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Volume 19, Issue 1 - March 2019

 

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Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 19, Issue 1, March 2019, Pages 43-57

DOI: 10.5894/rgci-n240
* Submission: 20 FEB 2019; Peer review: 13 MAR 2019; Revised: 20 MAY 2019; Accepted: 20 MAY 2019; Available on-line: 3 JUN 2019

Um projeto piloto de recuperação de uma praia utilizando um quebramar submerso - Ponta da Praia, Santos, Brasil

A pilot project for beach restoration using a submerged breakwater - Ponta da Praia, Santos, Brasil

Patrícia Dalsoglio Garcia1, Tiago Zenker Gireli2


1 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Email: [email protected]
2 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Email: [email protected]


RESUMO
A ocupação desordenada da costa causa grandes prejuízos ambientais, económicos e sociais. Atualmente a costa brasileira apresenta vários pontos de intensa erosão. Em especial, o processo erosivo em andamento na região da Ponta da Praia em Santos, um dos municípios mais relevantes da costa sudeste do Brasil, tem-se acentuado consideravelmente nos últimos anos. Além de perdas expressivas de extensão da faixa de areia, houve um aumento do número de ressacas fazendo com que, nestes eventos, o mar invadisse as estruturas urbanas, causando grandes prejuízos ao município. A proposição de soluções tem, historicamente, se baseado em modelação física ou numérica. Entretanto, em regiões de hidrodinâmica complexa, os modelos podem não reproduzir adequadamente os fenómenos reinantes, tornando necessária a busca por alternativas que permitam avaliar previamente os impactos das estruturas propostas. Neste sentido, a implementação e monitorização de projetos piloto constituem-se em uma alternativa viável a curto prazo. Neste artigo são apresentadas as principais premissas utilizadas no projeto piloto executado na Ponta da Praia em Santos, bem como o seu dimensionamento e as primeiras impressões após a sua implantação. A obra é constituída por um quebramar submerso de 515 m de comprimento feito em geotubos preenchidos com areia da própria praia. A obra foi implantada e os primeiros resultados mostram-se promissores.

Palavras-chave: erosão costeira; quebramar submerso; obras leves, projeto piloto.

ABSTRACT
The irregular occupation of the coast is one of the main reasons for many environmental, economic and social damages. Presently, there are several stretches of Brazilian coastline under serious erosion. The erosive process has increased over the last years at Ponta da Praia in Santos, which is one of the most important cities of Brazilian Southeast region. Besides significant losses in extension of sand beach, the frequency of storm surges has been higher resulting in structural damages in avenues, streets, sidewalks, and walls used to protect the beachfront infrastructure. Solution proposals have been made and they were based on physical or numerical modelling. Meanwhile, the models can not simulate adequately the local phenomena when the hydrodynamics of the modelled region is very complex. From this perspective, it is important to find options to previously evaluate the impacts of different building designs. Thus, the implementation and monitoring of pilot projects to be accomplished in the coastal region are a viable alternative in the short term. The most relevant points of the pilot project built at Ponta da Praia are reported in this article. Moreover, the structural design and the first impressions of the pilot project after its implementation are presented. The designed pilot project resulted in a submerged breakwater with 515 m long, which is made of geotubes filled with sand beach. This structure was implemented and the primary results are promising.

Keywords: beach erosion; submerged breakwater; soft building, pilot project .

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