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Volume 41, Nº 1 - março 2020

 

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Revista Recursos Hídricos

DOI:10.5894/rh41n1-cti3
Este artigo é parte integrante da Revista Recursos Hídricos, Vol. 41, Nº 1, 29-40, março de 2020.

Ensaios de agitação no porto de Leixões em cenário de alteração climática

Wave disturbance tests in the port of Leixões on a climate scenario

Miguel Silva1, Conceição J.E.M. Fortes2 *, Rute Lemos3, Maria da Graça Neves4, Carlos Caeiro5


* Autor correspondente. Email : [email protected]
1 Aluno da Escola Profissional de Ciências Geográficas, Lisboa, Portugal, [email protected]
2 Investigadora Principal do Laboratório Nacional de Engenharia Civil
3 Técnica Superior do Laboratório Nacional de Engenharia Civil 4 Investigadora Auxiliar com Agregação do Laboratório Nacional de Engenharia Civill
5 Técnico Superior na Escola Profissional de Ciências Geográficas


RESUMO

Para caracterizar a agitação marítima no Porto de Leixões após o prolongamento do quebra-mar exterior, sob condições de alterações climáticas foi realizado um extenso grupo de ensaios em modelo físico tridimensional de agitação, num tanque do LNEC, à escala 1:80, representando-se toda a bacia portuária e o prolongamento do quebra-mar exterior do Porto de Leixões. Foram realizados ensaios com diferentes condições de agitação incidente para o rumo W e com dois níveis de maré, que correspondem ao nível médio e a preia-mar com uma sobrelevação representativa dos efeitos das alterações climáticas e da sua influência na agitação marítima. Foi medida a agitação em 30 pontos localizados na entrada do porto e no interior da bacia portuária e analisou-se o abrigo da bacia portuária com a ampliação do quebra-mar norte e as diferenças entre o abrigo para os dois níveis de maré ensaiados. As principais conclusões dos ensaios realizados foram que os maiores valores de alturas de onda ocorreram na zona exterior e de entrada do porto, diminuindo para o seu interior. Ao longo do canal de navegação, as alturas de onda vão diminuindo e no interior do porto obtiveram-se valores da altura de onda pequenos. A subida do nível do mar, para as condições ensaiadas, não afeta significativamente a agitação no interior da bacia portuária. No entanto, no exterior e zona de entrada do porto contribui para alterações da agitação que diferem consoante o período de pico e a altura de onda significativa incidente.

Palavras-chave: Agitação, Porto de Leixões, alteração climática.

ABSTRACT

In order to characterize the sea wave characteristics in the Port of Leixões after the extension of the outer breakwater under conditions of climatic changes, an extensive group of tests was carried out in a three-dimensional physical model of agitation in a 1:80 scale. The tests were made at a LNEC's tank, reproducing the entire port basin and the extension of the outer breakwater of the Port of Leixões. Tests were carried out with different incident wave conditions coming from W and with two tide levels, corresponding to the average tide level and to the high tide level with elevation, as a climatic changes effect and its influence on the wave parameters. The wave characteristics were measured in 30 points located from the entrance of the port to the interior of the port basin. The shelter of the port basin with the expansion of the north breakwater was analyzed as well as the differences between the results for the two tide levels tested. The main conclusions of the tests were that the highest values of wave heights occurred in the outer zone and at the entrance of the port, decreasing towards the interior. Along the navigation channel, the wave heights are decreasing and inside the port small values of the wave height were obtained. Rising sea levels for the conditions tested do not significantly affect waves inside the port basin. However, outside the port and at port entry zone, such increase on the sea level contributes to differences on wave characteristics that depend on the peak period and the significant incident wave height.

Keywords: Wave agitation, Leixões Harbour, Climate change.