadamente focalizados na oceanografia costeira (física, geológica, química, biológica), engenharia, economia, sedimentologia, sociologia, ecologia, história, poluição, direito, biologia, antropologia, química, política, etc.

Os artigos publicados apresentam resultados quer da investigação fundamental, quer de investigação aplicada ou direccionada.
É dada ênfase aos resultados provenientes de investigação interdisciplinar, da aplicação de técnicas e instrumentos de gestão, de desenvolvimentos inovadores de métodos e técnicas, de assuntos com aplicabilidade genérica, e de experiências locais ou regionais que possam constituir uma fonte de inspiração para outras regiões.

A RGCI/JICZM está focalizada nos ambientes costeiros e na sua gestão, o que significa que abrange uma grande área que se estende desde uma distância não bem determinado para o interior do continente até um limite indefinido para o lado do mar. Artigos sobre paleo-ambientes costeiros, antigas linhas de costa, ocupação histórica do litoral, análise diacrónica e evolução da legislação integram-se, também, no âmbito da Revista.

Um dos públicos alvo da RGCI/JICZM é a comunidade que fala português (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, que no conjunto têm mais de 210 milhões de habitantes). Todavia, os autores e os leitores da RGCI não estão confinados geograficamente; todos os investigadores e técnicos que desenvolvem as suas actividades nas zonas costeiras, em qualquer região do mundo, são potencialmente autores e/ou leitores da RGCI/JICZM.

A RGCI/JICZM aceita a submissão de manuscritos redigidos em português (com resumo alargado em inglês) ou em inglês (com resumo alargado em português).

 

Porquê publicar na RGCI/JICZM?

As revistas electrónicas abertas são periódicos publicados na internet cujos artigos completos ficam imediatamente disponíveis e acessíveis, servindo os interesses da comunidade científica internacional. Não há custos de subscrição.

As revistas electrónicas abertas não são diferentes das revistas tradicionais sujeitas a subscrição; apresentam o mesmo rigor de avaliação e de controlo de qualidade de qualquer outra revista científica.
Ao publicar na RGCI - Revista de Gestão Costeira Integrada / JICZM - Journal of Integrated Coastal Zone Management)

  • Os artigos são criteriosamente avaliados por avaliadores credenciados e independentes e disponibilizados on-line muito rapidamente. Em 2008 o tempo médio de avaliação de artigos foi apenas de 52 dias (mínimo: 18 dias; máximo: 146 dias).
  • O copyright continua a pertencer aos autores.
  • Qualquer pessoa pode ler, descarregar (fazer o download) e/ou imprimir os artigos que lhe interessem, ou a revista completa, completamente sem custos.
  • Os artigos assim publicados têm, potencialmente, milhões de leitores (o que não tem comparação com as revistas tradicionais), ampliando-se, assim, de forma notável, a possibilidade dos artigos serem mais citados, viabilizando o aumento dos índices de impacte desses artigos.