Caros Associadas e Associados, Colegas e Amigos,

Na sequência das audiências de apresentação da Comissão Diretiva da APRH a várias entidades, destacamos esta semana a publicação do artigo de opinião que descreve o projeto AQUACAVADO, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM do Cávado). O artigo intitulado “AQUACAVADO: o rio que nos une” aborda um programa intermunicipal de sensibilização ambiental, de envolvimento dos diversos stakeholders e de discussão das potencialidades e problemáticas do território, em particular dos rios Cávado e Homem. Convidam-se os nossos leitores a conhecer este programa criado pela CIM do Cávado em 2015 e que já promoveu diversas ações. Agradecemos também que nos contactem, para dar a conhecer as atividades que desenvolvem.

No passado dia 28 de junho de 2021 decorreu a Assembleia Geral dos Núcleos Regionais do Norte e do Centro, da APRH, para eleição dos respetivos órgãos sociais. Felicitam-se a Direção e a Mesa da Assembleia destes Núcleos Regionais, desejando-lhes um ótimo mandato e reforçando a estratégia de colaboração desta comissão diretiva.

Nesta 5.ª feira, 8 de julho, a APRH organizou a sessão: "Cooperação Transfronteiriça para a Gestão da Água - Que Desafios?", integrada no Ciclo de Debates APRH 2021-22, que contou com um reconhecido painel e cuja discussão e principais ideias a reter serão relatadas na newsletter da próxima semana.

Informa-se também que o prazo limite para a submissão de resumos para o X Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa, foi alargado até 31 de julho. Este congresso decorrerá de 6 a 10 de dezembro de 2021, no campus virtual da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – Rio de Janeiro, Brasil), sob a coordenação da Faculdade de Oceanografia (FAOC/UERJ).

Com o objetivo de ir ao encontro dos interesses dos nossos Associados, integram-se notícias e temas relacionados com os recursos hídricos para leitura e reflexão. Desafiam-se todos os Associados da APRH a abordarem temas que considerem relevantes, partilhando ideias/opiniões (notícia ou artigo de opinião com a dimensão aproximada de 1 página A4), para apreciação e eventual publicação (enviar para [email protected]).

Desejamos a todos um ótimo fim-de-semana.

A Comissão Diretiva da APRH

 

“AQUACAVADO: o rio que nos une”

No ano de 2015, a Comunidade Intermunicipal do Cávado, criou um programa de sensibilização ambiental de caráter intermunicipal que vem despertar os vários agentes do território para as potencialidades, mas também as problemáticas associadas aos Rios Cávado e Homem.

De facto, esta Comunidade Intermunicipal, estruturada pela NUTS III Cávado, tem na sua génese a preocupação de olhar estrategicamente para estes rios que unem desde a alta montanha até ao mar, os Municípios de Terras de Bouro, Amares, Vila Verde, Braga, Barcelos e Esposende.

Ademais, a Estratégia de Desenvolvimento Territorial Cávado 2030 (https://www.cimcavado.pt/cavado-2030/), vem precisamente consubstanciar a aposta territorial em matérias de sustentabilidade ambiental, presente nos seus 5 Eixos Prioritários, Objetivos Específicos e Linhas de Ação.

O Aqua Cávado surge neste sentido com três pilares de atuação:

  • Educação Ambiental, no sentido em que promove o desenvolvimento de uma compreensão integrada do ambiente nas suas múltiplas relações, envolvendo aspetos ecológicos, históricos, sociais, económicos, científicos, culturais, tecnológicos e éticos.
  • Ecologicamente responsável, incentivando à participação comunitária ativa, permanente e responsável na proteção, preservação e conservação do equilíbrio do meio ambiente.
  • A cooperação e o estímulo entre diversas entidades, públicas e privadas, em prol do desenvolvimento e concretização de projetos que promovam o conhecimento e a melhoria da qualidade ambiental, como um contributo direto ao alcance comum da sustentabilidade do território no cumprimento dos objetivos do desenvolvimento Sustentável (ODS).

Materializando esta política de atuação, nas setes edições já realizadas, a CIM do Cávado teve a oportunidade e o privilégio de desenvolver em (co)parceira várias atividades que decorrem anualmente, iniciando no mês de março (Dia Mundial da Água) e culminando no Dia Nacional da Água (1 de outubro), das quais se destacam:

  • Dias Viver a Água - ação anual destinada à comunidade escolar cujo principal objetivo é promover um conjunto de experiências relacionadas com a temática da água em vários locais, sensibilizando-as para a sua importância e potencialidades
  • Concursos e Exposições [3]
    • Concurso de Fotografia “A Biodiversidade dos Rios Cávado e Homem
    • Exposição 3ºEdição “Aqua Cávado: o rio que nos une” 2017
    • Exposição de Fotografia “Segredos do Cávado”
  • Ciclo de Ações de Sensibilização [4]
    • Seminário o “Homem e o Rio”
    • Visita técnica às soluções implementadas de Engenharia Natural nas freguesias de Esporões, Crespos/Pousada e Nogueira/Fraião/Lamaçães
    • Visita Técnica às Instalações da ETAR de Frossos e ETA de Palmeira
    • Alterações Climáticas e Sociedade – Prof. Renato Henriques, UM
  • Workshops e Formações [5]
    • “Espaços Verdes Resilientes às alterações climáticas”
    • “O Desenvolvimento Sustentado das Zonas Ribeirinhas do Cávado e do Homem”
    • Formação “Plásticos no Oceano”
    • “Escolas e Plantas Invasoras”
    • Formação de Coberturas Verdes
  • Palestras [6]
    • “Água Subterrânea, Água como Recurso Essencial”
    • “O Homem e as Abelhas”
    • “Radão -Ambiente e Saúde”
    • “Turismo Floresta e Água”
    • “Oxigenar Braga 2017”
    • “Agricultura e Vizinhança”
  • Promoção de Eventos de Desporto e Lazer [2]
    • Caminha “Cávado o Rio que nos Une”
    • Transcávado – BTT GPS

A (co)organização bem como a (co)promoção destas atividades, têm sido possíveis pelo envolvimento de uma série de atores e stakeholders deste projeto sem os quais não seria possível realizarmos atividades tão diversas e pertinentes. Além dos seis municípios que compõem a NUT III Cávado, contamos ainda com outras entidades parceiras como é o caso do Mosteiro de São Martinho de Tibães, a Esposende Ambiente, a Katavus, a AGERE, Diário do Minho (media partner) e a Cooperativa Cultural Velha a Branca entre outros parceiros relevantes.

Esta iniciativa tem vindo a ganhar dimensão, sobretudo junto da população local e comunidade escolar, pelas atividades desenvolvidas de elevado interesse público. A CIM do Cávado ambiciona poder dar continuidade a este projeto, cujos obstáculos da pandemia Covid-19 têm interferido claramente na prossecução de alguns objetivos. No entanto, a resiliência e a criatividade dos envolvidos tem permitido a permanência desta ação estratégica para a região do Cávado.

Mais info: https://www.cimcavado.pt/aqua-cavado/

 

No âmbito do projecto CAEA-AGRI “Caminhos de Adaptação de Espécies Agrícolas às Alterações Climáticas”, vai ter lugar no próximo dia 16 de Julho, pelas 09h30, um webinar dedicado ao tema “A importância dos recursos genéticos em ambiente de alterações climáticas”.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias até ao próximo dia 13 de Julho, através do seguinte link.

19º Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENaSB)
12ª Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos

Prazo de submissão de comunicações: 31 de Julho de 2021

Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

ENEG: APDA prolonga prazo de entrega dos resumos alargados para dia 15 de julho

7 de julho

Aprovado Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura para apoiar oceanos sustentáveis

7 de julho

Segunda edição do European Rivers Summit vai decorrer em Lisboa

6 de julho

Roteiro “Água no Alentejo” totaliza um investimento de 25,8 milhões de euros

5 de julho

Carlsberg e ANP|WWF criam movimento para salvar o ecossistema marinho

2 de julho

Eucalipto não consome mais água do que o Pinheiro Bravo, revela estudo

2 de julho

Águas do Tejo Atlântico participa em projeto de reutilização de águas residuais em Cabo Verde

2 de julho

4ª edição do projeto TransforMAR estende-se a praias fluviais de norte e a sul do país

30 de junho

Webinar: “Como Portugal poderá apoiar o Brasil na universalização do saneamento”

No seguimento do Webinar: “Como Portugal poderá apoiar o Brasil na universalização do saneamento”, organizado pela Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, juntamente com a KPMG, que se realizou a 7 de julho, partilhamos convosco as apresentações realizadas para que possam ter a oportunidade de aprofundar os conteúdos abordados.
Parceria Portuguesa para a Água

Novos Associados da APRH:Faça-se sócio da APRH.

Perfil do associado na página da APRH:Se deseja ter o seu perfil publicado no site
da APRH, preencha este formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
Site: www.aprh.pt| Email: [email protected]

Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário.

Novos Associados da APRH: Fazer-se Associado.

Perfil do associado na página da APRH: Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha este formulário.

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.