Volume 12, Issue 3 - September 2012
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Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 12, Número 3, Setembro 2012, Páginas 291-312
DOI: 10.5894/rgci322
* Submission: March 11, 2011; Evaluation: May 24, 2011; Reception of
revised manuscript: August 12, 2011; Accepted: September 16, 2011;
Available on-line: July 27, 2011
Metodologia de
avaliação do risco associado ao galgamento de estruturas marítimas.
Aplicação ao porto e à baía da Praia da Vitória, Açores, Portugal *
Risk
assessment methodology for the overtopping of maritime structures.
application to the port and bay of Praia da Vitória, Azores, Portugal
Diogo Ruben Neves @, 1, João Alfredo Santos 2, Maria Teresa Reis 1, Conceição Juana Fortes 1, Anabela Simões 3, Eduardo Brito Azevedo 4, Maria da Conceição Rodrigues 5
@ - Corresponding author
1 - LNEC, Av. do Brasil, 101, 1700-066 Lisboa, Portugal. e-mails: dneves@lnec.pt, treis@lnec.pt, jfortes@lnec.pt
2 - ISEL, R. Conselheiro Emídio Navarro, 1, 1959-007 Lisboa, Portugal. jasantos@dec.isel.ipl.pt
3 - Universidade dos Açores, LAMTEC, 9700-416 Praia da Vitória, Portugal, anabela@uac.pt
4 - Universidade dos Açores, Terra Chã, 9701-851 Angra do Heroísmo, Portugal, edubrito@uac.pt
5 - Administração dos Portos da Terceira e Graciosa S.A., Zona
Portuária, Cabo da Praia, 9760-571 Praia da Vitória, Portugal. mcrodrigues@aptg.pt
RESUMO
Neste trabalho, descreve-se a metodologia desenvolvida para a avaliação
do risco associado à ocorrência de galgamentos de estruturas portuárias
e costeiras que foi implementada no sistema integrado de apoio à
decisão na gestão portuária e costeira, GUIOMAR.
Componente básica desta metodologia é a caracterização da agitação
marítima incidente no trecho da estrutura em estudo e a estimação dos
valores correspondentes do caudal médio galgado por unidade de
comprimento do coroamento daquela estrutura. A determinação da agitação
marítima é efetuada recorrendo a uma metodologia de acoplamento de
modelos numéricos de propagação de ondas, com base em dados de agitação
marítima provenientes de bóias ou de modelos regionais de previsão da
agitação. O cálculo dos galgamentos é efetuado com recurso a uma
ferramenta baseada na análise de redes neuronais.
A avaliação simplificada do risco dos galgamentos aqui apresentada
resulta da combinação dos valores da probabilidade e das consequências
associados à ocorrência de caudais médios galgados que ultrapassam um
determinado limiar de caudal galgado. Embora a definição deste limiar
dependa das consequências dos galgamentos para a zona em estudo,
considera-se apenas um valor para as consequências da ultrapassagem do
limiar fixado, sem refletir a expectável variação dos prejuízos com o
valor do caudal galgado. A probabilidade de excedência do limiar é
determinada calculando o quociente entre o número de estados de
agitação marítima incidentes na estrutura em que tal ultrapassagem
ocorreu pelo número total de estados de agitação marítima incidentes na
zona em estudo.
Uma vez obtido o valor do risco é possível representar graficamente o
grau de risco e o grau de aceitabilidade desse mesmo risco em cada zona
e estrutura estudada. Esta informação é crucial do ponto de vista de
planeamento a longo prazo de intervenções em zonas portuárias ou
costeiras .
Testou-se a metodologia com três trechos distintos de estruturas de
proteção costeira ou portuária existentes na baía da Praia da Vitória,
Ilha Terceira, Açores, onde se localiza o porto da Praia da Vitória. Os
trechos estudados são: a secção do molhe sul do porto que protege
diretamente o cais 12, um trecho da proteção marginal da baía
diretamente em frente à entrada da baía da Praia da Vitória e o trecho
corresponde ao perfil corrente do enraizamento do esporão existente na
mesma zona. Em qualquer dos trechos estudados, avaliou-se o risco
associado ao galgamento provocado pela agitação marítima incidente,
sendo esta caraterizada pelas previsões correspondentes aos anos de
2009 e de 2010.
Verificou-se que a metodologia aqui apresentada é simples e eficaz e
que pode ser facilmente estendida a outros tipos de risco (navegação,
inundação, etc.). Mais ainda, a metodologia agora implementada no
sistema GUIOMAR constitui mais um passo e um contributo valioso no
sentido de o tornar um sistema mais robusto e eficaz de apoio à gestão
portuária e costeira.
Palavras-chave: Avaliação de risco, GUIOMAR, Propagação de ondas, Modelos neuronais.
ABSTRACT
The
present work describes the methodology developed to assess the
overtopping risk of port and coastal structures that was implemented on
GUIOMAR, an integrated decision support system for port and coastal
management, developed by the National Laboratory for Civil Engineering
(LNEC), Portugal, whose focus is to prevent and support the management
of emergency situations and the long-term planning of interventions in
the study area.
The incident wave climate and the corresponding
mean overtopping discharges per unit length of the crest of the studied
structure are the basis of the above referred methodology.
The sea state determination is performed by coupling numerical wave
propagation models using input wave data from wave-buoys or regional
forecast wave models. The overtopping calculation is carried out with
the NN_OVERTOPPING2 tool, which is based on neural network modelling.
This tool was developed as part of the European project CLASH to
predict Froude-scaled mean wave overtopping discharges, q, and the
associated confidence intervals for a wide range of coastal structure
types (such as dikes, rubble mound breakwaters, and caisson
structures). In addition, prototype mean overtopping estimations,
allowing for scale and model effects, are provided.
The presented overtopping risk assessment methodology is based on four
major steps: (i) the determination of wave overtopping over the studied
structure considering the incident sea waves in the period between 2009
and 2010; (ii) the determination of the probability of overtopping
exceeding pre-determined thresholds and corresponding probability
levels; (iii) the establishment of the levels of consequences
associated to the occurrence of overtopping that exceeds those
thresholds; (iv) the combination of the above steps to assess
overtopping risk levels.
Once obtained the risk level, it is possible to plot it on a map, as
well as the acceptability level of that risk in each studied zone or
structure. This information is crucial for the management of long-term
interventions on port and coastal areas.
The methodology was tested for three different structure cross-sections
of the port and bay of Praia da Vitória, at Terceira Island, Azores:
the cross-section of the south breakwater that directly protects the
dock 12 of the port, the cross-section of the seawall directly in front
of the entrance of the bay of Praia da Vitória and the cross-section of
the root of an existing groyne in the same area. In all studied
sections, the risk of overtopping caused by the incident sea waves was
characterized for the two-year period between 2009 and 2010.
The presented methodology proved to be simple and effective enabling
the easy extension to other types of risk (navigation, floods).
Moreover, the methodology implemented on the GUIOMAR system is a step
forward and a valuable contribution to make a more robust and effective
support to the port and coastal management.
Keywords: Risk Assessment, GUIOMAR, Wave propagation, Neural network models.
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