Caros Associadas e Associados, Colegas e Amigos,

Escrevo este Editorial com o grato prazer de encerrar o ano de 2025 com a última newsletter deste biénio e com uma nota duplamente gratificante de saudação à nova Comissão Diretiva e à que cessa agora funções. Numa época em que nos debatemos diariamente com a inquietude de tantos e crescentes desafios e a frustração de não conseguirmos mudar o mundo como sonhámos, é muito importante encontrarmos alguns refúgios onde nos identificamos com os nossos ideais.

A APRH é ainda um desses refúgios, conquistando espaços novos e construindo com energia que nasce de uma teimosia abençoada, novos caminhos e contributos para uma política da água justa, inclusiva e sustentável. Apesar de todas as vicissitudes e de todos os motivos para desanimo, tivemos nestes últimos anos a capacidade de retomar um fôlego que parecia perdido. E, nesse contexto, a Comissão Diretiva que agora passa o testemunho, teve um papel que alimentou a Associação de um dinamismo absolutamente exemplar.

A equipa que o Jorge Gonçalves liderou com o seu entusiasmo e otimismo, trouxe à vida da APRH um enorme valor acrescentado. As palavras de elogio são fáceis para lembrar as inúmeras ocasiões, produções, realizações e momentos altos de inspiração que o Jorge e a sua equipa fizeram acontecer. Nada mais fácil e retemperador do que deixar-nos animar por esta teia de positividade que decorreu das inúmeras iniciativas, ao longo deste mandato.

Não foi por acaso, e é um mero exemplo, que ainda há menos de uma semana se realizou uma sessão que, entre outras atividades, lançou uma coletânea sobre os “Recursos Hídricos em Portugal”, edição colaborativa entre comissões especializadas, núcleos regionais, associados e especialistas de referência, visando um estado da arte dos recursos hídricos em Portugal. Nesse mesmo evento, foi apresentado mais um projeto com financiamento externo, o JAGUAR, na sequência de outros que a APRH desenvolveu e que se orienta essencialmente para a capacitação das comunidades.

Seria fastidioso enumerar todas as realizações deste biénio, ou as que se avizinham, algumas já anunciadas num vertiginoso ritmo a que nos habituámos. O que gostaria principalmente de realçar é o sentido deste ativismo e dos resultados imensamente catalisadores de que a Associação beneficiou até agora e para o futuro, envolvendo também os países da CPLP. Numa verdadeira acepção de ‘capacitação’ de que tanto necessitamos neste âmbito, como associativistas, como cidadãos e como influenciadores dos decisores políticos. Sem esta energia associativa, não há mudança e nela reside a nossa esperança.

Bem hajam todos os passados, presentes e futuros voluntários do associativismo da água que generosamente oferecem o seu tempo, sem esmorecer perante dificuldades e sempre em prol de um mundo melhor.

Susana Neto
Presidente da APRH (2018-2021) | Diretora da Recursos Hídricos

 

A APRH realizou, no passado dia 5 de dezembro, uma sessão que integrou a palestra “O uso de Inteligência Artificial no Ciclo Urbano da Água”, dinamizada por Jorge Cardoso Gonçalves, a introdução do projeto JAGUAR e o lançamento do livro “Recursos Hídricos em Portugal”.

Na primeira parte, o LNEC acolheu os alunos do Mestrado Internacional em Ciclo Urbano da Água (Universidade do Algarve), proporcionando a apresentação e debate em torno dos desafios e oportunidades da IA no setor.

De seguida, foi introduzido o JAGUAR, ao destacar a sua abordagem territorial e inclusiva, orientada à capacitação das comunidades, à promoção de hábitos mais eficientes no uso da água e a resultados mensuráveis no terreno.

No final do dia, tiveram lugar o Conselho Geral e a Assembleia Geral da APRH.

Lançamento do livro Recursos Hídricos em portugal

"O livro Recursos Hídricos em Portugal nasce de um desafio que lancei à “tribo da água” da APRH – comissões especializadas, núcleos regionais, associados e especialistas de referência – para, em conjunto, trabalharmos num estado da arte dos recursos hídricos em Portugal. Trata se de uma obra coletiva, colaborativa e baseada na experiência de quem pensa, investiga e gere os recursos hídricos, na vertente do território, dos serviços urbanos de águas, da agricultura, dos ecossistemas, entre outros. O objetivo foi olhar o país através da água, reconhecendo os progressos alcançados, identificando ameaças, riscos e oportunidades, e apontando caminhos para o futuro." (Jorge Cardoso Gonçalves, p. 7)

Ciclo de Conferências – Regiões Hidrográficas de Portugal >> Região Hidrográfica do Douro

A Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) convida todos os seus associados a participar na próxima sessão do Ciclo de Conferências das Regiões Hidrográficas de Portugal, dedicada à Região Hidrográfica do Douro, que terá lugar no dia 21 de janeiro de 2026, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Este encontro integra um conjunto de sessões regionais que pretendem promover a partilha de conhecimento e o debate sobre os principais desafios da gestão da água em Portugal, envolvendo entidades públicas, privadas, académicas e a sociedade civil.

O programa inclui quatro sessões temáticas:

  • Ciclos de Planeamento – um Balanço Prospetivo
  • Desafios e Incertezas
  • A Visão dos Stakeholders
  • Medidas e Instrumentos de Financiamento

Contamos com a vossa presença para mais um momento de reflexão e cooperação sobre o futuro da gestão da água na Região do Douro.

 

Agenda APRH

Papel
da APRH

Data

Evento

Organizador

21 janeiro
2026

1ª Conferência do Ciclo de Conferências das Regiões Hidrográficas >> Região Hidrográfica do Douro

Organizador

26 janeiro
2026

2ª Conferência do Ciclo de Conferências das Regiões Hidrográficas >> Região Hidrográfica do Vouga, Mondego e Lis

Parceiro

14-16 outubro
2026

CONGREGA 2026


Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

Plano para a água avança em Janeiro e trava transvases do Norte para o Sul

Público, 7 de dezembro de 2025

Reforço de recursos hídricos no Algarve solucionado com captação no Pomarão, no Guadiana, e necessidades da agricultura no Alentejo ou no Sado passam por transvases a partir do Tejo.

(...) No ensaio Água em Portugal (FFMS), publicado em Maio de 2024, o professor e investigador do Instituto Superior Técnico Rodrigo Proença de Oliveira nota que as albufeiras portuguesas retêm 1187 metros cúbicos de água por habitante contra a média de 435 metros cúbicos na União Europeia.

Gestão da água em Portugal tem de mudar “antes que caia a última gota”

Público, 7 de dezembro de 2025

Estudo encomendado à Agência Portuguesa do Ambiente apresenta cenários preocupantes sobre o futuro dos recursos hídricos em Portugal e um diagnóstico inédito deste sector.

Dia Mundial do Solo: Atrasos na política nacional comprometem a defesa do solo num país com 65% dos solos degradados

Ambiente magazine, 5 de dezembro de 2025

Celebr[ou-se no] dia 5 de dezembro, mais um Dia Mundial do Solo, cujo objetivo é sensibilizar para a importância crítica deste recurso natural para a humanidade. Neste âmbito, Portugal situa-se num contexto especialmente suscetível à degradação deste recurso fundamental, segundo indica a Zero. Num contexto de desertificação, os solos têm um papel decisivo para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.

GEOTA e APA removem açude no Rio Alviela

Ambiente magazine, 3 de dezembro de 2025

O rio Alviela foi palco de mais uma intervenção de reabilitação fluvial com a remoção de um açude no troço do Sourinho. A ação foi levada a cabo, no dia 29 de novembro, pelo GEOTA – Rios Livres e contou com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Câmara Municipal de Alcanena e das juntas de freguesia, tendo sido desenvolvida em estreita colaboração com os proprietários confinantes.

EPAL tem nova Conta da Água com pegada 0%

Ambiente magazine, 3 de dezembro de 2025

A EPAL fez um refresh à Conta da Água dos seus Clientes, que contempla, agora, uma nova imagem visual e mais informação detalhada. Tudo, para tornar a vida mais fácil! Mais claro e intuitivo, o modelo atualizado está, agora, mais completo, mas está também mais simples.

Municípios do Algarve e Águas do Algarve com candidaturas de mais de 100 milhões de euros a fundos estruturais de coesão

Ambiente magazine, 3 de dezembro de 2025

O Programa Regional ALGARVE 2030 reforça o seu compromisso com a gestão sustentável da água, tendo já recebido, até 28 de novembro, 25 candidaturas de municípios e entidades gestoras do ciclo urbano da água e da empresa Águas do Algarve, que totalizam um investimento total de mais de 100 milhões de euros, com uma taxa média de cofinanciamento de 60% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

“A Aquapor está preparada para liderar com inovação e sustentabilidade”

Ambiente magazine, 2 de dezembro de 2025

Carlos Rodrigues, diretor comercial da Aquapor, esteve à conversa com a Ambiente Magazine para dar a conhecer a renovação do portefólio do grupo que, neste momento, é um full-service provider na prestação de serviços de água. Com isso, a Aquapor tornou-se cada vez menos dependente de subcontratações e é hoje mais competitiva, a nível de preço e tempo.

“A Aquapor está preparada para liderar com inovação e sustentabilidade”

Ambiente magazine, 2 de dezembro de 2025

Carlos Rodrigues, diretor comercial da Aquapor, esteve à conversa com a Ambiente Magazine para dar a conhecer a renovação do portefólio do grupo que, neste momento, é um full-service provider na prestação de serviços de água. Com isso, a Aquapor tornou-se cada vez menos dependente de subcontratações e é hoje mais competitiva, a nível de preço e tempo.

Governo vai reforçar fiscalização e segurança de barragens

Ambiente magazine, 2 de dezembro de 2025

A Ministra do Ambiente e Energia determinou a elaboração de um relatório aprofundado sobre as condições em que se desenvolvem as atividades relacionadas com a segurança das barragens portuguesas, de modo a reforçar a fiscalização num setor essencial para o país.

Água-Mãe Living Lab

Onde nasce a inovação na água. Explorando a inovação em ambiente colaborativo.

Um espaço aberto de co-criação, experimentação e partilha de conhecimento para transformar o futuro da água.

Novos Associados da APRH:Faça-se sócio da APRH.

Perfil do associado na página da APRH:Se deseja ter o seu perfil publicado no site
da APRH, preencha este formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
Site: www.aprh.pt| Email: aprh@aprh.pt

Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário.

Novos Associados da APRH: Fazer-se Associado.

Perfil do associado na página da APRH: Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha este formulário.

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.