Menu:

 

 

Volume 7, Issue 1 - 2007

 

Download (113KB, PDF)

 

 

  • Abstract / Resumo
  • References / Bibliografia
  • Citations / Citações

Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 7, Número 1, 2007

DOI: 10.5894/rgci2

Nota Introdutória

Introdutory Note

Com o presente número a Revista de Gestão Costeira Integrada entra numa nova fase que se pretende mais dinâmica, mais participada, mais abrangente e mais adaptada às características da sociedade actual.

Consciente de que as novas tecnologias estão a revolucionar todas as actividades, exigindo constante esforço adaptativo, a Revista de Gestão Costeira Integrada passa a ser publicada na forma de e-journal, isto é, passa a estar integralmente disponível na web, assim ampliando enormemente o número de leitores potenciais e, simultaneamente, reduzindo drasticamente o tempo de publicação e os custos inerentes.

O público alvo da Revista de Gestão Costeira Integrada é a população dos países que adoptaram o português como língua oficial (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste), e que no conjunto abrangem mais de 210 milhões de habitantes, com especial ênfase nos produtores de informação técnico-científica sobra as zonas costeiras e potenciais utilizadores da mesma. A estes se juntam os muitos milhões dispersos por todo o mundo que, embora não vivam nos países aludidos,
falam (ou entendem) o português, muitos dos quais estão, directa ou indirectamente, envolvidos na gestão da zona costeira. O novo formato electrónico da revista permite-lhes maior e mais fácil acesso aos conteúdos.

Muito do que se faz nos países referidos (que no conjunto constituem a CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) tem importância relevante para os interessados na gestão costeira em todo o mundo.
Como o português poderia constituir uma língua limitativa para muitos desses potenciais interessados, e atendendo a que, actualmente, a língua técnico-científica internacional é o inglês, os artigos publicados na
Revista de Gestão Costeira Integrada passam a apresentar o título, o resumo (expandido) e as legendas também em inglês. É o suficiente, em nosso entender, para que a esmagadora maioria da comunidade
interessada na gestão costeira, em todo o mundo, possa perceber, pelo menos nas linhas gerais, o conteúdo de um artigo. Através do contacto electrónico do autor os interessados poderão solicitar mais informações
sobre o artigo publicado.

O presente número da Revista de Gestão Costeira Integrada é um número de transição. Nem todos os artigos obedecem às novas normas editoriais, designadamente no que se refere ao título, ao resumo e às legendas bilingues (português e inglês). Não foram, também, sujeitos a avaliação pela comissão científica da revista.
Entre atrasar a publicação deste número, submetendo os artigos a avaliação e cuidada revisão editorial, e publicar os artigos com as deficiências aludidas, optámos por esta última alternativa. Pedimos desculpa aos leitores se não foi a melhor opção.

Os artigos dos próximos números serão sujeitos a avaliação científica por elementos da Comissão Científica (constituída por elementos com significativa projecção científica internacional) e só serão publicados após cuidada revisão editorial.

Os Editores
J. Alveirinho Dias, Marcus Polette e J. Antunes do Carmo
e-mail adresses: [email protected] (J.A.Dias), [email protected] (M. Polette), [email protected] (J.A. Carmo)

 

 

 

em construção