Volume 12, Issue 3 - September 2012
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Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 12, Número 3, Setembro 2012, Páginas 357-372
DOI: 10.5894/rgci335
* Submission: May 22, 2012; Evaluation: June 23, 2012; Reception of
revised manuscript: September 6, 2012; Accepted: September 15, 2012;
Available on-line: September 18, 2012
Gestão costeira integrada: análise da compatibilidade entre os instrumentos de uma política pública para o desenvolvimento da maricultura e um plano de gerenciamento costeiro no Brasil *
Integrated
coastal zone management: a compatibility review between a public policy
for the mariculture development and a coastal zone management plan in
Brazil
Luiz Fernando de Novaes Vianna @, 1, Jarbas Bonetti 2, Marcus Polette 3
@ - Corresponding author: vianna@epagri.sc.gov.br
1 - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
(Epagri). Rodovia Admar Gonzaga, 1.347, Itacorubi, Caixa Postal 502,
CEP: 88034-901, Florianópolis, SC, Brasi
2 - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Universitário Reitor
João David Ferreira Lima, Trindade – Florianópolis, Santa Catarina,
Brasil, CEP: 88040-970
3 - Universidade do Vale do Itajaí - Rua Uruguai, 458, Centro, Itajaí, Santa Catarina, Brasil, CEP: 88302-202
RESUMO
Em 2005 o Brasil lançou o Programa Nacional de Desenvolvimento da
Maricultura em Águas da União através da Secretaria Especial de
Aquicultura e Pesca (Seap), hoje Ministério da Pesca e Aquicultura
(MPA), com o objetivo de ordenar a atividade e promover sua expansão.
Foi a primeira iniciativa no País visando implementar uma política
pública direcionada especificamente para o setor aquícola. O estado de
Santa Catarina, pioneiro na adoção do programa, necessitou enquadrar-se
nas diretrizes impostas pela legislação vigente para elaborar e
implantar os Planos Locais de Desenvolvimento da Maricultura (PLDM),
principal instrumento do programa. Para isso, foi necessário
compatibilizar os PLDMs com o Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro
de Santa Catarina (Gerco-SC). Isso foi feito por meio dos instrumentos
Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro (ZEEC) e Plano de Gestão da
Zona Costeira (PGZC). O PLDM é um instrumento de planejamento
participativo para auxiliar na delimitação dos parques aquícolas em
águas de domínio da União. O ZEEC, por seu turno, é um instrumento de
ordenamento territorial, monitoramento, licenciamento e fiscalização
que opera em consonância com as diretrizes da Política Nacional de
Gerenciamento Costeiro. Também deve ser elaborado de forma
participativa e estabelecer diretrizes quanto aos usos proibidos,
permitidos ou estimulados na zona costeira. Já o PGZC apresenta
propostas de ação com metas bem definidas, atores responsáveis e
envolvidos na execução, área de atuação, prazos, custo aproximado e
fontes potenciais de recursos. Visa ordenar as diferentes atividades e
usos do território costeiro e marinho, promover o desenvolvimento
socioeconômico sustentável e garantir a conservação dos recursos
naturais. Neste artigo foi feita uma análise da evolução histórica da
implementação dessas duas políticas públicas no estado de Santa
Catarina, Brasil, através dos seus instrumentos. O objetivo foi avaliar
a compatibilidade entre as políticas de ordenamento da maricultura e o
gerenciamento costeiro através da adoção dos instrumentos PLDM, ZEEC e
PGZC. Constatou-se que são instrumentos tecnicamente eficientes, mas
que na prática vêm sendo implementados de forma burocrática e pouco
integrada, porque o Estado ainda não possui estrutura compatível com as
necessidades logísticas, técnicas e metodológicas para conduzir
integralmente o processo. Em relação à maricultura, o processo
participativo do zoneamento dos parques aquícolas nos PLDMs mostrou-se
eficiente setorialmente, fortalecendo as associações de maricultores e
o setor de pesquisa e extensão rural de Santa Catarina no processo
decisório. Já o processo participativo do GERCO-SC, por ser
multissetorial e mais complexo, precisa evoluir, pois mantém o aspecto
político-institucional e tecnocrático de gestão. Como produto efetivo,
o Estado conta hoje com o ZEEC e o PGZC constituídos de direito, e os
PLDMs de fato e de direito. Isso significa que, apesar de os
instrumentos do GERCO-SC existirem legalmente, sua implementação está
comprometida pela necessidade de solucionar conflitos vindos desde sua
origem. Enquanto isso, os PLDMs já são efetivos, através de delimitação
dos parques aquícolas no mar, ordenamento e licitação das áreas
aquícolas individuais de produção, elaboração de uma base de dados
georreferenciados, desenho de um plano de monitoramento e sistema de
gestão. Dessa forma, os PLDMs devem orientar o setor aquícola na
avaliação do potencial da zona costeira para a atividade e auxiliar no
planejamento e na escolha de áreas por intermédio de propostas de
setorização de parques e áreas aquícolas. Todavia, devem igualmente
estar enquadrados nos instrumentos ZEEC e PGZC do Gerco-SC, com
revisões técnicas e institucionais baseadas em processo participativo e
integrado, em conformidade com a legislação e seguindo as tendências
democráticas de gestão costeira integrada.
Palavras-chave: Planos Locais de Desenvolvimento da Maricultura; PLDM; Zoneamento Marinho; Instrumentos de Gestão Costeira.
ABSTRACT
In
2005 Brazil released the National Program for the Development of Marine
Aquaculture in Union Waters through the Special Secretariat of
Aquaculture and Fisheries (Seap), now Ministry of Fisheries and
Aquaculture (MPA). Its aim was to order the activity and promote its
expansion. It was the first initiative in the country seeking the
implementation of a public policy specifically directed to the
aquaculture sector. The state of Santa Catarina, a pioneer in the
adoption of the program, needed to fit into the guidelines imposed by
legislation in order to develop and implement the Local Plans for the
Development of Marine Aquaculture (PLDM), its most important
instrument. This required PLDM to be compatible with the State Coastal
Management Plan of Santa Catarina (Gerco-SC), through the instruments
Coastal Ecological and Economic Zoning (ZEEC) and Plan of Coastal Zone
Management (PGZC). The PLDM is a participatory planning tool to aid in
the delineation of aquaculture parks in waters belonging to Brazil.
The ZEEC, in turn, is a tool for planning, monitoring, licensing, and
supervision that operates in accordance with the guidelines of the
National Coastal Management Policy. It should also be elaborated in a
participatory process and establish guidelines to determine prohibited,
permitted or encouraged uses in the coastal zone. Finally, the PGZC
presents proposals for actions with clearly defined goals, key actors
and others involved in the execution, area of intervention, agenda,
approximate cost and potential sources of resources. It aims to order
the different activities and uses of coastal and marine territories,
promote the sustainable socioeconomic development and ensure the
conservation of natural resources. In this paper an analysis of the
historical evolution of the implementation of these two policies in
Santa Catarina was carried out considering their instruments. The
objective was to evaluate the compatibility between the planning
policies for marine aquaculture and coastal management in Santa
Catarina through the implementation of the instruments PLDM, ZEEC and
PGZC. It was found that these instruments are technically efficient,
but in practice they have been implemented in a bureaucratic and
insufficient integrated way because the state does not have a structure
compatible with the logistical, technical or methodological needs to
totally conduct the process. In relation to marine aquaculture, the
participatory process of zoning the aquaculture parks in PLDM proved to
be efficient by sector, strengthening the associations of shell
fishermen and research and extension sectors of Santa Catarina in the
decision practice. On the other hand, the multi-sectoral participatory
process of Gerco-SC is still incipient and maintains a political,
institutional and technocratic nature in the management efforts. As an
effective product, the state now has the ZEEC and PGZC established by
law and the PLDM constituted in fact. This means that the instruments
were developed in Gerco but lack implementation, while PLDM’s are
already effective through the delimitation of the offshore aquaculture
parks, planning and procurement of individual aquaculture production
areas, development of a georeferenced database, and design of a
monitoring plan and management system. The PLDM should guide the
aquaculture industry in assessing the potential of the coastal zone for
the activity and assist in planning and selecting aquaculture areas.
However, it must also be associated to the Gerco-SC’s ZEEC and PGZC
instruments through a participatory and integrated process in
accordance with the law and following the democratic tendencies of
integrated coastal management.
Keywords: Local Plans for Development of Mariculture; PLDM; Marine Zoning; Instruments of Coastal Zone Management.
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