Caros Associadas e Associados, Colegas e Amigos,

Esta Newsletter antecede o período de férias, sendo com enorme satisfação que vos desejamos um merecido descanso e informamos que o Parlamento Europeu aprovou no passado dia 12 a Lei do Restauro da Natureza, que tem como objetivo assegurar a recuperação de 20% dos ecossistemas degradados até 2030.

O destaque desta semana dedica-se à Revista da Gestão Costeira Integrada (Volume 22, Nº 4). Informamos que foi publicado online o número de dezembro de 2022, encontrando-se disponível para consulta e download a partir do seguinte endereço: https://www.aprh.pt/rgci/issue22f4.html.

Nesta edição, destaca-se ainda o contributo da APRH para o Artigo (Observador Lab) sobre proteção dos oceanos, transição energética e sustentabilidade. Abordando a problemática dos plásticos (e microplásticos) nos Oceanos, Jorge Cardoso Gonçalves, Presidente da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), frisou que esta não é a única ameaça, acrescentando a acidificação e a eutrofização — problemas destacados pela Conferência dos Oceanos, que teve lugar em Lisboa, em 2022. Jorge Cardoso Gonçalves referiu ainda que “a aposta em energias renováveis beneficia a redução do recurso a combustíveis fósseis e, assim, a diminuição da poluição provocada pela sua prospeção e exploração. Também significa um decréscimo da emissão de gases de efeito de estufa, incluindo o dióxido de carbono, que contribui para a acidificação dos oceanos”.

Informamos ainda que decorreu na passada 2ª feira, dia 17 de julho, a 90ª reunião do Conselho Geral da APRH.

Com o objetivo de ir ao encontro dos interesses dos nossos Associados, integram-se notícias e temas relacionados com os recursos hídricos para leitura e reflexão. A Agenda da APRH permanece atualizada com os eventos que decorrerão este ano.

Recorda-se o desafio que tem vindo a ser feito a todos os Associados Individuais e Coletivos da APRH, para partilharem ideias/opiniões através de notícias ou artigos de opinião (com a dimensão máxima de 1 página A4 a enviar para [email protected]).

Por último, despedimos-mos até ao início de setembro. Desejamos a todos um ótimo fim-de-semana e, a quem se aplique, umas excelentes e retemperantes férias!

A Comissão Diretiva da APRH

 

Revista de Gestão Costeira Integrada Vol. 22, número 4

Foi publicado o Volume 22, número 4 de dezembro de 2022 da RGCI.

Mesa Redonda "Água: Que Futuro?"

A Mesa Redonda intitulada "Água: Que Futuro?" irá ter lugar no dia 27 de setembro, pelas 14h00. Este evento está integrado na feira ENERH2O.

VII Escola de Verão em Sustentabilidade

A VII Escola de Verão em Sustentabilidade (11/09/2023 a 15/09/2023) – uma parceria entre o Observa/ICS-ULisboa, a Zero e a APRH – tem por objetivo principal promover a reflexão sobre a sustentabilidade hídrica e a sua integração na tomada de decisão junto de responsáveis e técnicos de diferentes organizações (poder local, ONG, empresas, instituições de ensino).
Convidamo-la/o a juntar-se a esta iniciativa, que contará com palestras e discussões sobre a gestão sustentável do recurso água, para as quais serão convidados atores e responsáveis centrais para esta mudança. O Programa da VII Escola de Verão em Sustentabilidade já se encontra disponível!
Inscrições até 01/09/2023

Cadernos Técnicos Engenharia Sanitária e Ambiental
XX Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (SILUBESA)

"No ano de 2021, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) criou o periódico nacional intitulado Cadernos Técnicos de Engenharia Sanitária e Ambiental (CTESA). Os CTESA publicam edições trimestrais na forma de Notas Técnicas, com submissões por chamadas abertas ou fechadas, e volumes especiais de eventos científicos. Em outras palavras, são lançadas, na comunidade técnica e científica, chamadas específicas para submissão de contribuições em áreas do conhecimento consideradas importantes e não exploradas em volumes recentes. Além disso, outras edições são compostas pelos melhores trabalhos submetidos em eventos científicos, previamente acordados com os editores da revista, sempre que houver disponibilidade orçamentária para o processo de editoração.
Nesse contexto, o XX Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (SILUBESA), ocorrido em 2022 em Aveiro, Portugal, trouxe uma inovação na premiação de trabalhos técnico-científicos, com a publicação dos melhores trabalhos técnicos nos CTESA. A qualificação prévia dos trabalhos contou com o apoio de centenas de pareceristas cadastrados junto à ABES, à Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e à Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), abrangendo diversos temas, durante o período que antecedeu ao evento.
A partir da seleção dos melhores trabalhos, os autores foram consultados sobre o interesse na publicação, e os artigos em versão mais completa passaram por uma nova fase de avaliação, readequação às normas da revista e publicação em periódico científico, além da verificação do cumprimento dos requisitos de qualidade dos CTESA. [...]"

 

Agenda APRH

Papel
da APRH

Data

Evento

Parceiro

4-6 setembro
2023

XII Congresso Ibérico de AgroEngenharia

Organizador

27 setembro

Mesa Redonda "Água: que futuro?"

Parceiro

3-4
outubro
2023

11ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária

Organizador

Novembro

9º Seminário da APRH-NRNorte

Parceiro

4-7 junho
2024

8th IAHR Europe Congress 2024


Sustentabilidade e Economia Azul: uma abordagem à literacia oceânica

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) em estreita parceria com a Escola Naval e com o CIIMAR organiza a formação b-learning "Sustentabilidade e Economia Azul: uma abordagem à literacia oceânica".

11ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária

Com o apoio da APRH, nos dias 3 (terça-feira) e 4 (quarta-feira) de outubro de 2023 terão lugar, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, as 11ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária.

13.ª Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos (JTIR)

A APESB, a Câmara Municipal de Bragança, e o Instituto Politécnico de Bragança organizam as 13ª Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos (JTIR), que se realizam de 15 a 18 de novembro de 2023 na cidade de Bragança.

Semana de Ambiente de 21 a 28 de novembro

De 21 a 28 de novembro, decisores e profissionais dos setores da Água, Resíduos e Energia têm encontro marcado no mesmo espaço, em mais uma edição do evento que agrega as três iniciativas organizadas anualmente pelo jornal Água&Ambiente, uma oportunidade para promover sinergias, facilitar o diálogo intersectorial e afinar agulhas em áreas de elevada relevância estratégica para a economia e a sociedade.
Logo no arranque da Semana de Ambiente, nos dias 21 e 22 de novembro, realiza-se o 11.º Fórum Energia, seguido da 18.ª edição da Expo Conferência da Água, que está agendada para os dias 23 e 24 de novembro. A fechar mais uma edição desta iniciativa, o 17.º Fórum Resíduos tem data marcada para os dias 27 e 28 de novembro, no início da semana seguinte.
Inscrições: [email protected]

O Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento – ENEG 2023, organizado pela APDA, irá se realizar de 27 a 30 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, sob o tema “Um grito pela água”. A Comissão Organizadora é presidida pelo Eng. Frederico Martins Fernandes.
O programa do ENEG 2023 vai incluir comunicações, mesas-redondas, Prémios APDA - Tubos de Ouro, Pipe Contest – Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga, visitas técnicas e culturais, bem como uma zona de Exposição.
Os participantes poderão propor comunicações que deverão enquadrar-se no âmbito dos temas que serão tratados + Consulte aqui os subtemas . Só serão aceites comunicações se, pelo menos, um dos autores estiver inscrito no ENEG 2023. A apresentação oral dos trabalhos deverá, também, ser feita por um dos autores inscritos. Prazos a ter em atenção:

  • Envio de resumo alargado da comunicação: 31 de julho
  • Informação de aceitação da comunicação: 28 de agosto
  • Envio do texto integral da comunicação: 9 de outubro

Para mais informações poderão consultar o Boletim n.º 1 do ENEG 2023 aqui.

Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

Projecto bLueTIDE “recruta” 1.500 novos agentes para a conservação dos oceanos

13 de julho

Os responsáveis pelo projecto de educação e comunicação em ciência bLueTIDE revelaram os resultados de dois anos de trabalho. A trabalhar com a comunidade escolar e outros públicos, o programa superou todas as expectativas: envolveu 1.500 pessoas, incluindo mais de 500 crianças provenientes de 12 escolas sedeadas em 4 localizações distintas.

Conferência “Rio Minho: O Corredor Verde Transfronteiriço” marcada para 28 de Julho

11 de julho

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em parceria com o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho (AECT Rio Minho) e a Deputación de Pontevedra, organiza no dia 28 de Julho a conferência “Rio Minho: O Corredor Verde Transfronteiriço”.

PSD recomenda utilização de águas residuais tratadas no combate a incêndios rurais

6 de julho

O Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (PSD) recomenda ao Governo que prepare “um programa dirigido à utilização de águas residuais tratadas no combate a incêndios rurais visando o reforço da Rede de Pontos de Água.

SMAS de Sintra avançam com obras na ETAR da Cavaleira num investimento superior a um milhão de euros

19 de julho

Atualmente com mais de 20 anos de funcionamento, a ETAR da Cavaleira já apresenta sinais da sua acentuada utilização, pelo que a remodelação pretende prolongar o seu tempo de vida útil.

Águas do Alto Alentejo promove debate sobre “Gestão da Água: Futuro Sustentável”

19 de julho

A Conferência integra uma sessão de debate que visa a partilha de perspetivas acerca da gestão de recursos hídricos nas diferentes atividades ligadas ao setor.

Sintra avança com criação da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário

19 de julho

Em outubro de 2022, realizou-se a Expedição Oceano Azul Cascais, Mafra e Sintra com o objetivo de aprofundar o conhecimento da biodiversidade e dos ecossistemas da região.

UNESCO: “São dias cruciais para defender a biodiversidade do oceano”

18 de julho

Na Jamaica, estão a decorrer os trabalhos da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA) para discutir as licenças relativas à exploração dos minérios no fundo do mar.

Porto de Setúbal anuncia adesão à WindEurope Ports Platform

17 de julho

O Porto de Setúbal faz parte do grupo de trabalho constituído por infraestruturas portuárias nacionais.

Organizações felicitam “pausa precaucionária” por parte do Governo à mineração em mar profundo

17 de julho

Depois de mais de um ano de silêncio, o Governo respondeu finalmente ao apelo de personalidades, cientistas e ONGA.

#MovRioDouro quer saber impacto dos navios-hotel no rio Douro junto do Governo

14 de julho

O movimento não entende como é que "não existem quaisquer estudos de impacte ambiental" sobre o aumento do número de navios-hotel previsto

EPAL traz de volta o Pátio da Água até ao final de setembro

12 de julho

A iniciativa abre portas a 17 de julho e conta com várias atividades como workshops e concertos.

Entidades do Algarve já se podem candidatar ao novo aviso para gestão eficiente da água

11 de julho

As candidaturas podem ser apresentadas até dia 29 de setembro.

Águas de Gaia e a LIPOR selecionadas para lidar estudo pioneiro sobre resíduos em São Tomé e Príncipe

10 de julho

A empresa relembra que no presente ano já atingiu um mínimo histórico nas perdas de água.

EPAL e Águas do Vale do Tejo levam boas práticas do uso racional da água a seis praias fluviais

7 de julho

Um terço das praias fluviais galardoadas em Portugal Continental com a Bandeira Azul, são da área de atuação destas empresas.

Agricultores afetados pela seca vão receber apoio de 35 milhões de euros

7 de julho

Apoio pode chegar aos 35 milhões de euros a fundo perdido, que os agricultores deverão receber até janeiro de 2024.

Boletim ENEG

O boletim nº 1 da ENEG já está online.

Água é vida – não a desperdice

Sob o mote “Água é vida – não a desperdice”, o Grupo Águas de Portugal (AdP), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), com o financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática, lançaram uma campanha de sensibilização para a redução dos consumos de água visando promover práticas que fomentem o seu uso eficiente no atual contexto de seca e escassez de água.

Novos Associados da APRH:Faça-se sócio da APRH.

Perfil do associado na página da APRH:Se deseja ter o seu perfil publicado no site
da APRH, preencha este formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
Site: www.aprh.pt| Email: [email protected]

Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário.

Novos Associados da APRH: Fazer-se Associado.

Perfil do associado na página da APRH: Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha este formulário.

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.