Caras Associadas e Associados, Colegas e Amigos,

O destaque desta newsletter vai para a cerimónia de tomada de posse dos Órgãos Sociais e da nova Comissão Diretiva para o biénio 2021-2022. Este momento marca a transição de mandatos da Comissão Diretiva, pelo que, como Presidente da nova Comissão Diretiva deixo uma palavra de agradecimento e de reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Comissão Diretiva, presidida pela Susana Neto que agora cessa funções. Realça-se a criatividade e o sucesso com que enfrentou os desafios colocados pela situação pandémica.

Esta edição de hoje será assim assinada por ambos, numa passagem de testemunho plena de confiança e energia positiva para o mandato que tem início, desejando desde já ao Carlos Coelho e à sua Equipa um período cheio de realizações e agradecendo igualmente terem aceitado a responsabilidade desta tarefa nobre em prol de uma APRH que queremos tornar cada vez mais forte e presente na nossa sociedade e no mundo atual de crescentes e complexos desafios.

A nova Comissão Diretiva pretende dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado, incluindo a edição da newsletter semanal. Apelamos a todas e todos, contando com o apoio dos Associados, dos Núcleos Regionais e das Comissões Especializadas para continuar a promover em boa continuidade os objetivos e a missão da APRH.

Com as melhores saudações associativas,

As Comissões Diretivas da APRH
(biénios 2018-2020 e 2021-2022)

 

Tomada de Posse dos Órgãos Sociais

No dia 6 de Abril, pelas 14:30h, teve lugar a Cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais e da nova Comissão Diretiva para o biénio 2021-2022, presidida pelo Prof. Carlos Coelho, da Universidade de Aveiro.

 

Água e Alterações Climáticas: Os desafios na Viticultura

A APRH foi convidada e esteve representada pela Porfª Manuela Moreira da Silva neste cinquentenário em que a problemática da água e sustentabilidade na viticultura foram debatidas.

Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

Ambientalistas portugueses e espanhóis alertam para “assalto” às águas do Guadiana

6 de abril

Novos regadios do Algarve e de Huelva estão sedentos e, “sem acordo prévio nem atenção pelos caudais ecológicos necessários ao estuário do Guadiana, Portugal e Espanha planeiam avançar com novas captações no troço internacional do rio”, alertam os braços português e espanhol da organização ecologista World Wild Fund (WWF)

ZERO: Intensificação agrícola fora dos grandes regadios ocupa 30% da área regada e foge à avaliação de impacte ambiental

6 de abril

Tendo por base uma análise aos dados disponibilizados pela Direção Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (DGADR), a ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) constatou, em comunicado, que os "regadios públicos estão a promover uma autêntica reforma agrária" com o objetivo de "industrializar o espaço rural", permitindo que os "utilizadores precários – usufrutuários da água proveniente dos aproveitamentos hidroagrícolas (AH) …

Projeto da EPAL vai produzir 90 quilos por dia de hidrogénio verde | Ambiente Magazine

5 de abril

Desde 2001 que os agricultores espanhóis não pagam a água que retiram do Alqueva

5 de abril

Estão inventariados 36 pontos de captação de água do outro lado da fronteira e podem ser retirados da albufeira um volume anual até 42 milhões de metros cúbicos, uma quantidade que depende do controlo que é feito pelas autoridades espanholas.

Pradarias marinhas podem reverter acidificação da água do mar, revela estudo

1 de abril

APA diz que não facilitou negócio das barragens da EDP e que não havia motivo para o impedir

31 de março

“Estabelecer limites de captura dentro do aconselhado contribui para a resiliência do oceano”, declara Sciaena

31 de março

Se a tecnologia não estiver “orientada a objetivos” corre o risco de se tornar um “gadget”, alertam especialistas

31 de março

Financiamento de 40 Bolsas em França para Jovens Investigadores

Concurso aberto
Make Our Planet Great Again é uma iniciativa do Presidente da República de França, Emmanuel Macron, lançada a 1 de Junho de 2017.
É um apelo aos investigadores e professores, empresários, associações e ONG, estudantes e toda a sociedade civil do mundo inteiro a mobilizarem-se e juntarem-se a França para liderar a luta contra o aquecimento global.
Este é o 4º concurso aberto no âmbito deste programa.
Ver todos os detalhes e candidate-se.

Que água entra e que água sai da cidade?

Rui Godinho, Presidente da APDA, participa hoje, 5 de abril, na primeira sessão de um ciclo de webinars promovido pela LPN - Liga para a Protecção da Natureza e pela EPAL.
Subordinada ao tema “Que água entra e que água sai da cidade?”, a primeira sessão conta também com as intervenções das professoras Manuela Moreira da Silva, Vice-presidente da Comissão Diretiva da APRH - Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, Leonor Amaral, Representante do CENSE - Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, sendo moderada por Ruben Oliveira, da LPN.

Para assistir gratuitamente, clique em
https://youtube.com/channel/UCUzS6XUTk8i8lGVMbZiay1A

AULA ABERTA SOBRE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL E ECONOMIA CIRCULAR EM HIDROLOGIA E RECURSOS HÍDRICOS

13 DE ABRIL 2021
INSCRIÇÕES GRATUITAS OBRIGATÓRIAS AQUI
Instituto Politécnico de Leiria

Novos Associados da APRH:Faça-se sócio da APRH.

Perfil do associado na página da APRH:Se deseja ter o seu perfil publicado no site
da APRH, preencha este formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. (+351) 21 844 34 28 | Número alternativo 912509508
Site: www.aprh.pt| Email: [email protected]

Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário.

Novos Associados da APRH: Fazer-se Associado.

Perfil do associado na página da APRH: Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha este formulário.

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.