[Foto] Aníbal Santos

Aníbal Santos

Professor Associado Convidado, Universidade Católica Portuguesa

Doutorado em Economia pela UCP, onde é Professor Associado Convidado. Professor de Economia da Regulação e Concorrência no programa graduado de Economia, Regulação e Políticas de Concorrência e no Mestrado de Economia, leccionando igualmente no Instituto de Estudos Europeus da Universidade Católica Portuguesa, coordenando igualmente o PAEGEA - Programa Avançado em Economia e Gestão de Serviços de Águas. Administrador da REN - REDES ENERGÉTICAS NACIONAIS, SGPS, S.A.. É membro do Conselho Consultivo do GRUPO PORTUGAL TELECOM. Licenciado em Finanças pelo ISCEF.

Topo ↑

[Foto] António Guerreiro de Brito

António Guerreiro de Brito

Presidente da Administração de Região Hidrográfica do Norte

Doutorado em Engenharia Química e Biológica pela Universidade do Minho é actualmente Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, integrando também o grupo Bio4Environment. Desempenha, actualmente, as funções de Presidente da Administração de Região Hidrográfica do Norte I.P., é membro do Conselho Nacional da Água, foi Director Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos da Secretaria Regional do Ambiente na Região Autónoma dos Açores entre 2000 e 2002. Integra os órgãos dirigentes do Conselho Directivo da associação Engenharia para o Desenvolvimento e Assistência Humanitária e da Parceria Portuguesa para a Água. Presidente do Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros entre 2003-2009 e da Sociedade Portuguesa de Simulação Ambiental e Avaliação de Riscos desde 2007.

Topo ↑

[Foto] Aziza Akhmouch

Aziza Akhmouch

Administrator at the OECD

Aziza Akhmouch is Administrator at the Organisation for Economic Cooperation and Development. She is the author of the (forthcoming) OECD 2011 report : Water Governance in OECD countries: a Multilevel Approach. Member of the Scientific Committee of the 2011 World Water Congress and Coordinator of the “Good Governance” Group of the 2012 World Water Forum. Before joining the OECD, Aziza was a Lecturer (geopolitics, US civilization) at the University of Cergy-Pontoise (France), and an Associate Researcher (negotiation, conflict resolution) at ESSEC Business School (France). She facilitated Teambuilding, Leadership, Mediation and Negotiation Seminars at the European Commission and Ecole Nationale d’Administration (ENA, France). Aziza Akhmouch holds a PhD in Geopolitics (Institut Français de Géopolitique - Paris VIII University), a MS in International Business (Université Paris IX-Dauphine) and a BA in Foreign Languages applied to International Trade (University of Cergy-Pontoise).

Topo ↑

[Foto] Catarina Fonseca

Catarina Fonseca

Senior Programme Officer at IRC - Internacional Water and Sanitation Centre

Licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa, Mestre em Estudos de Desenvolvimento pelo Institute of Social Studies (Holanda) e a finalizar o doutoramento em Ciências da Água pela Cranfield University, Reino Unido. Senior Programme Officer at IRC – International Water and Sanitation Centre onde desempenha a função de Directora do WASHCost, financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates. Com doze anos the experiência no sector da água e no IRC, coordenou até 2008 a área de inovação temática “financiamento e recuperação de custos no sector da água” como economista senior. É autora de inúmeros livros, publicações e estudos no sector da água. De 1997-1999, trabalhou em Lisboa com a INDE-Intercooperação e Desenvolvimento nas áreas de pobreza urbana e abordagens participativas. As suas áreas temáticas de trabalho incluem: gestão comunitária e distrital de água e saneamento, mecanismos financeiros, sistemas tarifários, microfinanças, sistemas de monitorização e performance, custos de provisão de serviços de água e saneamento sustentáveis, planeamento e gestão e pesquisa aplicada envolvendo equipas multidisciplinares a nível mundial. Trabalha frequentemente em países Africanos (Moçambique, Burkina Faso, Ghana, Cabo Verde, Etiópia) e na Índia prestando consultoria a várias Fundações, Bancos de Desenvolvimento, Organizações Governamentais e Não Governamentais.

Topo ↑

[Foto] Francisco Nunes Correia

Francisco Nunes Correia

Professor Catedrático de Recursos Hídricos e Ambiente no IST

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) e doutorado em Engenharia Civil pela Colorado State University. Professor Agregado pela Universidade Técnica de Lisboa (1992), investigador Coordenador do LNEC (1994) e Professor Catedrático de Recursos Hídricos e Ambiente no IST. Entre 2005 e 2009 foi Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional do XVII Governo Constitutional. Em 2004 é nomeado Presidente do LNEC; entre 2000 e 2003 é coordenador nacional do Programa Polis; entre 1993 e 1995 é Conselheiro Técnico da Ministra do Ambiente e Recursos Naturais, responsável pelo Plano Nacional da Política de Ambiente (PNPA); entre 1986 e 1989 exerce o cargo de Director-Geral dos Recursos Naturais, do Ministério do Planeamento e Administração do Território; participou em vários projectos comunitários de investigação, com especial destaque para o Eurowater e o Water 21, de que foi coordenador europeu; é autor ou editor de 8 livros, 30 relatórios técnicos e mais de 100 artigos e comunicações.

Topo ↑

[Foto] Jaime Melo Baptista

Jaime Melo Baptista

Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos

Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, recebe então o Prémio Eng.º António de Almeida; realiza o Curso de Especialização em Engenharia Sanitária na Universidade Nova de Lisboa; inicia funções no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), tendo atingido o nível de Investigador-Coordenador. No LNEC dirige o Núcleo de Hidráulica Sanitária entre 1984 e 1989 e o Departamento de Hidráulica entre 1990 e 2000. Conduziu numerosos projectos de investigação, nomeadamente nas áreas da modelação matemática, da reabilitação, da avaliação de desempenho e da melhoria da qualidade dos sistemas de distribuição de água. É autor ou co-autor de cerca de duzentas e cinquenta publicações técnicas e científicas. Organizou mais de três dezenas de conferências técnicas e científicas, diversas das quais internacionais. Foi fundador e colaborou nas empresas de projecto e de consultoria entre 1978 e 1991. Assumiu em 2003 a presidência da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, função que desempenha até hoje.

Topo ↑

[Foto] João Howell Pato

João Howell Pato

Investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, doutorado pela mesma universidade com uma tese sobre políticas públicas da água em Portugal em perspectiva histórica. Desde 2005 é membro do Comité MAB UNESCO, tendo feito parte do grupo de trabalho UNESCO que elaborou a Estratégia Nacional da Década das Nações Unidades para o Desenvolvimento Sustentável. Desenvolve investigação sobre o tema desde 2002, em articulação com outras políticas ambientais. Em 2010 foi visiting fellow da Netherlands Environmental Assessment Agency. Docente universitário, membro da Comissão Directiva da Associação Portuguesa dos Recursos Hidricos, premiado em 2002 pela Fundação Calouste Gulbenkian (prémio de estímulo à criatividade e à qualidade na actividade de investigação) com o projecto ‘o valor público da água’.

Topo ↑

[Foto] Jorge Moreira da Silva

Jorge Moreira da Silva

Director da área de Economia das Alterações Climáticas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto, pós-graduação em Alta Direcção de Empresas pela AESE/IESE Business School. É actualmente Director da área de Economia das Alterações Climáticas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP). É igualmente Vice-Presidente do PSD. Entre 2006 e 2009, foi: Consultor do Presidente da República nas áreas da Ciência, Ambiente e Energia; Consultor do Banco Europeu de Investimento (BEI); Consultor do Presidente da Comissão Europeia para as negociações internacionais sobre o regime climático pós-2012. Entre 2003 e 2005 foi Secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior e Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território. Entre 1999 e 2003 foi Deputado ao Parlamento Europeu (relator permanente para as alterações climáticas). Nessa qualidade, foi relator, negociador e autor da Directiva de Comércio de Emissões (2003), tendo presidido às delegações do Parlamento Europeu às Conferências das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC) em Haia, Bona e Marraquexe e à Cimeira de Joanesburgo (2002). É professor visitante de distintas universidades portuguesas e internacionais e autor de diversos livros e publicações. Foi distinguido, em 2006, com a Comenda de Mérito Civil atribuída pelo Rei de Espanha, e, em 2009, com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo Presidente da República Portuguesa.

Topo ↑

[Foto] José Félix Ribeiro

José Félix Ribeiro

Ex-Director do Departamento de Planeamento e Prospectiva

Licenciado em Economia pelo ISCEF em 1971, desenvolve trabalhos na área da Economia Industrial, Análise da Estrutura Produtiva Portuguesa e da Especialização Internacional da Economia Portuguesa. Entre 1986 e 1994 foi responsável pelo Serviço de Estudos e Planeamento da JNICT. Colaborou com a Secretaria de Estado do Planeamento de 1986 a 1994, tendo participado na equipa que elaborou o documento de orientação estratégica do Plano de Desenvolvimento Regional 1994/99. Em 1995 passa a Director de Serviços do Departamento de Prospectiva e Planeamento (DPP) e, posteriormente, a Sub-director geral e responsável pela área de Prospectiva e Informação Internacional. Coordenou a equipa que elaborou a Visão Estratégica para o Plano Nacional de Desenvolvimento Económico e Social 2000-2006 (PNDES), que serviu de base à elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) para o mesmo período. Membro do Grupo de Trabalho que preparou em 2004 uma versão da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável e membro da equipa que reformulou a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável aprovada em 2006.

Topo ↑

[Foto] Luis Valadares Tavares

Luis Valadares Tavares

Professor Catedrático de Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas no IST

Licenciado em Engenharia Civil, no Instituto Superior Técnico, mestre em Investigação Operacional pela Universidade de Lancaster e Doutor em Ciências de Engenharia pela Universidade Técnica de Lisboa. Professor Catedrático de Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas no IST. Professor convidado da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa e de universidades estrangeiras, designadamente do Brasil, Estados Unidos e Reino Unido. As suas áreas de especialização passam pela Engenharia de Sistemas e Modelos de Decisão, Planeamento e Gestão, Prospectiva Tecnológica, Administração Pública, Educação e Formação Profissional e, ainda, Avaliação e Gestão de Conflitos. Desempenhou cargos públicos directivos na Administração Pública, no Centro de Sistemas Urbanos e Regionais (CESUR) do IST, no Conselho da União Europeia, em Bruxelas e na OCDE, em Paris. Entre 2003 e 2007, foi Presidente do Instituto Nacional de Administração (INA).

Topo ↑

[Foto] Luísa Schmidt

Luísa Schmidt

Investigadora Principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Socióloga no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, dedica-se actualmente a duas áreas de investigação principais: Sociologia da Comunicação e Sociologia do Ambiente, em que se doutorou. Faz parte da equipa de investigadores que criaram e montaram em 1996 o OBSERVA – Observatório Permanente de Ambiente, Sociedade e Opinião Pública, onde desenvolve vários projectos de investigação que articulam ciências sociais e ambiente. Entre as suas mais recentes publicações, destacam-se os livros: Ambiente no Ecrã – emissões e demissões no serviço público televisivo, Imprensa de Ciências Sociais, ICS, 2003; Autarquias e Desenvolvimento Sustentável – Agenda 21 Local e novas estratégias ambientais”, Ed. Fronteira do Caos, 2005; País (in)Sustentável – ambiente e qualidade de vida em Portugal, Ed. Esfera do Caos, 2007. Colunista regular do Jornal Expresso sobre questões ambientais.

Topo ↑

[Foto] Monica Scatasta

Monica Scatasta

Senior Economist in the Water and Environmental Protection Division, OECD

Monica Scatasta is a Senior Economist in the Water and Environmental Protection Division (Projects Directorate) at the European Investment Bank. She has been working on environment and development issues for 15 years. She joined OECD in 2007 to coordinate the OECD 2007-08 Horizontal Water Programme, within which she also leads the work on pricing of water services. Prior to joining the EIB in 2003, Monica spent 9 years in Washington, D.C., at the World Bank. Prior to joining the WB, Monica was a Research Analyst at the International Food Policy Research Institute, working on economic models applied to environmental issues (deforestation, inter-sectoral water allocation). In 1999-2000, she spent 1 year in Brazil as the economist working with a team of hydrologists and other experts supporting the Ministry of the Environment and National Water Agency for the creation of the Paraíba do Sul River Basin’s water resources management system. Monica holds an MA in Economics and Business Administration from the University of Bologna, an MA in International Economics and Environmental Policy from The Johns Hopkins University's School of Advanced International Studies, and an M.Sc. (ABD) in Systems Analysis from The Johns Hopkins University's Dept. of Geography and Environmental Engineering.

Topo ↑

[Foto] Paulo Canelas Castro

Paulo Canelas Castro

Professor na Faculdade de Direito da Universidade de Macau

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, pós-graduação em relações internacionais pela Universidade de Nice, coordena o mestrado em ‘European Union Law’ da Faculdade de Direito da Universidade de Macau desde 2004. Desde 2005 é ‘guest lecturer’ da East China University of Politics and Law em Shanghai. Entre 2000 e 2003 foi membro da Comissão Luso-Espanhola para implementação e desenvolvimento da Convenção de Albufeira de 1998, e entre 1993 e 1994 foi professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Hamburgo. Supervisionou mais de 30 teses de mestrado em Portugal, no Brasil e em Macau, tendo sido igualmente orador convidado em distintas universidades sobre o tema de ‘European Union Law’ e ‘International Law’ nos quatro continentes. Autor de uma grande diversidade de publicações científicas, desenvolve igualmente funções de consultoria para distintas entidades públicas e privadas.

Topo ↑

[Foto] Pedro Bettencourt

Pedro Bettencourt

Director-Geral da NEMUS

Licenciado em geologia, possui 26 anos de experiência profissional nas áreas de Planeamento, Gestão, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Entre 1984 e 1996 é quadro do Ministério do Ambiente de Portugal, especializando-se em planeamento e gestão das faixas costeiras, em particular dos problemas associados à avaliação e mitigação de impactes ambientais, assumindo as funções de Vice-Presidente do Instituto de Conservação da Natureza. Enquanto especialista em Avaliação de Impacte Ambiental foi Presidente das Comissões de Avaliação dos Processos de Avaliação de Impacte Ambiental da Nova Ponte sobre o Tejo em Lisboa, do Empreendimento Hidroeléctrico de Alqueva e do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva. Coordenou várias dezenas de processos de AIA de grandes obras públicas destacando-se diversos projectos de portos e marinas, de empreendimentos hidráulicos e de regadio em Alqueva, de empreendimentos turísticos, e de outras infra-estruturas. Desde 1997 é Gerente e Director-Geral da empresa Nemus, Gestão e Requalificação Ambiental, Lda.

Topo ↑

[Foto] Pedro Cunha e Serra

Pedro Cunha e Serra

Presidente das Águas de Portugal

Licenciado e Mestre em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa iniciou carreira na COBA (consultores de engenharia) em 1969: primeiro como engenheiro do Serviço de Hidráulica e depois como Director-Geral e Administrador. Entre 1994 e 1999 foi Presidente do Instituto da Água, tendo participado activamente nas negociações da Convenção Luso-Espanhola de Albufeira para os rios internacionais ibéricos e nos trabalhos preparatórios da directiva-quadro da União Europeia para o sector da água. Foi Presidente do Instituto Regulador de Águas e Resíduos entre 1999 e 2001, do Instituto de Estradas de Portugal e demais institutos rodoviários entre 2001 e 2002. É, desde 2005, Presidente da Águas de Portugal e de várias suas participadas. É membro da Ordem dos Engenheiros e da Academia de Engenharia.

Topo ↑

[Foto] Rui Ferreira dos Santos

Rui Ferreira dos Santos

Professor Associado, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Licenciado em Economia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa e Doutor em Engenharia do Ambiente, especialidade Sistemas Sociais - Economia do Ambiente, pela Universidade Nova de Lisboa. Professor Associado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), exercendo a sua actividade no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente. Desenvolve investigação focada no desenho e avaliação de instrumentos de política do ambiente, na regulação de mercados, na avaliação económica dos recursos ambientais, na implementação de abordagens participatórias, na formulação de políticas e na gestão de conflitos na gestão da água e na conservação da biodiversidade. Foi membro de diversas equipas de missão e consultor de diversas organizações públicas e privadas, bem como Vogal do Conselho Directivo do Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR) entre 2003 e 2006.

Topo ↑