Volume 13, Issue 2 - June 2013
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Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 13, Número 2, Junho 2013, Páginas 181-192
DOI: 10.5894/rgci399
* Submission: 5 March 2013; Evaluation: 13 April 2013; Reception of
revised manuscript: 31 May 2013; Accepted: 17 June 2013; Available
on-line: 20 June 2013
Metodologia de Ensino de Educação Ambiental em Escola Situada na Área Costeira da Baía de Guanabara*
A Teaching Methodology for Environmental Education at a School on the
Shoreline of the Bay of Guanabara
Catia Antonia da Silva @, 1, Felippe Andrade Rainha 2
@ - Corresponding author
1 - Universidade do Estado do Rio Janeiro - Faculdade de Formação de
Professores, Departamento de Geografia. Programa de Pós-Graduação em
Geografia. Programa de Pós-Graduação em História Social. Núcleo de
Pesquisa Urbano, Território e Mudanças Contemporâneas. Rua Dr.
Francisco Portela, 1470 – Patronato, CEP 24435-005, São Gonçalo, Rio de
Janeiro, Brasil.
e-mail: catia.antonia@gmail.com
2 - Universidade do Estado do Rio Janeiro - Faculdade de Formação de
Professores, Departamento de Geografia. Programa de Pós-Graduação em
Geografia. Núcleo de Pesquisa Urbano, Território e Mudanças
Contemporâneas. Rua Dr. Francisco Portela, 1470 – Patronato, CEP
24435-005, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil. e-mail: felippe.rainha@gmail.com
RESUMO
Este artigo visa contribuir para o debate acerca do papel da educação
ambiental ministrada em ambientes costeiros, e para tanto analisa as
atividades pedagógicas realizadas numa escola pública do município de
São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Apresenta-se a
metodologia que se aplicou ao ensino de educação socioambiental no
projeto Cartografia da Ação e a Juventude em São Gonçalo, projeto esse
que, metodologicamente atrelado à cartografia da ação, pôs dois campos
científicos (a Geografia e a Sociologia) a interagirem com o fazer
pedagógico (beneficiado pelos avanços a que o encaminharam as notáveis
contribuições de Paulo Freire). É necessário problematizar a educação
ambiental, inserindo este debate na análise dos aspectos sociais das
questões de que ela trata, ou seja, na análise das formas de exclusão
social presentes nas relações entre a sociedade e a natureza. Cumpre
também que se discutam os causadores da poluição, e se envidem esforços
para construir percepções e sensibilidades não somente quanto à
educação das novas gerações, mas ainda quanto às formas que a poluição
assume e aos efeitos territoriais que exerce sobre o cotidiano dos
moradores, especialmente nas áreas metropolitanas com acirrada
competição pelo uso do solo. Buscou-se, com esta metodologia de ensino,
aplicada à escola básica, alterar hábitos, construir percepções e
estimular o trabalho coletivo. Um dos resultados do trabalho pedagógico
foi que este promoveu a interação entre os saberes dos alunos, os da
ciência e os dos pescadores artesanais, concorrendo para revelar
problemas, atores e soluções. Outro resultado consistiu em os
exercícios de educação socioambiental reforçarem a autoestima dos
alunos, notadamente dos muitos que, aparentados com pescadores, viram
quanto o trabalho desses parentes seus releva não só para o sustento de
famílias, como ainda para a identidade cultural do lugar. Por fim, as
atividades pedagógicas também frutificaram pelo trabalho, sugerido aos
alunos, de pesquisar, entrevistar e escrever acerca do espaço onde
vivem, movendo-os tudo isto a gerar representações em que traziam à
tona e exercitavam a sua identidade cultural e os vínculos sociais que
eles têm com o seu espaço vivido e concebido: a cidade de São Gonçalo e
a Baía de Guanabara.
Palavras chave: Educação; Cartografia da Ação; Modernização; Poluição; Pesca Artesanal.
ABSTRACT
With the aim of contributing to the debate on how important it is to
make sense of the environmental education which is delivered in coastal
areas, this article examines the activities conducted at a public
school in the city of São Gonçalo, in the Rio de Janeiro Metropolitan
Region. The methodology for teaching social-environmental education is
presented such as applied by a research project entitled ‘Action
Cartography and São Gonçalo Youth’, which, methodologically related to
action cartography, puts two scientific disciplines (Geography and
Sociology) in interaction with pedagogical practice (as favoured by the
advancements that Paulo Freire’s notable contributions have led to).
Environmental education needs to be problematised by bringing this
debate into the analysis of social aspects of the issues which the
discipline approaches, that is, into the analysis of the forms of
social exclusion in the relationships between society and nature. There
is also a need to discuss the causers of pollution, as well as
endeavouring to help to build perceptions and sensitivities as to how
new generations should be educated, the different forms that pollution
assumes and the territorial consequences that it has on the everyday
lives of residents, especially in metropolitan areas undergoing high
land-use pressures. The teaching methodology which was applied to
primary school sought to change habits, build perceptions, and
encourage collective work. One of the results of the pedagogic
activities was that they brought about an interaction between such
types of knowledge as pupils, science and fishers bear, and that this
helped to reveal problems, agents and solutions. Another result was the
fact that the exercises in socio-environmental education reinforced the
self-steam of pupils, especially of the many who, being related to
artisanal fishers, saw how important the work of those relatives of
theirs is not only for the maintenance of families but also for local
cultural identity. Lastly, the pedagogic work proved fruitful also in
activities, proposed to pupils, of making researches, interviews and
texts about the space that they live in, all this causing them to
produce representations in which they brought out and exercised their
cultural identity and the social links that they have with their lived
and conceived space: the city of São Gonçalo and the Bay of Guanabara.
Keywords: Education; Action Cartography; Modernization; Pollution; Artisanal Fisheries.
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