Caros Associadas e Associados, Colegas e Amigos,

A nova Equipa da Comissão Diretiva da APRH deseja a todos um Ótimo Ano e um bom regresso às rotinas, após o período de festas. É com imenso gosto que enviamos a primeira Newsletter de 2026.

O nosso destaque neste primeiro número do ano vai para o Ciclo de Conferências das Regiões Hidrográficas de Portugal, nomeadamente a sessão dedicada à Região Hidrográfica do Douro, que terá lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no dia 21 de janeiro e a sessão dedicada à Região Hidrográfica do Vouga, Mondego e Lis, que terá lugar na sede da Delegação Distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros, no dia 26 de janeiro.

Continuamos a disponibilizar notícias e temas relacionados com os recursos hídricos, esperando que suscitem uma boa leitura aos associados da APRH.

Desejamos a todos um bom fim de semana!

A Comissão Diretiva da APRH

 

Ciclo de Conferências – Regiões Hidrográficas de Portugal – Região Hidrográfica do Douro

No âmbito do Ciclo de Conferências das Regiões Hidrográficas de Portugal, a APRH ruma a norte no próximo dia 21 de janeiro de 2026 para uma sessão dedicada exclusivamente à Região Hidrográfica do Douro. O encontro terá lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no dia 21 de janeiro.

O que esperar desta sessão? O programa está estruturado em quatro eixos fundamentais que prometem uma visão abrangente sobre o presente e o futuro do Douro:

  1. Ciclos de Planeamento – um Balanço Prospetivo
  2. Desafios e Incertezas
  3. A Visão dos Stakeholders
  4. Medidas e Instrumentos de Financiamento

Informações Úteis:

  • Data: 21 de janeiro de 2026
  • Local: FEUP, Porto
  • Horário: 08h40 – 18h15
  • Inscrições: Garanta o seu lugar através do formulário online. Recordamos que existem condições especiais para associados da APRH e estudantes.

Não perca a oportunidade de participar ativamente na discussão sobre uma das regiões hidrográficas mais estratégicas do nosso país.

Ciclo de Conferências – Regiões Hidrográficas de Portugal – Região Hidrográfica do Vouga, Mondego e Lis

Dando continuidade ao ambicioso Ciclo de Conferências das Regiões Hidrográficas de Portugal, a APRH organiza, no próximo dia 26 de janeiro de 2026, uma sessão dedicada à Região Hidrográfica do Vouga, Mondego e Lis. O evento terá lugar na sede da Delegação Distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros.

Nos últimos anos, a Região Centro de Portugal tem sido severamente afetada por incêndios de grande dimensão, cujas consequências se estendem muito além da destruição florestal imediata. Estes eventos extremos têm provocado impactos significativos nos recursos hídricos, comprometendo a qualidade da água, acelerando fenómenos de erosão e transporte de sedimentos, afetando ecossistemas aquáticos e impondo desafios acrescidos à gestão das bacias hidrográficas do Vouga, Mondego e Lis.

A complexidade destas problemáticas exige uma abordagem integrada, capaz de mobilizar conhecimentos científicos, técnicos e operacionais. Neste enquadramento, a presença de S. Ex.ª o Secretário de Estado das Florestas reforça a relevância nacional desta temática e a necessidade de uma atuação coordenada entre políticas públicas, engenharia e gestão dos recursos naturais.

É neste contexto que se reforça a importância da articulação entre a Engenharia, enquanto disciplina estruturante para o ordenamento, a prevenção e a mitigação de riscos, e a gestão dos Recursos Hídricos, área central da missão da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos.

O presente evento surge da conjugação destas valências e da vontade conjunta do Núcleo Regional do Centro da APRH e da Delegação Distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros em promover um espaço de reflexão, debate e cooperação institucional. Pretende-se, através de um enquadramento técnico inicial e da intervenção de especialistas, evidenciar a necessidade de respostas multidisciplinares e sustentadas para os desafios que se colocam às bacias hidrográficas da região.

A partir desta discussão, e reconhecendo a complementaridade de competências entre as duas entidades, será formalizada a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Ordem dos Engenheiros e a APRH, com o objetivo de reforçar a cooperação científica, técnica e institucional em áreas de interesse comum.

Com este encontro, pretende-se contribuir para uma visão integrada do território, fortalecer parcerias e promover soluções que assegurem a resiliência das bacias hidrográficas do Centro, num contexto de alterações climáticas e crescente pressão sobre os ecossistemas.

Junte-se a nós para debater as soluções que garantam a proteção do nosso património hídrico face aos desafios climáticos e ambientais da Região Centro.

Projeto JAGUAR: A APRH na vanguarda da Literacia Hídrica e Cidadania Ativa

A água é um bem pessoal e coletivo, mas a sua gestão sustentável exige mais do que soluções técnicas: exige mudança de comportamentos. É neste contexto que surge o Projeto JAGUAR, uma iniciativa estratégica da APRH (Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos) agora com uma plataforma digital dedicada.

O que é o JAGUAR? O nome reflete o espírito de união: Todos Juntos pela Água de modo Responsável. O projeto foca-se em territórios onde a literacia ambiental é baixa ou onde existem desigualdades no acesso a soluções sustentáveis. Alinhado com o programa europeu NoPlanetB, o JAGUAR combate o desinteresse ambiental através da educação e da justiça climática.

Os eixos centrais:

  1. Capacitação: Formação de técnicos e comunidades para uma gestão eficiente.
  2. Inclusão: Foco em grupos vulneráveis, garantindo que a transição ambiental é justa e para todos.
  3. Ação Local: Através de protocolos com municípios e entidades locais, o projeto sai do papel e chega ao terreno.

Convidamos todos os nossos associados a explorar o novo site, onde podem encontrar recursos, informações sobre as equipas envolvidas e as últimas novidades das ações de sensibilização.

Descubra tudo em: https://aprh.pt/jaguar/

 

Agenda APRH

Papel
da APRH

Data

Evento

Organizador

21 janeiro
2026

1ª Conferência do Ciclo de Conferências das Regiões Hidrográficas >> Região Hidrográfica do Douro

Organizador

26 janeiro
2026

2ª Conferência do Ciclo de Conferências das Regiões Hidrográficas >> Região Hidrográfica do Vouga, Mondego e Lis

Parceiro

14-16 outubro
2026

CONGREGA 2026


X Jornadas Art'Ambiente - Água, Arte e Ambiente: Iniciativas Circulares

26 a 31 de janeiro, na Escola Básica e Secundária da Graciosa, Açores.

Curso “EN 13508-2 | Avaliação da condição de coletores com base em inspeção visual (CCTV-2026)”

Recorda-se que ainda continuam abertas as inscrições para o curso “EN 13508-2 | Avaliação da condição de coletores com base em inspeção visual (CCTV-2026)”, a realizar-se de 4 a 6 de fevereiro de 2026, no LNEC.

Este curso constitui uma oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre a aplicação da norma EN 13508-2, reforçando competências essenciais na avaliação da condição de coletores, no apoio ao planeamento da manutenção e na definição de estratégias de reabilitação.

Para efeitos de planeamento e confirmação da realização da ação de formação, solicita-se que a inscrição seja efetuada com brevidade, independentemente do pagamento ocorrer posteriormente, no máximo até 7 de janeiro de 2026.

ICoWEFS 2026

The International Conference on Water, Energy, Food and Sustainability (ICoWEFS 2026), taking place in Portalegre (May 13-15, 2026), Portugal, aims to be a major forum to foster innovation and exchange knowledge in the water-energy-food nexus, embracing the Sustainable Development Goals (SDGs) of the United Nations, bringing together leading academics, researchers and industrial experts. The conference expects to foster networking and collaboration among participants to advance the knowledge and identify major trends in the above mentioned fields.

Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

Tempestades enchem maioria das albufeiras nacionais

Público, 5 de janeiro de 2026

Diversos boletins hidrológicos apontavam no final de 2025 para reservas hídricas em torno dos 83% em Portugal continental, mas os aquíferos subterrâneos continuam em défice.

Programa United Nations – Portugal Ocean Fellowship distinguido em prémio internacional

Ambiente magazine, 19 de dezembro de 2025

O programa United Nations – Portugal Ocean Fellowship foi distinguido na Environment Category dos 2025 SIDS Partnerships Awards. Este reconhecimento reforça o seu contributo internacional para capacitar altos funcionários de Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS, no acrónimo em inglês) e outras nações em desenvolvimento na governação sustentável do oceano e no desenvolvimento da economia azul.

Governo aprova programa Floresta Azul para Restauro de Pradarias Marinhas

Ambiente magazine, 16 de dezembro de 2025

O Governo decidiu lançar o programa Floresta Azul, dedicado ao restauro ecológico das pradarias marinhas, reconhecendo o seu elevado valor ambiental e a necessidade de responder às ameaças que colocam em risco estes ecossistemas. O programa, coordenado pelo Ministério do Ambiente e Energia em articulação com o Ministério da Agricultura e Mar, está alinhado com as prioridades nacionais de restauro da natureza e com os compromissos ambientais de Portugal.

APA apresenta Relatório do Estado do Ambiente 2025 com tendências em 10 domínios

Ambiente magazine, 19 de dezembro de 2025

O Relatório do Estado do Ambiente – REA 2025, divulgado hoje [19 dezembro 2025] pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), constitui a mais recente avaliação do estado do Ambiente em Portugal e assume um papel central na avaliação e comunicação do desempenho ambiental do país, aferindo a trajetória das diferentes políticas e medidas em matéria de ambiente face aos objetivos e metas estabelecidos. É igualmente feita uma comparação com a evolução dos demais países europeus.

A Tejo Atlântico tem novo site

A Águas do Tejo Atlântico apresenta o seu novo website, uma plataforma digital renovada que reflete a evolução da organização e a forma como comunica com os seus públicos.

Inspirado na estratégia “Inspirados pelo Futuro”, o novo site traduz uma visão mais clara, próxima e alinhada com o contributo ambiental, social e económico gerado pela Tejo Atlântico. Esta atividade assume um papel central na sustentabilidade das regiões que serve diariamente, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas.

Para além da nova imagem, esta plataforma representa uma nova abordagem à comunicação, assente em conteúdos mais acessíveis, uma navegação mais intuitiva e um maior foco no essencial: o valor que a Águas do Tejo Atlântico cria para a sociedade, para os seus parceiros e, sobretudo, para o futuro da água.

Navegue e explore o novo site www.aguasdotejoatlantico.pt

LNEC • "iDARU - Iniciativa Nacional na Implementação da nova Diretiva de Tratamento de Águas Residuais Urbanas”

A "iDARU - Iniciativa Nacional na Implementação da nova Diretiva de Tratamento de Águas Residuais Urbanas" visa apoiar as entidades gestoras de ETAR na adaptação à nova Diretiva 2024/3019 sobre tratamento de águas residuais urbanas.

Entre fevereiro de 2026 e julho de 2028, o projeto coordenado pelo LNEC oferece capacitação, apoio técnico e ferramentas de planeamento estratégico para melhorar a eficácia, eficiência e sustentabilidade dos sistemas de tratamento, incluindo controlo de nutrientes e micropoluentes, reutilização de água e valorização de recursos e neutralidade energética.​

O programa organiza‑se em três fases (Diagnosticar, Analisar e Decidir) e inclui apoio técnico individualizado, formações presenciais com certificado, workshops temáticos e reuniões plenárias promovendo a partilha de experiência entre diferentes entidades gestoras.

Contactos: csilva@lnec.pt / mjrosa@lnec.pt

LNEC • iREUSE Iniciativa Nacional em Reutilização e Uso Inteligente de Água • 2026/2027

O impacto das alterações climáticas na disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos, associado a uma procura de água crescente e mais concentrada territorialmente em resultado da urbanização e do desenvolvimento económico, torna mais urgente a evolução do ciclo urbano da água para um modelo mais integrado. A capacidade de adaptação dos sistemas urbanos de água face aos novos cenários depende, por um lado, de uma maior autonomia relativamente à precipitação atmosférica através da reutilização de água e de uma maior redundância no abastecimento de água fazendo uso de recursos hídricos locais, e, por outro lado, de uma maior adequação da qualidade da água utilizada aos requisitos dos fins a que se destina (fit-for-purpose).

Neste contexto, o LNEC promove a Iniciativa Nacional em Reutilização e Uso Inteligente de Água – a iREUSE – com o objetivo de capacitar entidades intervenientes no ciclo urbano da água na aplicação do princípio fit-for-purpose na satisfação da procura de água em usos que não requeiram potabilidade, promovendo a gestão mais sustentável da água. Designadamente, pretende-se promover: (i) a resiliência hídrica, através da diversificação da oferta de água – diferentes origens com diferente qualidade; (ii) a segurança na reutilização de água através da aplicação de um sistema robusto, mas expedito, de avaliação dos riscos para a saúde humana e o ambiente.

A iREUSE tem a duração de 18 meses, com início previsto em janeiro de 2026. Para mais informação, consulte a divulgação inicial, em baixo, e contacte rribeiro@lnec.pt ou mjrosa@lnec.pt.

Novos Associados da APRH:Faça-se sócio da APRH.

Perfil do associado na página da APRH:Se deseja ter o seu perfil publicado no site
da APRH, preencha este formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
Site: www.aprh.pt| Email: aprh@aprh.pt

Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário.

Novos Associados da APRH: Fazer-se Associado.

Perfil do associado na página da APRH: Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha este formulário.

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.